Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui




  


As relações interpessoais num ambiente de trabalho são um dos fatores determinantes para que as atividades desempenhadas, por um setor ou departamento, sejam eficientes, competentes e criativas. A relação individual entre patrão e funcionário torna-se, então, ponto crucial numa perspectiva de harmonia entre todos os envolvidos.

A reciprocidade, no sentido de dar e receber na medida certa, é uma característica do profissionalismo que mais se destaca, sendo até essencial, tanto para o empregado, na busca de manter e crescer dentro de sua área de atuação, como para o patrão, seja este o próprio empresário ou aquele que ocupa um cargo de confiança e assim, deve apresentar resultados.

A aplicabilidade desta característica determina tempo, observação, autoavaliação e predisposição para estabelecer prioridades que, em alguns momentos, significa abster-se de convicções e certezas, bem como reconhecer os próprios erros.

Por Patricia Gujev

Você muito provavelmente já deve ter convivido com pessoas com um gênio terrível no seu local de trabalho. Tolerância e paciência são palavras inexistentes para elas e tudo é motivo para discussões, brigas e mal-entendidos. Esse tipo de postura tumultua qualquer empresa, tornando o ambiente um barril de pólvora sempre prestes a explodir.

Um indivíduo destemperado é alguém que tem sérias dificuldades em lidar com frustrações. Se as coisas não acontecem como ele imagina, sua defesa é esbravejar, gritar, xingar e ofender. Mal sabe ele que isso só piora ainda mais a situação, pois ninguém está disposto a suportar essa espécie de comportamento. Ele só acaba gerando mais e mais inimizades, até que se atinja um ponto em que o trabalho em grupo e a convivência se tornem insustentáveis. Ele precisa ter a consciência de que se essa atitude não mudar, sua sobrevivência no mercado de trabalho moderno será de curto prazo.

Colaboradores brigões aí vai uma dica: reflitam sempre se vale a pena iniciar um conflito. Em 99% dos casos, vocês verão que isso é perda de tempo e que quase sempre tudo pode ser resolvido de modo pacífico e sem traumas para todos os envolvidos.

A comunicação é, sem dúvida, um item fundamental entre pessoas que trabalham juntas. O ser humano é muito sensível à maneira como as coisas são ditas. Uma palavra errada, na hora errada, pode pôr a perder a união e o relacionamento de uma equipe inteira.

Já diz um sábio ditado popular: “quem diz o que quer, ouve o que não quer”. Assim há sempre um modo cortês de se dar instruções, fazer comentários ou expor ideias. A ironia e o sarcasmo devem ser deixados de lado, pois não são todas as pessoas que possuem um nível de tolerância tão alto a ponto de levarem a mal certas colocações. Manter um patamar saudável de comunicação sempre evita interpretações errôneas.

Mantenha uma distância segura entre seu cérebro e sua língua. Pense antes de falar e não ponha a perder relacionamentos profissionais construídos na maioria das vezes com muito custo.