Há oportunidades abertas em diversos cargos para PNEs.

A empresa Ypê está com várias oportunidades de emprego abertas. Uma das vagas, que é para pessoa com deficiência física, é para o cargo de Técnico de Segurança do Trabalho. É preciso ter o curso completo na área e também as seguintes qualificações: conhecimento informática (pacote Office), normas regulamentadoras, curso técnico de análise de acidente e risco ambiental e curso técnico de avaliação e prevenção de combate a incêndios. O profissional será o responsável por fazer relatórios e inspecionar extintores, colaborar para a manutenção de programas de qualidade e segurança do trabalho, entre outras funções. Os interessados podem se candidatar para a vaga clicando neste link: https://ypecdt.elancers.net/frames/ype/frame_geral.asp.

Há também uma vaga para pessoas com deficiência para o cargo de Analista de Sistemas, onde é preciso ter nível superior completo, desejável vivência em linguagem de programação Progress e também em análise e levantamento de requisito para desenvolvimento de programa customizado. Também é necessário conhecer sobre o ambiente Microsoft e Banco de Dados SQL. O profissional será o responsável por fazer análise e programação Progress e desenvolver programas e sistemas, entre outras funções. Os interessados na oportunidade podem clicar neste link: https://ypecdt.elancers.net/frames/ype/frame_geral.asp.

Outra vaga aberta pela empresa é para o cargo de Assistente Administrativo, que também é voltado para pessoa com deficiência. O local de trabalho é para Amparo, em São Paulo. Para se candidatar o interessado deve ter ensino superior completo e também desejável experiência em rotinas administrativas e conhecimento no pacote Office. O profissional irá atuar prestando assistência aos Analistas Administrativos, receber e enviar correspondências, documentos e materiais, atender telefonemas e esclarecer dúvidas, gerenciar informações e inserir em sistema, auxiliar nos trabalhos de logística do departamento, entre outras funções. Para cadastrar o currículo e aproveitar essa chance é só clicar neste link: https://ypecdt.elancers.net/frames/ype/frame_geral.asp.

Gostou de conhecer sobre as vagas na empresa Ypê? Que tal compartilhar essas dicas de emprego com os seus amigos?

Boa sorte!

Por Babi


A Carglass, empresa que trabalha com troca e reparo de vidros automotivos, está à procura de pessoas com necessidades especiais para contratar. Essa empresa, atualmente, faz parte do mundialmente conhecido grupo Belron que é a maior empresa dedicada à troca e reparo de vidros automotivos.

Apesar da empresa não divulgar o número de vagas, elas são para atuação nas lojas em todo o Brasil ou nas centrais de distribuições. As vagas são para atuação no cargo de auxiliar operacional, sendo que as principais responsabilidades desse cargo são de auxiliar nas diversas áreas da empresa, tais como: financeiro, administrativo e operação, atendimento telefônico, controle de arquivos e planilhas e atividades de apoio administrativo.

Os benefícios ofertados pela empresa são assistência médica colaborador 100% pago pela Carglass e 70% do dependente também pago pela Carglass, assistência odontológica, vale refeição, vale transporte, convênio farmácia, cesta maternidade, premiação por tempo de casa, presente aniversariante, descontos na troca e reparo de vidros automotivos, desconto na compra de acessórios, parceria com SESC e universidades, seguro de vida, assistência funeral e bônus anual condicionado aos resultados da empresa e da área.

Então, essa é uma ótima oportunidade de emprego para você que é portador de necessidades especiais de todo o Brasil, haja vista ao número de benefícios listados acima que a empresa oferta aos seus funcionários, fato esse que consolida a seriedade da empresa e a preocupação integral com o bem estar dos seus funcionários e familiares.

Para quem não conhece a estrutura da empresa CarGlass no Brasil, que já está no Brasil a mais de 20 anos, atualmente, ela conta com 70 lojas e mais de 600 afiliados. A empresa conta com 100 veículos que são destinados à prestação de serviços móveis de atendimento aos clientes, ainda conta com mais de 1.000 colaboradores, o que garante a essa empresa uma completa infra estrutura com atendimento e serviços padronizados e auditados.

Para maiores informações e esclarecimentos, os interessados deverão entrar no portal eletrônico da empresa, que é o www.carglass.com.br.

Por Adriano Oliveira


No dia 11 de agosto de 2014 novas ofertas de emprego para pessoas com deficiência estão sendo divulgadas pelo PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), e essa proposta está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

Todas as ofertas de emprego são para os profissionais que moram no estado de São Paulo, e a maioria das vagas são para trabalhar na região central. Existem vagas para a capital de São Paulo, para as regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Vale do Paraíba.

Poderão se inscrever as pessoas que possuem mais de 18 anos e que tenham o ensino médio completo. Além dessas solicitações que já foram citadas, é preciso ter conhecimentos no pacote Office e em navegação da internet.

As propostas oferecidas são para atuar nas funções de Operador de Caixa, Repositor, Cobrador de Ônibus, Atendente, Operador de Telemarketing, Recepcionista, entre propostas do mesmo gênero.

O valor que vai ser pago de remuneração a cada um dos novos funcionários vai ser compatível com o mercado. Vai ser pago além do valor mensal todos os benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência médica, seguro de vida, participação de lucros, assistência odontológica, auxílio creche, previdência privada, entre outros.

A seleção vai ser feita através de entrevista pessoal, e caso você tenha interesse em cadastrar o seu currículo acesse o site do Ministério do Trabalho pelo link www.mte.gov.br ou faça o preenchimento dos seus dados no site do PADEF que é www.avape.org.br.

Saiba que o PADEF desde a sua fundação já inseriu mais de 13,5 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho e muitos conseguem ajudar em sua renda familiar e ainda realizam plano de carreira sólida.

Aproveite essa oportunidade e se inscreva o quanto antes.  Desde já desejamos a você boa sorte na seleção.

Por Josiane Fernandes de Jesus


A organização voltada para a capacitação de jovens e pessoas portadoras de deficiência, Instituto da Oportunidade Social (IOS), é um dos parceiros oficiais que está ajudando na realização do seminário “Mercado de Inclusão”. O projeto, que foi idealizado pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha, irá ocorrer no dia 07 de agosto, entre às 14h e 17h. O evento acontecerá na Demarest Advogados, localizado em Pinheiros, São Paulo.

O seminário tem como objetivo ser um evento abrangente, onde especialistas deverão falar a respeito de assuntos que possuam ligação com a gestão e também a capacitação de pessoas portadoras de necessidades especiais. No decorrer das explanações está previsto, por exemplo, que os palestrantes esclareçam diversas dúvidas sobre o tema.

No Brasil, atualmente, são mais 45 milhões de pessoas deficientes. Desse número, apenas 306 mil estão de forma legal empregadas. Isso representa menos que 1% do total indicado.

O IOS destaca que essa é uma grande oportunidade, uma vez que é urgente e importante que cada vez mais se promova o conhecimento em relação à gestão e a capacitação dessa parcela da população brasileira.

A participação no evento é isenta da cobrança de taxa de inscrição. Mesmo assim, é preciso que os candidatos interessados em participar se inscrevam no mesmo. Para isso, eles devem se cadastrar pelo e-mail projetos@iscba.com.br. O participante deverá informar o nome, o cargo que exerce e a empresa que está representando.

De acordo com as informações divulgadas pela organização do evento, a entrada para os pedestres será pela Avenida Pedroso de Morais, n°1.201. Para quem estiver a carro será pela Rua Coropé, n°88.

Para obter maiores informações sobre o evento e demais detalhes, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (11) 5180-2317. 

Conforme consta no cronograma do seminário dentre os assuntos a serem tratados estão os seguintes: A Realidade Brasileira (foco no Estado de São Paulo); Aspectos Legais (Lei de Cotas); Depoimento de um profissional surdo (tradução de libras) e case de sucesso sobre inclusão.

Por Denisson A. Soares


A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. Essa instituição acredita que as soluções para o desenvolvimento organizacional podem ser encontradas dentro das organizações, a partir da conexão entre a teoria e a prática. Para isso, ela pratica com as organizações o diálogo e a escuta comprometida, construindo com estas soluções educacionais integradas.

Pelo fato de possuir uma sólida articulação internacional, a Fundação Dom Cabral oferece acesso a importantes centros produtores de tecnologia e gestão, bem como a modernas correntes do pensamento empresarial. Essa fundação está com as vagas abertas para o processo seletivo que visa ao preenchimento de uma vaga de Assistente de Recursos Humanos para pessoas portadoras de necessidades especiais. O candidato aprovado irá trabalhar na cidade de Nova Lima, no estado de Minas Gerais.

Os candidatos interessados em concorrer poderão fazer suas inscrições até o dia 8 de agosto de 2014 através do portal eletrônico da fundação que é o www.fdc.org.br, quando acessar o site o interessado deverá clicar, no campo superior esquerdo, na aba “sobre a FDC”, e depois clicar no link Trabalhe Conosco.

Para esse cargo em específico é necessário que o candidato possua curso superior completo em Administração ou Ciências Contábeis, domínio do pacote Office, além de experiência em folha de pagamento e em rotinas de administração de pessoal.

Além dessa vaga em específico, a instituição também oferece, através do site citado acima, várias outras oportunidades de emprego em diversos cargos. Para portadores de necessidades especiais as outras oportunidades são as seguintes: Coordenador Executivo e Assistente Administrativo.

Os outros cargos disponíveis são para Estagiário de Centro de Informações, Bolsistas de Iniciação Científica em diversas áreas e Bolsista de Apoio Técnico. Os candidatos que se interessarem poderão ter acesso, também pelo site, de todas as vagas e dos pré-requisitos exigidos para cada cargo, para quem não tem qualificação para essas oportunidades a fundação disponibiliza um link para que os interessados deixem os seus currículos em seu banco de dados.

Por Adriano Oliveira


Dell oferece diversas vagas para Analistas em diferentes áreas na cidade de Eldorado do Sul  (RS). As oportunidades estão voltadas para as pessoas com necessidades especiais. No total, são 10 vagas com a jornada de trabalho em período integral.

O salário está em aberto pela empresa e dentre as atividades executadas os colaboradores serão responsáveis desde a área comercial, administrativa ou Tecnologia da Informação de acordo com o perfil e a especialidade que mais se encaixar.

As vagas são direcionadas para pessoas que possuem as seguintes deficiências: auditiva (diversos níveis como acima de 91 dB – Surdez Profunda Anacusia, Anacusia de 71 a 90 dB – Surdez Severa, de 71 a 90 dB – Surdez Severa de 41 a 55 dB – Surdez Moderada, de 41 a 55 dB – Surdez Moderada de 56 a 70 dB – Surdez Acentuada, de 56 a 70 dB – Surdez Acentuada), fala (mudez ou grandes alterações exemplo mudez ou grandes alterações na fala), física (membros amputados ou doenças relacionadas como amputação ou ausência de membro Tetraplegia, Membros com deformidades congênitas ou adquiridas, Membros com deformidades congênitas ou adquiridas Ostomia, Ostomia Nanismo, Nanismo Triplegia, Triplegia Moniplegia, Moniplegia Monoparesia, Monoparesia Hemiparesia, Hemiparesia Paraplegia, Paraplegia Hemiplegia, Hemiplegia) e visual (Cegueira Visão Subnormal ou Baixa Visão).

A multinacional Dell fica localizada à Avenida Industrial Belgraf, nº 400, no bairro de Medianeira. O telefone para mais informações é 51-3481-5500.   

A escolaridade exigida é o segundo grau e não há necessidade de experiência anterior. A empresa possui programas de incentivos aos funcionários e conta com ambiente adequado para deficientes físicos dispondo de rampas, corrimão e também sinalizadores que são  espalhados por diversos setores.

O salário é compatível ao mercado e a empresa oferece todos os benefícios garantidos por lei. Os candidatos com inglês intermediário serão considerados com diferencial devido à constante utilização do idioma dentro do Grupo e visitas dos executivos americanos que representam a marca.

Por Luciana Ávila


A empresa PROGEN, visando aumentar o seu time de colaboradores, abriu novas vagas de emprego para homens e mulheres residentes em Belo Horizonte. As chances são para pessoas com deficiência, interessadas em ocupar o cargo de Auxiliar Operacional/Administrativo.

Os contratados serão responsáveis por auxiliar nas rotinas administrativas da empresa, realizando serviços de atendimento, digitação, protocolo e arquivamento de documentos. Para concorrer às vagas é preciso ter idade mínima de 18 anos, possuir experiência na área, ter o nível médio concluído, possuir habilidades no pacote Office, ser organizado e ter boa comunicação.

Os selecionados terão direito a salários compatíveis com a função, além de vale-alimentação, assistência odontológico, vale-transporte e convênio médico.  Os demais benefícios e condições de trabalho serão informados posteriormente.

A empresa PROGEN é conhecida por oferecer programas de treinamentos e cursos de  capacitação técnica, além de investir constantemente na descoberta e na retenção de novos talentos. Hoje, mais de 2.200 funcionários integram a equipe da companhia nas unidades do Brasil e Argentina.

Os interessados nas vagas devem se inscrever na página eletrônica www.progen.com.br, especificamente no link Trabalhe Conosco, onde mais especificações sobre as vagas podem ser conferidas. Valle salientar que nessa mesma fonte, é possível ter acesso a um total de 80 oportunidades de emprego, para candidatos com diferentes formações e perfis.

Nota sobre a contratante: A empresa PROGEN é uma companhia brasileira atuante no ramo de projetos, engenharia, gerenciamento e também no fornecimento de pacotes EPC/EPCM. Fundada  há mais de 20 anos, a empresa em questão conta com matriz na cidade de São Paulo, além de  filiais em Vitória (ES), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG) e Neuquén, em território Argentino. Como se não bastasse, a PROGEN possui operações na Cuba, Venezuela, Ucrânia, México e Libéria. Para conhecer os endereços das unidades acesse a página www.progen.com.br/contatos.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


O Citibank, Instituição Financeira Multinacional de Grande Porte, lançou um novo processo de seleção com a oferta de vagas para profissionais de ambos os sexos. De acordo com o banco, para se inscrever é preciso ser portador de necessidades especiais.

Os contratados trabalharão em São Paulo, no departamento de  Talent Acquisition. Vale destacar que dentre as principais atribuições do cargo estão o alinhamento de perfil e a condução dos processos seletivos. As remunerações e os benefícios ainda não foram divulgados.

Para concorrer às vagas é preciso ter experiência anterior comprovada na área de Recrutamento e Seleção, possuir formação superior completa em Psicologia, Administração ou Recursos Humanos, ter disponibilidade de horários, saber trabalhar em grupo e ter pleno domínio do pacote Office.

Os interessados nas vagas de emprego devem se inscrever pela internet, através da página www.citibank.com.br, onde mais detalhes podem ser conferidos. Nessa mesma fonte é possível ter acesso a outras vagas profissionais, de trainees e também de estágio.

Cumpre ressaltar que as inscrições poderão ser realizadas até a data limite de 15 de novembro de 2013.

Lembre-se de que as vagas acima relacionadas podem ser alteradas ou preenchidas ao longo do dia, sem nenhum tipo de aviso prévio por parte da contratante.

Nota sobre a empresa contratante: O Citi é um grande banco com presença global. Trata-se de uma das instituições financeiras mais importantes do mundo e ao longo de mais de 200 anos o Citi tem oferecido serviços de credibilidade e segurança. Hoje o Citi é uma empresa de grande relevância, inclusive, para o financiamento e desenvolvimento da economia mundial. O banco em questão conta com uma  estrutura internacional de atendimento, oferece serviços e produtos personalizados, além de soluções para a preservação, expansão e gestão de patrimônios individuais e familiares. No Brasil, a sede da instituição fica localizada na Avenida Paulista, Bairro Bela Vista, em São Paulo – SP.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


O Grupo QW, consultoria multinacional localizada na capital paulista, anunciou a abertura de novas oportunidades de emprego para portadores de necessidades especiais.

As ofertas são para homens e mulheres com diferentes perfis e que sejam residentes em São Paulo. Os selecionados no certame atuarão nos cargos de Auxiliar Operacional e Assistente Administrativo. Vale salientar que os interessados nas propostas devem se candidatar até o dia 21 de dezembro de 2013.

Para concorrer às vagas é preciso ter idade superior a 18 anos, comprovar a deficiência através de laudo médico, ter domínio no Excel, saber trabalhar em grupo e possuir o ensino médio completo.

Os contratados serão responsáveis por fazer  typing (digitar tabelas em PDF e transferir para o Excel), monitorar e lançar as entradas de dados na base de pesquisa, fazer a catalogação dos materiais na Biblioteca física, arrumar a  biblioteca física, dentre outras atividades ligadas ao cargo.

De acordo com a empresa, o salário mensal será de  R$ 1.800,00 e os profissionais contarão com vale-transporte, vale-refeição, assistência médica, assistência odontológica, dentre outros benefícios complementares. As jornadas de trabalho serão cumpridas de  segunda a sexta, das  8h às 18h.

Os interessados nas vagas acima mencionadas devem se inscrever pela internet, no site grupoqw.act1.com.br, onde informações sobre essas e outras propostas podem ser encontradas.

Lembre-se de que as vagas de emprego citadas neste anúncio poderão sofrer alterações ao longo do dia, sem nenhum tipo de comunicado prévio.

O processo de seleção será composto por análise curricular, entrevistas individuais, testes específicos e avaliações online e presenciais.

* A sede da empresa fica localizada na Av. Paulista, nº 2.644, 9º andar, Centro de São Paulo – SP. Em caso de dúvidas ou informações telefone para: Tel. (11) 3318.0999. Para conhecer melhor a empresa de consultoria, acesse a página eletrônica grupoqw.act1.com.br.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


A Golden Cross, objetivando reforçar seu time de colaboradores, anunciou recentemente a abertura de um processo de seleção voltado à contratação de portadores de necessidades especiais. As chances são para candidatos de ambos os sexos e os contratados trabalharão em diferentes setores da companhia.

Segundo a contratante, as vagas são exclusivas para moradores do Rio de Janeiro e para concorrer às vagas  é necessário ter bons conhecimentos em informática, ter idade mínima de 18 anos e possuir o ensino médio completo.

A Golden Cross não exige experiência anterior comprovada, o que aumenta as chances de jovens profissionais em busca do primeiro emprego ou até mesmo, candidatos interessados em mudar de área ou encontrar uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Os salários iniciais ainda não foram informados pela Golden Cross, mas a empresa alega que os valores serão compatíveis com a função. Além da remuneração fixa mensal, a empregadora oferece aos contratados inúmeros benefícios, dentre eles: plano de saúde, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, plano de carreira e muito mais.

Os interessados nas vagas podem se inscrever pela internet, por meio do site www.goldencross.com.br.

Lembre-se de que as propostas são passíveis de mudanças.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), entidade filantrópica de Santa Catarina, abriu oportunidades de emprego disponibilizando 247 vagas destinadas a PNEs (Portadores de Necessidades Especiais).

As vagas destinam-se para exercício nos Estados São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Ceará e visam criar oportunidade para todos os níveis de escolaridade. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos de idade, para ambos os sexos.

As vagas disponíveis são para as áreas assistencial, operacional e administrativa.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente através de envio de currículo via e-mail para o endereço eletrônico: vagas.pcd@acsc.org.br, contendo no assunto a área de interesse do candidato. O prazo para inscrição é até o dia 3 de maio de 2013.

As oportunidades são exclusivamente para as cidades de São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), Teresópolis (RJ), Três Rios (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Vitória (ES), Santa Teresa (ES), Juiz de Fora (MG), Petrolina de Goiás (GO), Cáceres (MT) e Fortaleza (CE).

A Associação acredita que o processo seletivo é uma excelente oportunidade para inclusão social para os candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos pela mesma.

Por Jaime dos Santos


A Passaredo Linhas Aéreas anunciou a abertura de 10 vagas para profissionais portadores de necessidades especiais. As chances são para homens e mulheres interessadas em trabalhar na área administrativa ou comercial e que possuam Nível Médio ou Superior.

Os salários iniciais não foram mencionados pela empregadora, mas já se sabe que além da remuneração mensal, os contratados contarão com benefícios, como: plano odontológico, convênio médico,  auxílio farmácia, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, auxílio alimentação, dentre outros.

Os cargos disponíveis são os seguintes: Atendente de Central de Reservas, Analista, Auxiliar Administrativo e Agente de Aeroporto. Os aprovados trabalharão nas unidades de Ribeirão Preto – SP, Rio de Janeiro – RJ, Brasília – DF, Salvador – BA, Goiânia – GO e Cuiabá – MT. As vagas podem ser alteradas a qualquer momento, sem aviso prévio.

Os interessados deverão se inscrever pela internet, através da página eletrônica da  Passaredo,  onde as vagas estão melhor detalhadas e o endereço para o envio do currículo atualizado será disponibilizado.

Nota complementar acerca da empresa contratante:

A Passaredo Linhas Aéreas é uma companhia sediada na cidade paulista de Ribeirão Preto. A empresa em questão tem crescido a cada dia no setor e atualmente opera em 26 destinos distintos.

Por Larissa Mendes de Oliveira


O NEAD (Núcleo Estadual de Atendimento ao Deficiente) está anunciando a abertura de 254 oportunidades de trabalho, destinadas às pessoas PNEs (portadoras de necessidades especiais) que tenham disponibilidade para atuar no Rio de Janeiro.

As vagas são divididas de acordo com o nível de escolaridade do candidato e correspondem aos cargos de Agente de Serviços Gerais (10), Atendente de Lanchonete (20), Auxiliar Administrativo (15), Auxiliar de Almoxarifado (4), Auxiliar de Escritório (4), Auxiliar de Limpeza (80), Auxiliar de Linha de Produção (10), Auxiliar de Loja (40), Auxiliar de Produção (7), Caixa (13), Cobrador (10), Contínuo (1), Copeira (4), Mensageiro (4), Motorista com CNH D (10), Operador de Telemarketing (6), Promotor de Vendas (1) e Vendedor (15).

Os salários oferecidos variam de R$ 630,00 a R$ 1.203,00 e alguns cargos contam com benefícios, como: seguro de vida, assistência médica e odontológica, participação nos lucros, vale-alimentação e vale-transporte.

Interessados em participar da seleção, devem comparecer à sede do NEAD no Rio de Janeiro, localizada na Av. General Justo, nº 275, Térreo.

É preciso apresentar Carteira de Trabalho, documentação pessoal, laudo médico e número do PIS/PASEP no ato do cadastro.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (21) 2332-6753, ou através da internet, clicando aqui.

Por Anne A. Matioli Dias


Portadores de necessidades especiais interessados em se realocar ou entrar no mercado de trabalho devem ficar atentos. Há 150 oportunidades ofertadas pelo Sistema Integrado de Vagas e Currículos para Pessoas com Deficiência (SIVC) e pela empresa CB Contact Center. As vagas são para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A SIVC tem 130 postos de trabalho cadastrados envolvendo os cargos de Auxiliar de Manutenção, Divulgador, Repositor de Loja, Ajudante de Serviços Gerais, Operador de Loja, Empacotador e Ajudante de Cozinha.

A remuneração e os benefícios não foram divulgados, pois variam conforme o contratante.

Os interessados podem se inscrever por meio do site www.selursocial.org.br. A seleção será composta de análise curricular para posterior encaminhamento aos responsáveis pela oportunidade em aberto.

As outras 20 oportunidades são para a CB Contact Center, na função de Auxiliar de Monitoria. Há vagas para atuar em São Caetano do Sul, no ABC paulista, e em Bom Retiro, região central de São Paulo. Entre as exigências para essa oferta estão: ter concluído o ensino médio, possuir conhecimento em informática, bem como boa escrita e interpretação de texto.

Os interessados podem encaminhar os currículos para o e-mail curriculo@cbcontactcenter.com.br.

Por Rafaela Fusieger


Passo Fundo se destaca por ser a maior cidade do norte do Estado do Rio Grande do Sul. Com forte influência do setor agropecuário e a presença de organizações educacionais e do segmento da saúde, a região oferece diversos mercados de comércio e, consequentemente, mais oportunidades de emprego.

Sendo assim, o SINE (Sistema Nacional de Emprego) do município está anunciando cerca de 206 vagas de trabalho, destinadas a candidatos com níveis de escolaridade diferenciados, dispostos a atuar e contribuir com o progresso das empresas da região.

Para concorrer, é preciso que o interessado compareça ao SINE em questão, levando a documentação pessoal e a Carteira de Trabalho para a realização de um cadastro.

Os principais cargos disponíveis são de Abatedor, Açougueiro, Ajudante de Açougueiro, Agente de Portaria, Ajudante de Estruturas Metálicas, Auxiliar de Padeiro, Assistente de Vendas em Supermercados, Atendente de Balcão, Caixa de Supermercado, Empacotador, Repositor em Supermercado, Auxiliar de Depósito e Guarda Vigia.

Há ainda algumas oportunidades reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, tais como Auxiliar Administrativo e de Escritório, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Açougue/Horista, Auxiliar de Mercearia/Horista, Empacotador/Horista, Frentista, Operador de Caixa/Horista em Mercado e Operador de Caixa em Farmácia.

É importante lembrar que o SINE de Passo Fundo fica na Avenida Brasil, nº 651, Centro.

Mais informações aqui.

Por Anne A. Matioli Dias


A Droga Raia está com um processo seletivo aberto para a contração de 300 novos funcionários, sendo estes portadores de necessidades especiais. As vagas são para os seguintes Estados:

  • Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O processo seletivo está sendo feito em parceria com a empresa de recrutamento Monster, site líder em recrutamento online que está presente em mais de 20 países.

As vagas estão sendo disponibilizadas através do Programa Especial de Inclusão de Pessoas com Deficiência, desenvolvido pela Droga Raia sob o nome de "Lado a Lado". O programa promove o empregado proporcional treinamento contínuo, plano de carreira, jornada a partir de 4 horas diárias, vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, plano odontológico, desconto farmácia, entre outros benefícios.

As vagas são para os seguintes cargos: Auxiliar de Reposição, Consultor de Beleza, Atendente, Balconista e Suporte Operacional.

Entre os requisitos os candidatos deverão preencher as seguintes exigências: ter idade acima de 18 anos, apresentar laudo médico ou então o certificado de reabilitação profissional que pode ser conseguido junto ao INSS e ter ensino fundamental já completado.

O candidato não precisa ter experiência no cargo ao qual se candidatará, sendo esta uma ótima opção para quem está em busca do primeiro emprego.

Os interessados deverão acessar o site abaixo para realizar a inscrição e obter mais informações: lwmonster.provisorio.ws.

Por Russel


A Dalkia, empresa multinacional de origem francesa e atuante no mercado de gestão de energia, utilidades e operações de infraestrutura, está com inscrições abertas para a contratação imediata de 14 profissionais portadores de necessidades especiais em São Paulo.

As oportunidades são para cargos técnicos e operacionais nas funções de recepcionista, auxiliar de limpeza B, mecânico de refrigeração e bombeiro civil.

Podem se inscrever candidatos com laudo médico comprobatório de suas deficiências adquiridas. Os candidatos aprovados vão exercer suas atividades profissionais em indústrias, prédios comerciais, bancos, shopping centers e hospitais em que a empresa opera.

Além da remuneração mensal fixa registrada em CLT, os candidatos aprovados vão receber os benefícios de seguro de vida, assistência médica e odontológica, ticket-alimentação, ticket-refeição, vale-transporte, entre outras vantagens.

Para se inscrever, basta que os candidatos enviem seus respectivos currículos para o e-mail gcoutinho@dalkia.com.br. As inscrições vão ocorrer por tempo indeterminado, até que todas as vagas sejam preenchidas.

Aproveite para conferir o site institucional da Dalkia Brasil e ficar por dentro de todas as novidades no setor de infraestrutura e energias renováveis.


O Grupo Fleury está com inscrições abertas para a contratação de 15 portadores de necessidades em São Paulo. As oportunidades são para as áreas de atendimento ao cliente nas modalidades presencial e call center. Podem se inscrever candidatos com ensino médio completo e com experiência anterior no setor de atendimento ao cliente. Os interessados que estiverem cursando o ensino superior (ou já tiverem completado) terão preferência na escolha final da seleção.

Além da remuneração, os atendentes aprovados irão receber os benefícios de auxílio-creche, assistência odontológica, plano de saúde, vale-refeição, seguro de vida, plano de previdência privada, vale-transporte, entre outras vantagens. Encaminhe o seu currículo até o dia 30 de junho de 2011 para o e-mail talentoseficientes@perfildetalentos.com.br especificando no campo “Assunto” a palavra Fleury e volte ao mercado de trabalho.

Para mais informações, ligue para a central de atendimento no (11) 3660-1950.


A NET, empresa prestadora de serviços de telefone e internet no país, está contratando 10 profissionais portadores de necessidades especiais para a região de Santo Amaro, São Paulo. As oportunidades são direcionadas para candidatos de nível médio completo e com interesse em atuar no setor de atendimento ao público. Os participantes que comprovarem experiência profissional anterior em atendimento terão preferência na escolha final da seleção.

Além do salário fixo de R$ 916,00, os candidatos selecionados irão receber benefícios como auxílio-transporte, assistência médico-odontológica, seguro de vida, vale-refeição, descontos em instituições de ensino superior, participação nos resultados da empresa, entre outras vantagens.

Garanta a sua inscrição encaminhando o seu currículo para o e-mail plura@plura.com.br ou ligue para o telefone (11) 3206-4455 e volte ao mercado de trabalho!


A multinacional francesa do setor de energia Dalkia está selecionando candidatos para preencher as 178 vagas de emprego que se encontram abertas em seu quadro de pessoal. Todas as oportunidades são reservadas para portadores de necessidades especiais.

Se encontram em oferta os cargos de: ascensorista, auxiliar de limpeza, jardineiro, mensageiro, telefonista, recepcionista, assistente administrativo, especialista em manutenção, eletricista e técnico em refrigeração.

Os quatro primeiros cargos acima exigem o ensino fundamental dos candidatos. Os demais são para os níveis médio e técnico. Não será exigida experiência.

A remuneração corresponde ao piso salarial de cada classe e a empresa ainda oferece aos contratados os seguintes benefícios: seguro de vida, assistência médica, vale refeição, auxílio funeral e convênios com farmácias, entre outros.

Todas as oportunidades são para a sede da empresa, que fica em São Paulo.

Quer concorrer a uma das vagas? Envie seu currículo para o e-mail: rh@dalkia.com.br. Para obter mais informações acesse o link 'Recursos Humanos – Trabalhe Conosco' do site oficial da Dalkia.

Por Thiago Martins


A empresa Puras está com inscrições abertas para dois programas de recrutamento, sendo eles: o Programa de Trainee e o Projeto Incluir. Ao todo são 475 vagas abertas.

O Programa de Trainee oferece 53 vagas para profissionais que concluíram cursos, de níveis técnico ou superior, nas áreas de Nutrição, Engenharia de Alimentos, Gastronomia, Administração, Economia Doméstica ou Hotelaria.

Já para o Projeto Incluir são 422 vagas, reservadas para portadores de necessidades especiais, para os cargos de: auxiliar de serviços, cozinheiro, oficial de cozinha, chefe de cozinha, analista e gerente.

Interessados em qualquer uma das vagas devem se inscrever no site oficial da empresa. Para as vagas de trainee é só clicar no banner do 'Programa de Trainee' e para as do Projeto Incluir você deve acessar o link 'Fale Conosco', no topo da página, escolher a opção 'Trabalhe Conosco' e fazer seu cadastro.

A Puras é uma empresa do setor alimentício especializada em refeições coletivas para empresas, hotéis, escolas, etc. As oportunidades são para as filiais espalhadas por 20 estados brasileiros.

Por Thiago Martins


A Itautec, empresa que atua no setor de soluções e serviços de automação para bancos, está realizando um processo seletivo com o intuito de contratar 100 novos funcionários para suas 36 unidades espalhadas pelo Brasil.

Todas as vagas, que são para as áreas administrativa e operacional da empresa e são exclusivas para portadores de necessidades especiais (PNE) e exigem que os candidatos tenham ensino médio ou superior completo, dependendo do cargo, e conhecimentos em informática.

Será oferecido aos contratados um salário de R$ 1,1 mil e os seguintes benefícios: vale refeição, assistência médica e plano de previdência privada.

Interessados em se candidatar a uma das vagas devem proceder da seguinte maneira: envie seu currículo para o e-mail: inclusao.eficiente@itautec.com. Currículos serão recebidos até que todas as vagas sejam preenchidas.

Mais informações na seção 'Trabalhe Conosco' do site oficial da Itautec (www.itautec.com).

Por Thiago Martins


As Casas Bahia, rede de lojas de varejo, está selecionando candidatos para seu Programa de Capacitação Profissional, que visa formar profissionais para que os mesmos atuem em suas lojas e escritórios. Todas as oportunidades são reservadas para portadores de necessidades especiais.

O programa oferecerá aulas de: atendimento ao cliente, desenvolvimento profissional, comunicação, administração, matemática e informática. Os cursos duram dois meses, após os quais os participantes serão incluídos no quadro de pessoal da empresa.

As aulas acontecerão no Centro de Capacitação e Reabilitação Profissional (CECREP) das Casas Bahia, que fica em São Paulo.

Interessados em participar devem fazer cadastro na seção 'Envie seu Currículo', que fica na parte de baixo do site oficial das Casas Bahia (www.casasbahia.com.br). Outra maneira de participar é enviando seu currículo pelos Correios para o Departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional da rede (Avenida Conde Francisco Matarazzo, 100 – 2° Andar – São Caetano do Sul – SP – CEP: 09520-900).

Por Thiago Martins


O Instituto Personal Service, ONG – Organização Não-Governamental especializada em recrutamento de portadores de necessidades especiais e inclusão do mesmos no mercado de trabalho, está com 12 vagas de emprego abertas.

As oportunidades são para a cidade do Rio de Janeiro e o cargo ofertado é o de Auxiliar de Eletricista, cujo salário é de R$ 950. Candidatos devem ter mais de 18 anos, curso técnico completo na área e morar na Zona Norte da capital fluminense.

Se você se encaixa no perfil desejado e pretende concorrer a uma das vagas, envie seu currículo para o e-mail: contato@institutopersonalservice.org.br ou cadastre-se diretamente no site oficial do Instituto. Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


O Grupo Fleury especializado em procedimentos de análises clínicas está com inscrições abertas para a contratação de 20 candidatos portadores de necessidades especiais interessados em atuar nos cargos de operador de teleatendimento e auxiliar e operador de atendimento. Podem se inscrever candidatos com ensino superior completo e experiência anterior comprovada na função.

Entre os benefícios subsidiados estão os de assistência médico-odontológica, vale-refeição, vale-alimentação e participação nos lucros da empresa. Envie o seu currículo entre os dias 21 e 28 de novembro de 2010 para o e-mail soe.empregabilidade@lesf.org.br e aguarde sua chamada!

Para mais informações, acesse o site do Grupo Fleury no www.fleury.com.br e informe-se!

Por: Juliana Vlastuin


A multinacional holandesa Unilever está com inscrições abertas para a contratação de candidatos portadores de necessidades especiais com interesse em atuar como promotores de venda na região de São Paulo. Podem se inscrever candidatos com ensino fundamental completo (ou em fase de conclusão) e com laudo comprobatório da deficiência adquirida.

Os candidatos aprovados atuarão diretamente nos setores de organização de estoque, controle de prazos de validade, reposição de gôndolas e verificação de embalagens.

O valor do salário não foi divulgado previamente, porém a empresa oferece benefícios como assistência médico-odontológica e vale-refeição. Inscreva-se no processo seletivo pelo site da Projeto RH no www.projetorh.com.br e garanta já a sua vaga!

Por: Juliana Vlastuin


Portadores de necessidades especiais que estão em busca de um novo emprego podem se candidatar para uma das 150 vagas oferecidas pela rede de restaurantes McDonald's. As vagas são para as unidades de São Paulo e do Grande ABC Paulista.

O cargo oferecido é o de atendente, para o qual se exige nível fundamental de escolaridade completo. Os candidatos devem ser maiores de 18 anos. Os salários serão compatíveis com o piso salarial da classe e a empresa ainda oferece diversos benefícios.

O prazo para participar da seleção vai até o próximo domingo, dia 26 de setembro de 2010 e os interessados devem se dirigir ao balcão do Projeto 'Oportunidades Especiais', que está montado no Shopping Eldorado, em São Paulo (Avenida Rebouças, 3970 – Bairro de Pinheiros). Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


Está acontecendo um recrutamento que visa preencher as 45 vagas de emprego que estão abertas atualmente na capital e região metropolitana de São Paulo. Os cargos oferecidos são de operador de telemarketing, digitador e atendente.

As vagas são reservadas para portadores de necessidades especiais. O perfil desejado é o de pessoas que tenham ensino médio completo e sejam maiores de 18 anos. Os salários variam de R$ 630 a R$ 1,1 mil, dependendo do cargo.

Para as vagas em telemarketing são necessários conhecimentos em informática e experiência prévia na função.

Interessados em concorrer a uma das vagas devem enviar seus currículos para o e-mail: cristiane.arruda@avape.org.br, para as vagas na capital capital, e evelin.cruz@avape.com.br, para as do Grande ABC Paulista.

Saiba mais no site da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), que organiza o processo.

Por Thiago Martins


Vagas para pessoas com deficiência estão abertas no hotel cinco estrelas JW Marriott Hotel, no Rio de Janeiro-RJ. Não é exigido que o candidato possua experiência anterior na área de hotelaria. São vagas para diversos cargos com início imediato.

O JW Marriott Hotel oferece treinamento, plano de carreira e benefícios, com o objetivo de proporcionar a oportunidade de formação de novos profissionais em suas unidades.

Para se candidatar o interessado deve ter ensino médio completo e laudo médico atual que comprove sua deficiência para apresentar a empresa.

As inscrições podem ser feitas através do envio de currículo para o e-mail: cintia.penido@marriott.com. O campo assunto deve ser preenchido com: "Currículo para PNE".

Por Mauro Tavares


O JW Marriott Hotel Rio de Janeiro, hotel carioca cinco estrelas está recrutando candidatos portadores de necessidades especiais para trabalhar em uma empresa de hospitalidade integrante da rede Marriott Internacional.

Requisiitos: Para se inscrever, é necessário que os candidatos tenham ensino médio completo, disponibilidade de início imediato na função e diagnóstico médico atual comprobatório da deficiência adquirida. Não é preciso ter experiência anterior na função.

Benefícios: O valor do salário não foi divulgado previamente, porém a rede oferece benefícios extras, treinamento e plano de carreira.

Envie seu currículo para o e-mail cintia.penido@marriott.com especificando no campo “Assunto: Currículo para PNE” e garanta a sua vaga na área de hotelaria!

Por Camila Porto de Camargo


A Plura Consultoria, empresa que trabalha com a capacitação, colocação e retenção de pessoal para o mercado de trabalho está com 10 vagas de trabalho para portadores de necessidades especiais. Dentre as funções a serem desempenhadas estão as de auxiliar administrativo, repositor e design.

Os valores dos salários não foram divulgados previamente. Os candidatos aprovados irão exercer suas funções nos municípios de São Paulo, São José dos Campos, Ribeirão Preto e São Caetano do Sul.

Inscreva-se no processo seletivo através do site candidatos.plura.com.br/vagas e participe. Para mais detalhes sobre a seleção, ligue para o telefone (11) 3206-4455.

Por Camila Porto de Camargo


O Sistema Nacional do Emprego do Rio Grande do Norte (SINE/RN) está com oferta de 768 vagas de emprego em aberto. A maioria é para candidatos com Ensino Fundamental e Médio e algumas para Nível Superior. Do total de vagas 41 são exclusivas para Pessoas Portadoras de Deficiência.

Tendo como objetivo atender e orientar o trabalhador, especialmente o desempregado, para que consiga um novo emprego, o pessoal do SINE faz a intermediação entre as empresas e os candidatos às vagas disponibilizadas.

Para que o interessado se cadastre e concorra às vagas de seu interesse, deve comparecer a um dos Postos de Atendimento do SINE no Estado levando consigo CTPS, RG, CPF e Comprovante de Escolaridade.

Por Lindomar Vieira


A Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência – está disponibilizando 70 vagas para portadores de deficiências nos municípios de São Paulo e Guarulhos.

As vagas são para pessoas com nível médio ou fundamental. Entre os cargos disponíveis, encontramos operador de telemarketing, atendente, auxiliar administrativo e montador de produção.

Maiores informações no JC Concursos. Para se candidatar e conhecer outras vagas, ligue para (11) 4993-9200.


A agência A Priori divulga nesta semana a abertura de vagas para o cargo de promotor de vendas na capital Curitiba e cidades da região. A oportunidade é para pessoas com deficiência. A empresa oferece remuneração mensal de R$ 819,27 e benefícios como vale refeição e transporte, plano de saúde e odontológico, previdência privada, participação nos lucros, descontos na aquisição de produtos da empresa, seguro de vida e outros.

Os candidatos deverão ter ensino fundamental completo, bom relacionamento, organização disponibilidade para trabalhar de segunda a sábado. Entre as funções que serão exercidas no cargo, o selecionado fará o abastecimento das gôndolas em supermercados, elaboração de pontos de venda extras e controle dos prazos de validade dos produtos.

Interessados devem entrar em contato com a agência responsável pelo processo seletivo através do telefone (51) 3014-6971 ou enviar currículo para o email camila@apriorirh.com.br.

Por Vivian Fiorio


O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) oferece oportunidades para portadores de deficiência que desejam atuar na região do Complexo Industrial Portuário de Suape, no litoral de Pernambuco. São 60 vagas para os cargos de soldador, mecânico, empilhador, montador e outros.

Os candidatos deverão enviar currículo no email rh.pcd@estaleiroatlanticosul.com.br ou comparecer na Agência do Trabalho da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) no dia 1º de outubro para realizar a inscrição. Como parte de um projeto de inclusão do deficiente no mercado de trabalho, a entidade luta para reconhecer o espaço desse trabalhador, que já encontra uma defasagem de mais de 15 mil postos de trabalho.

Os selecionados terão direito a uma série de benefícios extensivos à família, além de poder contar com programas internos visando o bem-estar e a segurança do profissional.

Endereço SEAD: Rua Guilherme Pinto, 133 – Recife

Por Vivian Fiorio


A Projeto RH realiza seleção de profissionais para vagas de gerentes e oportunidades para pessoas com deficiência nas em várias regiões do país.  As vagas são empresas financeiras e bancos de grande porte

A oferta para profissionais com deficiência é para o cargo de agente de venda. Os candidatos atuarão em uma instituição operadora de cartão de crédito na área de venda de cartõe, recebimento de contas e venda de seguros. A empresa exige ensino médio completo ou cursando o último ano.

Além disso, são oferecidas vagas para gerente de remuneração e de relações trabalhistas. O primeiro deve ter experiência na construção de modelos de remuneração variável e projetos bancários, além de bons conhecimentos em inglês. O segundo pede formação em direito e conhecimento em processos jurídicos trabalhistas.

Interessados devem realizar inscrição no site da empresa e escolher a vaga.


O Grupo Pão de Açúcar está disponibilizando diversas vagas para suas drogarias. São 430 oportunidades em diversos estados brasileiros das regiões sudeste, nordeste e sul, além do Distrito Federal.

A oportunidade é para farmacêuticos com registro no Conselho de Farmácia (CRF) que possuam experiência técnica em drogarias, com conhecimento do controle de medicamentos e estoques. Também estão sendo oferecidas vagas para atendentes, balconistas e operadores de caixa, com vagas especiais para pessoas com deficiência.

A empresa oferece diversos benefícios, como plano de saúde e odontológico, seguro de vida, refeição e plano de carreira. Interessados devem preencher o cadastro no site do grupo.


A Vale está recebendo candidaturas de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) em 13 funções técnicas de nível fundamental e médio (apoio administrativo, auxiliar de lubrificação, auxiliar de apoio operacional, auxiliar técnico de manutenção, mecânico, lubrificador, eletricista, ferramenteiro, operador de manutenção mecânica, operador de manutenção eletromecânica, atendente de central de relacionamento, técnico em enfermagem e técnico em segurança do trabalho), e várias outras funções de nível superior.

Há vagas para pessoas maiores de idade com deficiências de todos os tipos, sejam elas físicas, mentais ou visuais, desde que enquadradas no Decreto 3298.

Para maiores informações, acesse o site da Vale.

Para se candidatar via Internet, acesse a página da e-Hunter.

E para se candidatar presencialmente, veja aqui o endereço mais próximo de onde você mora.



O Grupo Pão de Açucar está com 800 vagas abertas para portadores de necessidades especiais para as lojas do grupo (Extra, Pão de Açucar, Sendas e CompreBem), em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia e Piauí.

Os candidatos não precisam ter experiência. As vagas são para candidatos portadores de deficiência física, auditiva, visual ou intelectual.

Para se candidatar, basta enviar currículo para diversidade@grupopaodeacucar.com.br.


Ter uma deficiência é, certamente, um drama pessoal. Seja uma deficiência que permita levar a vida sem muitas limitações, como a cegueira de um olho, ou algo mais limitante, como uma paraplegia ou paralisia cerebral, a deficiência sempre impõe um ônus ao seu portador e, normalmente, também à sua família.

Mas isso não significa que essas pessoas, ditas como “portadoras de necessidades especiais (PNE)” são incapazes. Em geral, deficientes costumam ter a maior parte de suas habilidades, mentais ou físicas, absolutamente normais. São capazes, portanto, de desempenhar atividades no mesmo nível de uma pessoa sem deficiência, sem nenhum prejuízo. É só não querer que eles desempenhem uma atividade que vá diretamente de encontro à sua deficiência.

No entanto, pessoas com deficiência podem ter problemas para entrar no mercado de trabalho, pois muitas vezes os recrutadores podem ter a impressão de que elas são menos capazes do que, de fato, o são. Para melhorar a aceitação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi criada a Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991. O artigo 93 da lei exige que um certo percentual do número de vagas de qualquer empresa seja preenchido por deficientes. Mais especificamente:

  • 2% das vagas para empresas com até 200 funcionários
  • 3% das vagas para empresas com 201 a 500 funcionários
  • 4% das vagas para empresas entre 501 e 1000 funcionários
  • 5% das vagas para as restantes

Mas no vídeo abaixo (é de 10 de dezembro de 2008, mas a situação do mercado de trabalho é, obviamente, a mesma) aparece um problema: as vagas existem mas, infelizmente, falta qualificação aos deficientes para preencher as vagas. Comentando: não que isso seja exclusivo deste grupo, pois o mesmo costuma ocorrer com pessoas sem deficiência.

Os números mostram que o mercado de trabalho para deficientes está em expansão. Mas será que existe mesmo mercado para todos os portadores de deficiência? É algo difícil de responder. A justificativa de que falta qualificação costuma ser dada para o mercado em geral. Mas sabemos que a demanda existe e, portanto, vale aqui a mesma regra para todos, deficientes ou não: é necessário buscar se aperfeiçoar e se especializar. No fim das contas, é isso que vai tornar mais fácil e mais rentável o trabalho.

Recursos adicionais

Por fim, vamos deixar aqui uma lista de sites bons, com comunidades de deficientes, para que você possa trocar ideias, acompanhar as mudanças na legislação e saber de propostas de emprego para você:

  • lerparaver.com – comunidade de deficientes visuais
  • Andef – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos
  • Adfego – Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás – há mural de empregos, informação para empresas que queiram contratar deficientes físicos, entre outros materiais importantes
  • http://www.fiemg.com.br/ead/pne/ – página para PNE do SENAI de Minas Gerais. Também tem informações legais, vagas de emprego, etc.
  • Bengala Legal

O post até acabou ficando bem comprido, mas espero que esteja bem informativo. Se alguém tiver alguma sugestão, alguma informação a acrescentar, alguma correção a fazer, por favor, comente. Obrigado!





CONTINUE NAVEGANDO: