Saiba aqui quais são as principais áreas que estão contratando profissionais temporários para o final de ano.

O fim do ano de 2017 está se aproximando. As duas datas tradicionais mais esperadas e comemoradas, Natal e Ano Novo, também são fonte de boas oportunidades de vagas temporárias em empregos. A primeira parcela do décimo terceiro salário, em geral, é paga entre outubro e novembro e as vendas em quase todos os comércios aumentam a partir desse mesmo período, por conseguinte, os recrutamentos para empregos temporários também. Os meses de setembro e outubro são considerados os melhores momentos do ano para encaminhamento de currículos às empresas.

No Brasil, hoje, são quase 15 milhões de pessoas desempregadas, o que não significa que não haja mão de obra qualificada. A reforma trabalhista prossegue sem muitos resultados significativos, portanto, toda a oportunidade de participar de entrevistas e processos seletivos visando algum cargo, mesmo que temporário, é muito importante. Pessoas com vários registros de experiência na Carteira de Trabalho certamente tem vantagem, entretanto, o público jovem, iniciante, também tem preferência, sobretudo nos departamentos de vendas. O cenário econômico ainda não é dos melhores nesse ano, porém, mesmo as empresas menos otimistas já estão se preparando para engrossar o quadro de seus colaboradores para dar conta das demandas de fim de ano. As pessoas interessadas devem manter-se atentas nos sites e, principalmente, comparecer nas agências de trabalho, por meio de agendamento ou distribuir currículos pessoalmente em todos os departamentos e comércios que conheça. Outra fonte de boas indicações de empregos temporários, em tempo de festas natalinas, são os noticiários de televisão, já que muitas lojas famosas são divulgadas pelos mesmos.

Conforme artigo publicado no site da Gazeta do Povo, o tempo urge, pois a quantidade de pessoas desempregadas aumentou nos últimos três anos, portanto, não se deve deixar para depois o que se pode fazer hoje. Segundo informou a coordenadora de seleção da empresa especializada em RH – Nossa Gestão de Pessoas e Serviços, Eliane Catalano, o momento certo é agora, porque as vagas devem ser preenchidas até dezembro. Currículos devem ser distribuídos de imediato e não a partir de novembro. Os cadastros de currículos online nos sites das empresas são um meio econômico e muito mais dinâmico de compartilhar os dados pessoais e profissionais em maior escala e em menos tempo. Toda a oportunidade deve ser bem vinda.

Os setores que mais contratam nessa época do ano são quase sempre os mesmos e os perfis exigidos também. Indústrias do setor têxtil, por exemplo, em geral são as primeiras a anunciar vagas. Os setores de alimentos e bebidas também. As ruas passam a ser mais frequentadas, pois em muitas regiões da cidade enfeites natalinos começam a adornar as ruas, assim, lojas e outros comércios estendem seus horários de expediente, como nas lanchonetes, nos cafés e estabelecimentos que promovem festas. Lojas de roupas, perfumarias, shoppings, supermercados, enfim, quase tudo permanece mais tempo à disposição dos clientes. A coordenadora da Intermediação de Mão de Obra e do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Angela Carstens, fez observações similares sobre outras oportunidades de empregos temporários registrados, tais como no setor de frigoríficos, em especial aves, afinal, a véspera de Natal é dia de Chester natalino. Muitos setores econômicos ganham destaque e, por conseguinte, prosperidade em tempo de férias de fim de ano. Agências de turismo também são uma boa fonte de oportunidades.

Outros setores que também aumentam suas vendas na região de Curitiba, por exemplo, são as livrarias e os comércios de artesanato legalizados e realizados em forma de feiras, no Largo da Ordem e na Praça Osório. Para quem trabalha como autônomo pode ser uma grande chance de vender artes por meio de consignação.

Portanto, para as pessoas que buscam novas chances no mercado de trabalho, a palavra que mais deve estar presente na mente é flexibilidade. Os interessados podem buscar mais informações pelo site da Gazeta do Povo. Neste artigo há mais links de acesso sobre franquias, avaliação profissional, dicas de como fazer render o dinheiro, entre outros.

Este foi um ano muito atípico, portanto, as pessoas que necessitam de emprego têm de estar com olho vivo, já que existe a possibilidade de as empresas trabalharem com sua capacidade mínima.

Paulo Henrique dos Santos


Visando garantir um número suficiente de funcionários para o atendimento nas vendas de fim de ano, a Fnac, varejista de produtos de cultura e informação, abriu processo de seleção para a contratação temporária de 210 colaboradores, que irão atuar nas 10 lojas da empresa presentes no Brasil.

São 82 vagas para a cidade de São Paulo; 21 para Campinas (SP); 14 em Ribeirão Preto (SP); 26 no Rio de Janeiro (RJ); 19 em Brasília (DF); 14 em Curitiba (PR); 17 em Porto Alegre (RS); e 17 em Belo Horizonte (MG).

Há vagas para os cargos de operador de caixa, consultor de vendas e assistente de logística, todas com exigência mínima de ensino médio completo. De acordo com a empresa, os candidatos devem ter afinidades com produtos relacionados à tecnologia, cultura e informação. Os salários oferecidos são compatíveis com aqueles praticados no mercado, e os contratados terão direito ainda a vale-transporte e vale-refeição, entre outros benefícios.

Outros requisitos são noções de merchandising e gestão comercial, conhecimentos em venda e experiências anteriores, para a função de consultor de venda; habilidade para cálculos, facilidade para lidar com o público e conhecimentos em caixas automatizados, para operador de caixa; e capacidade para trabalhar em equipe, experiência em logística/estoque, noções de informática e em emissão de notas fiscais, para assistente de logística.

Para participar do recrutamento, é preciso se inscrever no site www.fnac.com.br, acessando a seção “Trabalhe com a gente”. O cadastro deve ser feito até o dia 14 de novembro.

Por André Gonçalves


A Allis, empresa que atua na área de recrutamento e seleção, está à procura de 4 mil profissionais para atuarem no Rio de Janeiro nas festas de fim de ano.

As vagas são para vendedor, estoquista, fiscal de loja, operador de caixa, repositor, promotor de vendas e atendente. O salário varia de R$770 a R$950, acrescido de comissão, vale-transporte e refeição, e assistência médica.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo, boa comunicação e disponibilidade de horário. Podem participar tanto homens quanto mulheres.

Os candidatos devem cadastrar o currículo no site da Allis, www.allis.com.br, ou comparecer no endereço Rua Rodrigo Silva, 26, 20º andar, Centro, Rio de Janeiro.

Por BFF





CONTINUE NAVEGANDO: