Como se preparar para conseguir um emprego. No Brasil, a taxa de desemprego vem aumentando com certa regularidade, desde o ano de 2015. Segundo as estimativas, em 2016, a taxa deve atingir 10%. O numero mais alto atingido nos últimos anos. Somando o aumento do…

IBGE estima que são 8,6 milhões de pessoas desempregadas atualmente. Uma das principais consequências do atual cenário econômico do Brasil é justamente o crescimento da taxa de desemprego. Nesta terça-feira, 29 de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados referentes à…

Taxa de emprego recuou 0,7% em julho deste ano na indústria brasileira. Os atuais problemas econômicos têm gerado consequências graves em diversos setores de nossa economia. A indústria, por exemplo, é um dos setores que mais sofre com a crise atual. Um grande exemplo disso…

Segundo o Cofecon, o Brasil terá uma redução de empregos com carteira assinada ainda maior no 2º semestre de 2015 e irá encerrar o ano com 1 milhão de vagas a menos. De acordo com o Conselho Federal de Economia, o Cofecon, o Brasil deverá…

Com a crise econômica assolando o Brasil, os jovens da Geração Y passam pela 1ª vez por um período de desemprego ou acúmulo de tarefas. A "Geração Y" é a geração da internet, aqueles que nasceram na década de 80 e crescerão convivendo com as…

IBGE registrou uma alta no número de desempregados entre pessoas com idade de 18 a 24 anos. Índice chegou a 16,4%. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o mês de maio registrou um aumento do número de desempregados entre…

Devido à crise, mais pessoas estão procurando emprego, mas se o país não produz, não gera empregos e não há vagas para serem ocupadas. O índice de desemprego no Brasil voltou a subir e chegou a 8% no trimestre encerrado no mês de abril. De…

Taxa de desemprego subiu para 7,9% e tem maior nível em 2 anos. Somente em março a taxa de desocupação atingiu 6,2%. O primeiro trimestre não veio com uma boa notícia para os brasileiros, principalmente, em relação ao que lhes mais interessa na economia do…

Trimestre encerrado em fevereiro registrou taxa de desemprego de 7,4% no Brasil É de conhecimento geral que o país não vive um momento financeiro dos melhores, haja vista que o atual momento da economia é bastante instável. É nesse contexto, que foi informado no último…

Conheça as novas regras para solicitar o seguro As novas regras para solicitar o seguro desemprego entraram em vigor no início do ano e, até então, não agaradaram a categoria dos trabalhadores. Após as mudanças, para solicitar o benefício pela primeira vez, é necessário ter…

Índice atingiu 6,8% no primeiro mês deste ano, segundo o IBGE Segundo dados do Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a taxa de desemprego no Brasil subiu em janeiro de 2015, comparado ao mesmo mês do ano passado. De acordo o IBGE (Instituto…

Ficarei desempregado em 2015? Essa pergunta tem sido recorrente nos corredores de qualquer empresa. Em rodas de amigos e até reuniões familiares de final de semana, o temor de ficar desempregado em 2015 é grande. E os motivos tem fundamento.  Vivemos um 2014 atípico, onde…

Com o agravamento da crise econômica mundial houve uma alta significativa em relação às taxas de desemprego. No Brasil, o índice subiu de 6,1% em 2012 para 6,5% em 2013. Para 2014 a expectativa é de continuidade no aumento. Desde 2009 as taxas de desemprego…

O incômodo é o primeiro sentimento que surge quando alguém pergunta sua situação financeira ou profissional? Isso, provavelmente, deve ser por causa da palavra 'desempregado', que normalmente usamos para definir que não estamos em uma situação favorável no momento. Se isso for seu principal problema…

O nível de desemprego do mês de março fechou em 6,2%, uma alta de 0,5 ponto percentual se comparado a fevereiro. Os dados foram calculados e divulgados pelo IBGE na quinta-feira (26/04). De acordo com o Instituto, a taxa de desocupação ficou estável em março…

A chamada taxa de desocupação, que avalia o nível de desemprego no Brasil, ficou em 5,7% em fevereiro, segundo dados do IBGE de quinta-feira (22/03). O resultado foi considerado positivo pelos analistas do Instituto, já que este foi o menor índice para o mês desde…

A empresa de consultoria na área de gestão de pessoal Right Management divulgou uma pesquisa indicando que em 2011 ainda teremos um volume efervescente de contratações e um cenário promissor no setor de prospecção de talentos. O resultado desse estudo é fruto de entrevistas realizadas…

Uma notícia positiva foi o resultado divulgado pelo Governo Brasileiro sobre a taxa de desemprego de 2010, considerada a mais baixa já registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2002. A taxa foi de 6,7% em 2010, e no ano de 2009…

A crise financeira mundial ainda é sentida em muitos lugares do planeta. Enquanto algumas nações já conseguem enxergar bons caminhos, outras, inclusive desenvolvidas, tropeçam mês a mês para manter a economia nos eixos e assegurar planos futuros concretos, sem especulação. Iniciado nos Estados Unidos, o…

Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportaram queda no índice de desemprego em todo o país. Em outubro, o percentual constatado chegou a 6,2%, ante 6,1% em setembro, a menor taxa desde 2002, ano em que a série foi iniciada. Para…

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 27 de outubro, mediante avaliação realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e pela Fundação Seade, a taxa de desemprego no Brasil teve uma diminuição de 0,5% no último mês de setembro, em relação ao…

A queda do número de desempregados no Brasil reflete o poderio atual da atividade econômica em vários segmentos. De acordo com pesquisa conjetura pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o índice de desemprego passou de 12,4% em julho para 11,9% em agosto.…

A região metropolitana de Fortaleza/CE apresentou redução no índice de desemprego, registrando a menor taxa total dos últimos quatro meses. Segundo os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o mês de julho indicou taxa de 12,3% de desemprego, contra os 12,4% registrados no…

Pelas últimas estatísticas divulgadas pelos entendidos, a economia, pelo menos no Brasil, já dá alguns sinais de recuperação. Os números do comércio e da indústria começam a melhorar e as contratações estão voltando. Períodos de recuperação econômica são grandes geradores de trabalho. As empresas precisam…

Boa notícia para quem deseja trabalhar na indústria. Consultores do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) afirmam que o período de adequação à crise está passando e a previsão é de que as indústrias retomem as contratações neste semestre. Os setores de…

Em 1997, o governo de FHC tomava a polêmica decisão de privatizar o setor de telecomunicações do Brasil. Passados mais de dez anos, é possível ter uma perspectiva histórica da venda da Telebrás, analisando sobretudo a consequência dessa venda na empregabilidade do setor. Para muitos,…

O otimismo da equipe econômica de Obama com o fim da recessão ainda não chegou ao mercado de trabalho nos Estados Unidos. Só nos últimos dois meses deste ano, o setor privado americano registrou queda de 834 mil postos de trabalho – um corte muita…

Enquanto algumas empresas estão “imunes” à crise econômica mundial, outras, no entanto, estão passando por dificuldades graves. A ThyssenKrupp, por exemplo, demitiu 264 funcionários de sua unidade de Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo. As informações são de que isso foi o reflexo da…

Você foi demitido? Então você pode ter direito ao seguro-desemprego. Trata-se de um benefício que gera uma remuneração adicional de até R$ 870 para as pessoas que perderam os seus empregos. Essa “ajuda de custo” tem como objetivo fazer com que o desempregado tenha condições…

Sempre que as empresas iniciam processos de cortes de custos, é quase uma regra iniciar as demissões por aqueles cargos que são melhor remunerados. Isso corresponde, geralmente, às pessoas com maior tempo de casa, na faixa etária dos 40 anos ou mais. Anos de experiência…

A Embraer, uma das maiores fabricantes de jatos do mundo, anunciou a demissão de 4200 funcionários, e apontou que tal decisão é irreversível. A queda nas vendas (30%) impactaram os negócios da empresa, que depende basicamente da exportação de jatos – cerca de 90% das…

A Crise Econômica Mundial ocasionou demissões, e muitas delas foram de profissionais experientes. Há quem trabalhou por anos em uma mesma empresa, e agora sentem dificuldades em voltar a procurar empregos. Você está preparado para ser reintegrado ao mercado de trabalho? Qual a postura de…

Se no Brasil a crise parece estar apenas começando, lá no exterior há tempos a situação está bastante crítica. Esse é um dos motivos que está levando brasileiros que trabalham fora do Brasil, a voltarem para casa. Na Espanha, por exemplo, o índice de desemprego…




CONTINUE NAVEGANDO: