Para as pessoas interessadas no mercado da tecnologia, é importante saberem que não se deve apenas acreditar naqueles estudos que afirmam que é mais importante você saber a técnica do que ter comportamentos positivos. Pelo contrário, alguns especialistas defendem que as competências comportamentais são mais…

Normalmente escutamos falar em Equipes de Trabalho. Mas o que significa isso? Será que o fato de estarmos agrupados em torno de uma idéia em comum é já suficiente para que se estabeleça uma Equipe? Basta estarmos juntos e dizermos em comum que faremos isso…

Não é raro existirem nas organizações pessoas que não rendem aquilo que se espera delas em termos de produção. Na comparação com os demais colegas, elas costumam estar abaixo da média e isso é um problema que incomoda seus superiores. Mas como tratar de um…

Não é pequeno o número de pessoas que não trabalha satisfeita no ramo em que está. Muitas vezes por circunstâncias da vida, os indivíduos acabam caindo num setor que não corresponde às suas habilidades ou desejos. Mas é possível mudar, bastam coragem e esforço. São…

A carga de trabalho do cenário corporativo moderno algumas vezes obriga os indivíduos a fazerem horas extras na empresa. Se é um serviço que diz respeito apenas à própria pessoa, ela pode acabar tendo que permanecer trabalhando de forma isolada. Para isso, é preciso uma…

Em toda empresa que possua acima de um certo números de funcionários, o registro do ponto é de natureza obrigatória. E essa importante tarefa fica a cargo deles mesmos, não devendo ser negligenciada, pois isso poderá trazer prejuízos ao próprio trabalhador e à companhia também.…

Com o aumento da complexidade das atividades econômicas, as empresas passaram a exigir dos colaboradores múltiplas habilidades. É preciso saber um pouco de tudo, e estar preparado para situações inesperadas e para o improviso. O mercado de trabalho está numa fase em que ser especializado…

Todo ser humano tem necessidade de ser reconhecido pelo que faz. Quando isso não acontece ou acontece em menor proporção do que as pessoas esperam, surgem o descontentamento, a inveja (em relação aos que foram reconhecidos) e por fim os conflitos. Isso é muito comum…

Num mundo competitivo como o atual, nenhuma empresa é capaz de ser bem-sucedida se não tiver um mínimo de arrojo e ousadia. As duas características citadas, porém, devem andar de mãos dadas com um nível sensato de cautela. Ninguém inova ou consegue fazer a diferença…

Nas relações sociais, é de fundamental importância adaptar o nível de linguagem usado a cada situação.  Não se pode querer conquistar um cliente ou uma vaga de emprego, usando gírias ou o último bordão da moda na televisão. Falar de maneira adequada a cada ambiente…

Todas as organizações possuem ou, pelo menos, deveriam possuir, procedimentos internos sistematizados para a execução de atividades. Com o passar o tempo, é essencial rever esses procedimentos para adaptá-los às dificuldades encontradas em sua execução. Muito poucas coisas no mundo permanecem imutáveis. A maneira de…

É muito comum os profissionais mais experientes passarem pela experiência de treinarem os mais novos. Essa é uma tarefa árdua, que exige dedicação e principalmente muita paciência. Uma paciência tão grande que, esse tipo de missão não serve para qualquer um. Quando se orienta novos…

Muitas organizações, especialmente as maiores, tem políticas de desenvolvimento voltadas ao aperfeiçoamento contínuo de seus colaboradores. São participações no custeio de cursos de pós-graduação, atualização e de idiomas. Há também iniciativas internas, focadas em reconhecer e desenvolver talentos. Para uma empresa, não há nada melhor…

Toda empresa tem necessidade de acompanhamento daquilo que ocorre em seu dia a dia. Principalmente quando se trata de resultados, os relatórios são um instrumento muito usado para apresentá-los. Compor relatórios claros e sucintos, tornou-se, então, um item essencial para todo bom profissional. Um relatório…

Quantas pessoas você conhece que desempenham suas atividades de forma simplesmente automática? Elas simplesmente não se importam com o resultado que o trabalho delas está tendo. Dia após dia executam a mesma tarefa, muitas vezes sem saber o porquê disso. Toda atividade laborativa tem uma…

Em toda a atividade que lida diretamente com o público, a opinião dos clientes a respeito do produto ou serviço oferecido é fundamental para determinar qual a imagem que o cliente tem a respeito da empresa. Medir o grau de satisfação dos consumidores, é, então,…

Quantas vezes as pessoas tem ideias geniais no trabalho que simplesmente não são aproveitadas porque quem poderia implementá-las simplesmente não aceita que elas tenham vindo de outra fonte que não delas próprias. É preciso saber reconhecer e dar crédito ao que os outros pensam. Em…

No mundo do trabalho, a reputação de um colaborador é como se fosse seu cartão de visitas. Essa espécie de “diário” profissional conta muita coisa sobre seu modo de agir, pensar e muitas vezes é levada em conta em decisões como uma promoção a um…

Você já se deparou com um colega de trabalho que está sempre se esquivando de executar uma determinada tarefa? Toda vez que é necessário realizá-la, ele foge, finge que está fazendo outra coisa ou pede para um terceiro dar conta do recado. Saiba que essa…

Muitas vezes as pessoas se acostumam com determinados procedimentos em sua vida diária e nem pensam em mudá-los. Mas no mundo do trabalho de hoje, essa postura pode trazer perda de eficiência e competitividade. É preciso rever e melhorar com frequência a maneira de fazer…

Em toda organização acontecem incidentes dos quais ninguém gosta de se lembrar. Clientes perdidos, problemas entre funcionários, contratos não fechados. Alguns aprendem com os acontecimentos e se voltam para futuro. Já outros, insistem em ficar revivendo as experiências negativas. Prender-se a um passado que não…

Nas organizações de uma forma geral, existem maneiras padronizadas de executar cada tipo de atividade. A padronização uniformiza o tratamento que é dado as coisas e quase sempre facilita a rotina. Mas há momentos em que é preciso ter jogo de cintura para se adaptar…

Todas as organizações acabam passando mais cedo ou mais tarde por momentos turbulentos. Crises econômicas, acirramento de concorrência, realinhamento do mercado. Todos esses eventos podem trazer dificuldades para a empresa. É em momentos como esse que os indivíduos devem assumir a responsabilidade para poder mostrar…

Escrever corretamente é um dos requisitos de todo bom profissional nos dias atuais. Num país com muitas deficiências no sistema de educação, quem é bom nessa área acaba sendo muito valorizado. Redigir de forma clara e correta pode abrir muitas portas para você no trabalho.…


Em algumas organizações, é comum que certos indivíduos, para se livrarem rapidamente de algum tipo de tarefa, executem-na de maneira incompleta ou fora dos padrões. Na ânsia de terem o trabalho pronto o mais rápido possível, esquecem-se que rapidez nem sempre é sinônimo de qualidade.…

Todas as pessoas, em maior ou menor grau, tem de medo de se expor. Enfrentar uma plateia sempre é um evento que gera ansiedade. Algumas pessoas tem maior facilidade nesses momentos, outras não. Mas é preciso saber que falar em público não é um bicho…

No ambiente corporativo, a prática de avaliações de desempenho é um instrumento usado para os mais variados tipos de decisão em relação ao quadro funcional. Elas são quesitos usados na concessão de promoções, nos “temidos” momentos de cortes de funcionários e na determinação da performance…

Você prometeu entregar aquele relatório no último dia do mês, mas não conseguiu por falta de planejamento. Você garantiu que o cliente receberia a mercadoria no prazo e ela atrasou. Acho está precisando se lembrar daquele velho ditado: “Promessa é dívida!” Promessas sempre geram expectativas…



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