Programa conta com 49 vagas para estudantes de cursos técnicos do Centro Paula Souza.

Aprovada em 2000 e regulamentada em 2005, a lei do Jovem Aprendiz tem por principais objetivos promover o encontro entre o empregador e jovens estudantes, garantir a permanência desses jovens em sala de aula e permitir o acesso deles ao mercado de trabalho para que possam adquirir experiência. A lei do Aprendiz estabelece que empresas e instituições de médio e grande porte reservem de 5% a 15% dos postos de trabalho aos aprendizes.

De acordo com a lei, instituições sem fins lucrativos ficam encarregadas de elaborar o aprendizado teórico, enquanto as empresas parceiras se responsabilizam pela vivência do jovem aprendiz junto ao mercado, promovendo o aprendizado prático.

Desde que foi criado, o programa tem se expandido significativamente e o benefício é mútuo para as partes envolvidas, mas para ter validade, os jovens aprendizes precisam estar matriculados em instituições públicas, ter boa frequência e bom desempenho durante o programa.Os aprendizes recebem bolsa-auxílio compatível com a função e equivalente ao número de horas trabalhadas, além de outros benefícios.

O jovem aprendiz surge como solução imediata para os problemas de evasão escolar de jovens e adolescentes. O principal motivo da evasão é a necessidade que os jovens, em sua maioria integrantes de família de baixa-renda, têm de integrar o mercado de trabalho informal cada vez mais cedo, ocasionando o abandono às salas de aula.

Em contrapartida, jovens recém-formados no ensino médio encontram muita dificuldade em ingressar ao mercado de trabalho formal por conta da falta de experiência. O programa Jovem Aprendiz tem, portanto, se mostrado eficaz na resolução dessas e outras questões relacionadas ao aprendizado.

Programa Aprendiz Paulista

O Aprendiz Paulista é um programa direcionado aos alunos matriculados no Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Fundado pelo Governo do Estado de São Paulo, o projeto é administrado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento, em conjunto com a Secretaria do Emprego e das Relações de Trabalho. Nele, os estudantes são inseridos em vagas de trabalho em empresas conveniadas, sem que haja prejuízo das funções estudantis.

O projeto é dividido em dois módulos de aprendizagem, um teórico e outro prático, ou seja, o aprendiz deverá cumprir oito horas de atividades de segunda a sexta-feira, sendo quatro horas de atividades teóricas e quatro horas de atividade prática dentro da empresa. Durante o período de recesso escolar, os participantes cumprem carga horária de oito horas por dia na companhia.

O vínculo empregatício entre aprendiz e empresa é estabelecido por meio de contrato com registro em carteira profissional, configurando regime celetista, por tempo previamente determinado.

Esse tipo de atividade educativa está intimamente relacionada à disciplina e à formação do pensamento dos futuros cidadãos, porque os aprendizes estarão imersos em situações reais que contribuem para o fortalecimento das relações empregatícias e aquisição de noções hieráquicas.

Vagas no Programa Aprendiz Paulista

Ao todo, serão direcionadas 49 novas oportunidades pelo programa Aprendiz Paulista. Os estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos do Centro Paula Souza podem se inscrever e concorrer às vagas, desde que se enquadrem no perfil requerido pelas empresas conveniadas ao Sistema Emprega São Paulo. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter entre 14 e 24 anos de idade. O cadastro deve ser realizado no site pré-determinado, ou se preferir, podem enviar currículo para o e-mail aprendizpaulista@emprego.sp.gov.br, até o dia 31 de dezembro de 2018.

Empresas da iniciativa privada que desejam contratar jovens aprendizes também podem se cadastrar no site Emprega São Paulo, desde que estejam devidamente legalizadas, pois é necessária apresentação de CNPJ, nome do responsável pela solicitação e razão social da instituição. Estudantes e empresas não pagam nada para participar do programa.

Kátia Elaini Pereira da Silva


Programa conta com 172 oportunidades para jovens com idade entre 14 e 24 anos.

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) abriu novas vagas para o Programa Aprendiz Paulista. Ao todo, são 172 oportunidades para jovens com idade entre 14 e 24 anos. O programa, gerenciado pelo Governo do Estado de São Paulo, prevê que estas vagas sejam preenchidas rápido, devido ao atual cenário de desemprego no país.

As vagas são ofertadas por empresas privadas, mas mediadas pelo SERT. São oportunidades cadastradas no programa para que alcancem o maior número de candidatos possíveis, desde que todos estejam matriculados devidamente em cursos técnicos de ETECs, ou Centros Paula Souza.

O Programa Aprendiz Paulista tem como objetivo ampliar e facilitar as experiências no âmbito do trabalho em diversos setores das empresas, bem como também estimular parcerias e aprimorar o crescimento pessoal e profissional entre empregadores e empregados, dando ênfase no valor humano e nas relações interpessoais.

A inscrição no programa é totalmente gratuita e os candidatos terão o ingresso facilitado com incentivos à eventos sociais e motivacionais, além de treinamentos constantes para evolução profissional. Antes disso, o candidato precisa saber que a contratação não será como estagiário, e sim como aprendiz registrado em regime CLT, com contrato de trabalho efetivo e registro em carteira profissioanal.

Um jovem aprendiz exerce uma carga horária de trabalho de 8 horas por dia, normalmente de segunda a sexta-feira, e as rotinas de trabalho serão intercaladas entre aulas teóricas e aulas práticas, sendo elas 4 aulas numa instituição de ensino de cursos de formação (Centro Paula Souza, ETEC) e mais uma jornada de 4 horas em alguma empresa privada para o desenvolvimento de práticas aprendidas nas instituição de ensino.

Essas jornadas intercaladas mudarão apenas quando os jovens entrarem em férias escolares. Nesse caso, eles cumprirão cargas horárias completas nas empresas de 8 horas por dia de trabalho.

Para se inscrever no Programa Aprendiz Paulista os candidatos devem acessar o portal http://www.empregasaopaulo.sp.gov.br e iniciar o processo de inscrição online, com todos os dados pessoais requisitados para a seleção. Para isso, basta criar um login e uma senha pessoal para acesso direto ao site. Uma segunda opção seria enviar um currículo atualizado para o seguinte e-mail: aprendizpaulista@emprego.sp.gov.br, colocando no assunto do e-mail "Programa Aprendiz Paulista. É possível também tirar dúvidas através do Whatsapp, pelo número (11) 9 6634-4251.

Os empregadores interessados em cadastrar sua empresa no programa poderão se inscrever no site Emprega São Paulo, através do link https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/, disponibilizando as vagas da empresa por meio de dados como CNPJ, razão social, nome do empregador, endereço, site, etc.

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) tem como objetivo atuar como uma agência de relacionamento, ou seja, intermediar oportunidades de trabalho e mão de obra entre empresa e colaborador, facilitando o processo de inserção no mercado de trabalho, da geração de renda e do empreendedorismo. O processo é aberto ao público em geral e é totalmente gratuito, tanto para o empregador quanto para o empregado, atendendo integralmente pessoas que estão em busca de emprego e qualificação e empregadores em busca de colaboradores.

O Programa Aprendiz Paulista tem ganhado destaque nas mídias devido ao estímulo que as empresas vêm tendo para contratar jovens aprendizes e estagiários. Esse estímulo tem a ver com o Decreto 5598/05, da lei 10.097/00, que determina que empresas de médio e grande porte cedam de 5 a 15% das vagas de trabalho para jovens aprendizes, para o incentivo de mão de obra e qualificação profissional.

Quem quiser saber mais sobre o programa e sobre as diretrizes do SERT, pode acessar o site http://www.empregasaopaulo.sp.gov.br ou comparecer pessoalmente no endereço: Rua Boa Vista , 170, São Paulo. Os telefones para contato são: (11) 3241-7418 / 7408 / 7404 / 7417/ 7444 / 7406 / 7372.

Por Daniela Almeida da Silva


Empresa oferece 12 vagas em São Paulo.

A Serasa Experian é uma empresa brasileira do segmento de análise e informações, fundada no ano de 1968, sediada na cidade de São Paulo, que se uniu à Experian no ano de 2007. Seu trabalho está pautado em oferecer serviços de informações e análise para decisões de crédito e também em oferecer assessoria para negócios.

Atualmente, a empresa de serviços de informações está com 12 oportunidades abertas para a sua próxima turma do seu Programa Jovem Aprendiz, que oferta vagas para atuação em diferentes áreas da empresa, na cidade de São Paulo.

Quer saber mais sobre as vagas para aprendiz da Serasa? Então continue acompanhando esse post!

Vagas de Aprendiz na Serasa Experian

O Programa Jovem Aprendiz da Serasa Experian é voltada para jovens na faixa etária entre 17 e 21 anos, que estejam matriculados ou finalizado o Ensino Médio ou Técnico, oriundo de escolas públicas. Além disso, é um requisito desejável dos candidatos possuir habilidades básicas em Informática, principalmente no Pacote Office (em especial, no programa Excel) e conhecimentos no idioma Inglês.

Ao aprendiz contratado, a empresa oferece uma remuneração no valor de R$ 755,00 por mês, adjunto de benefícios de auxílio-refeição, assistência médica e odontológica, vale-transporte e seguro saúde.

O programa tem duração de 11 meses, que o aprendiz realiza atividades, divididas entre vivência na empresa e capacitação externa, por seis horas diárias, com foco no processo de aprendizagem e no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Vagas de aprendiz na Serasa Experian: como se inscrever?

Para os jovens que têm interesse em se inscrever no Programa Jovem Aprendiz da Serasa Experian, o processo é bastante simples: basta enviar um e-mail com o currículo anexado para o endereço “aprendiz@viadeacesso.org” (sem aspas), com “Serasa SP” de assunto.

Mas atenção: prazo de envio de currículos se encerra na data de 10 de julho!

Os aprendizes selecionados irão atuar na unidade Quinimuras, que se encontra na Zona Sul da cidade de São Paulo, começando suas atividades no início do mês de setembro.

Para mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz da Serasa Experian, acesse ao site www.serasaexperian.com.br/trabalhe-conosco.

Sobre a Serasa Experian

A Serasa Experian é muito conhecida no Brasil e no exterior pelo seu serviço de cobranças, considerado uma das ferramentas de cobrança e negociações de crédito para a maioria das empresas clientes.

Sua fundação foi no ano de 1968, na cidade de São Paulo, e no ano de 2007 a Serasa se uniu à Experian Company. Atualmente, ambas possuem cerca de 500 mil clientes, de modo que chegam a atender cerca de 6 milhões de consultas diárias, buscando ajudar ao máximo aos seus clientes durante o processo de tomada de decisão e nas demais etapas de negócio.

Seu maior foco é na inovação e no desenvolvimento. Por isso, a Serasa se empenha em usar os mais atuais recursos de tecnologia e de inteligência, com o fim de promover transformações no mercado de soluções de informação e oferecer um serviço cada vez mais qualificado.

Visite o site da Serasa Experian e saiba mais sobre a empresa.

Sobre a Experian

A Experian também é uma empresa líder no setor de serviços de informação, presente em escala global. Seu objetivo é oferecer assessoria de finanças aos seus clientes, de modo que possam ter um maior controle sobre suas vidas, visando uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

A Experian auxilia seus clientes no processo de decisões e de negócios, prevenindo fraudes e valorizando o bem-estar do cliente e seus próximos, junto da prosperidade de seu empreendimento.

Hoje já pode ser encontrada em cerca de 40 países e possui aproximadamente 16.500 colaboradores. Com investimento incessante em tecnologias e inovações, a Experian vem crescendo cada vez mais, maximizando cada oportunidade de oferecer um serviço ainda mais qualificado a seus clientes.

Para conhecer melhor a empresa, visite também o site da Experian.

Felicia Lopes


Interessados podem se inscrever até o dia 23 de abril de 2018.

Novas oportunidades empregatícias estão sendo abertas em todas as regiões do Brasil. Todo jovem estudante tem chances de ser bem encaminhado na direção de carreiras bem sucedidas, se souber aproveitar as vagas em aberto em diversas empresas. Recentemente a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, no Estado de São Paulo, fez publicar novo edital para o processo de seleção cuja meta precípua está no preenchimento de 34 postos de trabalho para jovem aprendiz, abrangendo as áreas de cursos de eletricista em manutenção eletrônica. O programa está estruturado para durar 24 meses, dois anos, abrangendo a capacitação como uma das fases de formação em técnica e em prática profissional.

Os critérios que tornam aptos os interessados em participar deste novo certame para vagas de Jovem Aprendiz de 2018 são:

Estar em idade entre 16 e 21 anos, portanto, pessoas nascidas a partir da década de 90, desde 18 de julho de 1996 até 18 de julho do ano de 2001; possuir certificado de ensino médio. Entre os benefícios e a bolsa este órgão paga vencimentos no valor de um salário mínimo, que hoje está estipulado em 954 reais, ao longo do primeiro ano de atuação, alterando-se para um salário mínimo e meio quando se iniciar a fase de trabalho no segundo ano deste programa de aprendizagem.

Todos os jovens estudantes serão instruídos em comunicação oral e escrita; com aulas de ciências aplicadas; aulas de matemática aplicada; aulas de desenho técnico; aulas de eletricidade; aulas sobre instalações elétricas em prédios; aulas sobre os sistemas eletroeletrônicos em prédios; aulas sobre o maquinário elétrico e os seus acionamentos; aulas versando sobre a segurança nas instalações e nos serviços em eletricidade de NR10; aulas sobre os sistemas eletrônicos e analógicos; aulas versando sobre a integração dos sistemas eletroeletrônicos industriais; aulas sobre sistemas eletrônicos, sistemas digitais e aulas sobre a manutenção dos sistemas eletroeletrônicos.

Paralelamente ao período escolar, os jovens aprendizes estarão participando da etapa de práticas profissionais supervisionadas em setores específicos na CPTM. Todos os estudantes estarão realizando as seguintes funções: atuando na confecção e na manutenção de determinados circuitos eletroeletrônicos; atuando na inspeção e na manutenção de alguns sistemas de sinalização; atuando na inspeção e na manutenção de materiais rodantes; estarão executando diversas tarefas nas instalações elétricas de alguns equipamentos metroferroviários; atuando em instalações elétricas de prédios; realizando a leitura e a interpretação da chamada grandeza elétrica; atuando em manutenções de máquinas e, por fim, na manutenção de equipamentos metroferroviários. Todo esse itinerário de capacitação será supervisionado por técnicos e demais profissionais do órgão.

A meta deste curso profissionalizante em eletricista para manutenção eletroeletrônica está em capacitar profissionais em instalações e em manutenções de diversos sistemas eletroeletrônicos que operam em baixa tensão. Todo esse processo profissionalizante está em pleno acordo com as normas técnicas, as normas de qualidade, em saúde, na devida segurança do trabalho e no meio ambiente.

As provas deste certame consistirão em cadernos com questões versando sobre alguns conhecimentos teóricos. Ela está pré-agendada para o dia 13 de maio de 2018 e terá duração oficial de até três horas. Serão provas com 50 questões constituídas de múltipla escolha: 20 versando sobre língua portuguesa; 20 em cima da disciplina matemática e mais 10 versando em cima das atualidades.

O modo de se inscrever deverá respeitar os seguintes passos: acessar o site: www.rboconcursos.com.br, entre os dias 10 a 23 deste mês de abril; preencher o cadastro; realizar a impressão do boleto bancário e o devido pagamento da taxa, estipulada em 15,70 reais, podendo ser pago em qualquer agência bancária.

Paulo Henrique dos Santos


Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro de 2018.

Você é jovem e está buscando a sua primeira colocação no mercado de trabalho? Que tal começar a sua carreira em uma das maiores redes de telecomunicação do mundo? A sua oportunidade pode estar no Programa Jovem Aprendiz Globo 2018, que está com as inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro e visa selecionar profissionais para diferentes áreas.

O processo seletivo é composto por quatro etapas online e presencialmente. A empresa oferece diversos benefícios, além de contribuir para com a capacitação dos jovens trabalhadores, permitindo que eles cresçam dentro da própria organização.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o Programa Jovem Aprendiz da Globo!

Quem pode participar

Para participar da seleção para aprendiz da Globo é necessário não ter tido nenhuma experiência profissional anteriormente e estar entre os 16 e 21 anos de idade. Os requisitos também determinam que o candidato esteja cursando ou já tenha concluído o Ensino Médio com notas boas.

É preciso ter disponibilidade para trabalhar de quatro a seis horas por dia, sendo que esse período será dividido entre aulas teóricas e práticas. Além disso, é importante ter disposição para aprender um ofício e interesse em crescer dentro da empresa.

Como será o processo seletivo

Para ser aprovado para atuar como aprendiz da Rede Globo, os participantes da seleção terão que passar quatro etapas, que também é chamado de processo de aprendizagem. Em primeiro lugar, é necessário fazer o teste online, que inclui questões de português e lógica.

Em seguida, os participantes que forem aprovados serão convocados para participar da dinâmica em grupo. Aqueles que se sobressaírem vão fazer uma redação, e por fim, os selecionados serão admitidos e os seus documentos analisados.

Depois de serem selecionados e contratados, a empresa irá decidir para qual cargo cada aprendiz se encaixa melhor. As oportunidades estão abertas para Web Designer, Assistente Administrativo, Auxiliar Técnico em Logística e Operador de Câmera.

Benefícios oferecidos

A Globo tem como política promover a valorização dos seus funcionários. Por isso, oferece um pacote diferenciado de benefícios, tendo como finalidade estimular o crescimento dos aprendizes. Alguns dos direitos dos contratados são:

· Salário de acordo com a remuneração praticada no mercado;

· Vale-transporte;

· Vale-refeição;

· Vale-alimentação;

· FGTS;

· 13º salário;

· Férias remuneradas;

· Possibilidade de ser efetivado após o fim do contrato (quando houver vaga disponível e interesse da empresa em contratar o funcionário definitivamente.

Sem falar que a principal vantagem de ser contratado como aprendiz da Globo é o fato de trabalhar em uma grande empresa, que está presente em praticamente todo o mundo, o que contribui muito para fortalecer o seu currículo e abrir novas portas profissionais.

Como se inscrever

A Rede Globo abre as suas inscrições para recrutar novos aprendizes todo o inicio de ano. Em 2018, os interessados devem realizar a sua inscrição até o dia 25 de fevereiro. O primeiro passo é acessar o site de jovens talentos da empresa (https://talentos.globo.com).

Na próxima etapa, selecione a alternativa ‘Oportunidades’, que está disposta no menu superior da página. Selecione ‘o botão ‘’Jovem Aprendiz’ para ser redirecionado para o cadastro dos seus dados pessoais.

A partir daí, o candidato terá que fazer o teste de português e de lógica, que tem caráter classificatório e eliminatório. Os participantes aprovados nessa primeira fase serão chamados pela empresa para comparecer ao local em que a vaga está disponível, na sua cidade, para passar pelo processo da dinâmica e entrevista.

Ao ser contratado pelo Globo, os aprendizes irão desenvolver as suas atividades sob a orientação de profissionais qualificados para tal, tendo a oportunidade aprender e evoluir diariamente com pessoas que já são renomadas no mercado em suas áreas de atuação.

Simone Leal


Órgão conta com 240 oportunidades de trabalho para diversas áreas.

Muitas ofertas de emprego vão ser anunciadas nos primeiros meses deste novo ano no estado de São Paulo. Pois, diferentes empresas sofrem com a defasagem de profissionais específicos para ocupar certos cargos. Dessa forma, as companhias firmam parcerias com órgãos como os PATs, Posto de Atendimento ao Trabalhador, para anunciar as vagas. E a PAT da região de Itapetininga, que engloba seis cidades, acaba de divulgar que está com cerca de 240 postos de trabalho em aberto.

Dados sobre as vagas e suas localidades:

As oportunidades que estão sendo oferecidas são para diferentes setores. Pois a região de Itapetininga é um lugar estratégico em que vários municípios estão localizados e são próximos um dos outros. Além disso, essa localidade é conhecida por se um grande pólo de indústrias. Confira agora quais postos de trabalho que estão sendo oferecidos e também em quais localidades:

Taquarituba:

01 oportunidade para líder de produção

01 oportunidade para chefe de cozinha

01 oportunidade para motorista de carreta

01 oportunidade para mecânico de máquina agrícola

01 oportunidade estoquista

01 oportunidade para caldeiro

01 oportunidade para montador de estruturas de metal.

Avaré:

01 oportunidade para operador de negócios

01 oportunidade para cozinheiro

01 oportunidade para encarregado de produção

01 oportunidade para camareiro

01 oportunidade para ajudante de cozinha

02 oportunidades para empregada doméstica

02 oportunidades pizzaiolo

02 oportunidades para encarregado em operar extrusora de borracha e plástico

02 oportunidades para garçom

03 oportunidades para montador de estruturas de metal.

03 oportunidades para representante comercial.

05 oportunidades para vendedor.

Laranjal Paulista:

01 oportunidade para gerente na área de logística

01 oportunidade para ajudante em vendas

01 oportunidade para motorista

01 oportunidade para auxiliar de serviços gerais

01 oportunidade para soldador

01 oportunidade para pintor

02 oportunidades para mecânico na área industrial

03 oportunidades para mecânico na área de manutenção ou elétrica

03 oportunidades para ajudante de faturamento

05 oportunidades de eletricista

10 oportunidades para ajudante de logística

14 vagas para operador de empilhadeira.

Itapeva:

01 oportunidade para eletricista de automóvel

01 oportunidade para inspetor educacional

01 oportunidade para fonoaudiólogo

01 oportunidade para empregada doméstica

01 oportunidade para eletricista

01 oportunidade para cozinheira

01 oportunidade para caseiro

02 oportunidades para vendedor

02 oportunidades para promotor.

Capão Bonito:

01 oportunidade para instrumentador clínico

01 oportunidade para ajudante administrativo

02 oportunidades para motorista

10 oportunidades para eletricista.

Cerquilho:

01 oportunidade para secretária

01 oportunidade para recepcionista

01 oportunidade para atendimento

01 oportunidade para auxiliar de serviços

01 oportunidade para motorista

02 oportunidades para montador

02 oportunidades para ajudante de serviços gerais

08 oportunidades para ajudante de manutenção.

Processo admissional

Como mencionado acima, as empresas que estão oferecendo essas vagas procuram o Posto de Atendimento ao Trabalho da região de Itapetininga para anunciar as oportunidades. Dessa forma, cada companhia possui os seus métodos de avaliação para escolher os novos funcionários. Mesmo assim, algumas fases são comuns em todas as organizações como: análise de currículo, checagem de dados, entrevistas com os responsáveis por cada empresa, testes para saber se a pessoa pode desempenhar a função que deseja e outras.

Como pleitear uma vaga e documentos necessários

Para se candidatar a uma das vagas que está sendo anunciada pelo PAT da região de Itapetininga o interessado pode comparecer em uma das sedes da instituição. Levando uma cópia e o original da carteira de trabalho, RG, número do PIS e CPF. Veja os endereços abaixo:

Cerquilho: Rua Dr. Soares Hungria, sem número, bairro Centro.

Capão Bonito: Rua Sete de Setembro, número 840, bairro Centro

Itapeva: Rua Lucas De Camargo, número 290, bairro Centro.

Laranjal Paulista: Rua Delfino de Melo, número 63, bairro Centro.

Avaré: Rua Bahia, número 1580, bairro Centro.

Taquarituba: Rua 13 de Maio, número 560, bairro Centro.

Uma segunda possibilidade é acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.emprego.sp.gov.br/ e realizar o seu cadastro, pois através dele o posto vai fazer o contato entre o candidato e a empresa. Boa sorte!

Isabela Castro.


Confira aqui todos os detalhes sobre o Programa Jovem Aprendiz Paulista 2017.

O programa jovem aprendiz paulista funciona com a gerência do Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) e visa garantir a conexão entre as empresas atuantes no Emprega São Paulo e os estudantes das unidades Centro Paula Souza, popularmente conhecidas como ETECs, por proporcionarem formação técnica.

Para participar do Programa Aprendiz Paulista, existem alguns pré-requisitos. O primeiro deles é ter entre 14 e 24 anos. Além de estar enquadrado nessa faixa etária, é preciso também que o candidato esteja cursando alguma formação técnica do Centro Paula Souza, na modalidade presencial, ou seja, cursos EAD não estão no perfil de profissional abordado pela programa.

O Sert SP gerencia esse encontro dos profissionais técnicos com as empresas cadastradas, sendo que em troca todo o processo de contratação acontece sem custos, tanto para os candidatos que estão pleiteando as oportunidades, quanto para as empresas que estão em busca do preenchimento de seu quadro profissional.

É importante ressaltar que a contratação do aprendiz não é em caráter de estágio, mas sim em caráter CLT, ocorrendo assim o registro em carteira de trabalho, além de ser por tempo previamente determinado. Contudo, opções de efetivação devem ser cogitadas na relação contratador e contratado, não havendo vínculos com a ação inicial de contratação.

Como realizar a inscrição

Se você tem entre 14 e 24 anos e cursa o ensino técnico presencial do Centro Paula Souza, uma dessas vagas pode ser sua. Para realizar a inscrição, você deve acessar o portal www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Feito isso, será necessário cadastrar-se. Preencha suas informações, certificando-se de que elas estão corretas e então crie um login e uma senha para ter acesso ao portal e consequentemente às vagas em aberto.

Outra forma de inscrever-se para as vagas do Jovem Aprendiz Paulista é comparecer pessoalmente ao PAT (o chamado Posto de Atendimento ao Trabalhador). Desta forma, para realizar a inscrição você deve estar munido de seus documentos (RG, CPF, CTPS – carteira de trabalho – e número do PIS, caso haja disponibilidade).

No caso das empresas, também é possível inserir-se no programa, através do site oficial do Emprega São Paulo, citado acima, ou com o comparecimento do responsável no PAT. Para divulgar vagas neste programa/sistema é necessário realizar um cadastro. Para realizar o cadastro e anunciar vagas no Emprega São Paulo, a empresa precisa informar CNPJ, endereço, razão social e, ainda, o nome da pessoa que está solicitando o serviço.

Uma das vantagens do ensino técnico é justamente essa, de as empresas buscarem por profissionais de suas respectivas áreas dentro das unidades de ensino. Por ser uma forma de educação muito mais prática do que teórica, os alunos possuem experiência com as máquinas encontradas no mercado de trabalho, bem como o acesso aos afazeres das funções cujas empresas procuram. Assim, a ação do Sert de São Paulo vem como uma parceria que fortalece essa relação entre empresas bem posicionadas no mercado e estudantes do ensino técnico.

Geralmente, para a vaga de aprendiz, não são solicitadas experiências anteriores registradas em carteira de trabalho, uma vez que os contratantes entendem que por serem estudantes, os candidatos nem sempre tem vivência no mercado de trabalho, mas em compensação são devidamente qualificados através do ensino de qualidade das ETECs paulistas. Sendo assim, mesmo que você seja menor de idade ou ainda não possua experiência, não se entristeça e não perca mais tempo. Procure o Pat ou faça seu cadastro no site Emprega São Paulo e se inscreva para pleitear as oportunidades no programa jovem aprendiz paulista.

Carolina B.


Oportunidades são para Auxiliar Administrativo e Atendimento.

Todo processo de formação de jovens estudantes visa a encaminhá-los não apenas para profissões, mas para a realização de suas verdadeiras vocações. Portanto, tudo deve começar pelo aprendizado, pela correta e responsável condução dos jovens no sentido de uma realização autêntica em suas vidas.

O Espro – Ensino Social Profissionalizante, fundado em 1979, é uma entidade sem fins lucrativos cujo papel fundamental auxiliar as carreiras profissionais dos jovens que são o futuro do país. A motivação e iniciativa tem sua origem no Rotary Club, o qual promove esse benefício voltado para a juventude estudantil. A essência do ESPRO é a ação de transformação social positiva na vida dos futuros profissionais que irão manter o progresso do Brasil. São quase quarenta anos de existência, com benefícios estendidos a mais de vinte mil estudantes em estado de vulnerabilidade na sociedade. Esta instituição tem sede em São Paulo e exerce atividades, também, na capital e região metropolitana, porém, como os problemas sociais estão presentes em todo o país, o ESPRO foi difundindo seu trabalho por todo o território nacional, estabelecendo filiais em diversos Estados e cidades, como Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Porto Alegre, além de outros polos regionais estabelecimentos estrategicamente localizados para melhor atendimento da demanda. Essa instituição, como toda corporação de real importância, rege-se por três diretrizes voltadas para as pessoas que ajuda: Formação para o Mundo do Trabalho, Aprendiz e Departamento de Desenvolvimento Social.

Os programas de aprendizagem desenvolvidos pela instituição são, em realidade, cursos de capacitação que permitem a qualificação do jovem, o qual é encaminhado para empresas que têm, assim, a garantia de contratarem pessoas de confiança. Conforme a Lei 10.097/00 – Lei do Aprendiz -, empresas de grande e médio porte podem contratar jovens aprendizes entre 14 e 24 anos, por até dois anos para formação de competências profissionais e boa produção. Deste modo, as empresas promovem uma importante inclusão social contribuindo para as primeiras experiências profissionais de futuros trabalhadores da nação. O engajamento do ESPRO com diversas outras iniciativas empresariais, governamentais e até do terceiro setor alavanca ainda mais a promoção de profissionais bem sucedidos, ao longo dos anos. Ou seja, esta instituição se expande positivamente não apenas a estudantes da rede pública de escolas, mas também aos seus familiares e até para pessoas com deficiência. O objetivo é a estimulação e motivação para atividades que acrescentem na renda e contribuam para o enriquecimento do universo pessoal, pois o ESPRO oferece cursos de artes e ofícios. Os pais, portanto, estão presentes no processo de formação de seus filhos, já que sempre são chamados a participar das reuniões periódicas imprescindíveis, organizadas pelos responsáveis pelo Departamento de Desenvolvimento Social, nas quais os pais acompanham a evolução dos filhos. Os benefícios só somam. O Espro possui programas de desenvolvimento da criatividade, com aulas de dança, música, expressão corporal, entre outras atividades artísticas que vão proporcionar amadurecimento do espírito crítico dos jovens, realizando a formação integral da pessoa, tanto no interior quanto em seu exterior, no contato com o mundo.

Nessa ocasião o Espro aproveita para divulgar mais 20 vagas no Rio de Janeiro, para ocupação na área de auxiliar administrativo e atendimento, com a devida carga horária permitida por lei, de seis horas diárias, sem interferência nos estudos escolares. As vagas se destinam a candidatos entre 16 e 22 anos, com ensino médio completo ou cursando.

Os interessados poderão enviar seus currículos para o site www.espro.org.br, na seção Jovem Aprendiz.

Paulo Henrique dos Santos


Itaú Unibanco oferta vagas em seu Programa Aprendiz. Confira como concorrer.

Se você possui idade de 16 a 22 anos e gostaria de viver uma experiência que possa contribuir de forma determinante para a construção de sua carreira, o Itaú Unibanco pode estar oferecendo a oportunidade que você precisa. Trata-se do Programa Aprendiz que oferece as melhores oportunidades para que jovens possam se desenvolver profissionalmente e construírem uma carreira promissora.

O banco está à procura de jovens talentos que possuam um perfil proativo, que tenham foco e determinação naquilo que se comprometem a fazer. E que principalmente gostam de se envolver em projetos que possam repercutir de forma positiva em suas vidas, acrescentando conhecimentos e experiências que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional.

O Itaú Unibanco é conhecido em todo o país, pela excelente dos seus serviços prestados. A equipe que atua no Itaú Unibanco é composta por profissionais que trabalham com dedicação e brilho nos olhos, procurando desenvolver as melhores soluções, sempre com muita inovação e criatividade.

O banco se preocupa com todos os seus clientes, dos pequenos aos grandes, pois sabe que todos possuem um importante papel na contribuição para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Se você é um jovem que compactua das mesmas ideias que o nosso banco, inscreva-se no Programa Aprendiz Itaú Unibanco e venha fazer a diferença.

– O Programa Aprendiz

Desenvolvido para dar oportunidades a os jovens, o programa possibilita os adolescentes e jovens participantes atuarem dentro de área específica e desenvolverem assim habilidades e competências que nem eles próprios sabem que possuem. Simultaneamente estes jovens recebem treinamentos comportamentais, de modo que aprendem a valorizar mais a educação, adquirindo conhecimentos e experiências que lhes servirão para a vida pessoal e profissional.

Além disso, os jovens participantes recebem além de toda experiência, uma remuneração mensal e benefícios que contribuem para a renda de suas famílias e para a economia em geral.

Nesse sentido, se você possui idade entre 16 e 22 anos de idade, é estudante de nível fundamental, médio ou de curso superior, inscreva-se no Programa Aprendiz do Itaú Unibanco e cresça com um dos bancos que mais cresce no Brasil.

Para se inscrever e concorrer a uma das vagas acesse a página www.itau.com.br/carreira/programas/estagio-rede.

Por Sirlene Montes


Inscrições podem ser feitas até o dia 31de março de 2017.

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está promovendo dois processos de seleção, os quais são norteados pelos editais de número 01 e 02/2017, para que sejam preenchidas 80 vagas destinadas aos Cursos de Aprendizagem Industrial – Técnico de Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Assistente Administrativo através do Convênio CPTM e SENAI, sob o regime de contratação Legislação pertinente e CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho.

O processo de seleção será de controle, responsabilidade e organização da banca RBO Serviços Públicos e Projetos Municipais (EIRELI – EPP).

Os Alunos Aprendizes que forem fazer o curso de Assistente Administrativo irão receber formação pelo período de um ano, compreendendo a Fase Escolar e também a fase Prática Administrativa. Na primeira, a Fase Escolar, os mesmos precisarão ter disponibilidade nos horários que vão das 7h às 11h e também das 12h às 16h, durante todos os dias úteis da semana, já na fase de Prática Administrativa, o horário vai das 8h às 12h e também das 13h às 17h.

Para os alunos que irão cursar Técnico de Manutenção, a formação irá durar 24 meses, compreendendo também a Fase Escolar de formação técnica e a fase de Prática Profissional supervisionada em sua própria área de formação. Ao decorrer da Fase Escolar de formação técnica, os estudantes precisarão ter disponibilidade no horário que vai das 7h às 11h e a tarde das 12h às 16h, já na fase de Prática Profissional Supervisionada, o horário vai das 8h às 12h e no período da tarde das 13h às 17h, em dias úteis.

Os interessados poderão realizar suas inscrições por meio da internet, na página eletrônica da própria RBO (www.rboconcursos.com.br), iniciando no dia 10 de março e finalizando às 23h59min do dia 31 de março de 2017. Para efetivar a inscrição é necessário um recolhimento de R$ 15,70.

Caso não possua a possibilidade de acessar à Internet, os concorrentes podem se dirigir aos Postos de Atendimento do programa, os Telecentros ou “Acessa São Paulo”, onde há acesso gratuito à internet, durante as inscrições, de segunda a sábado, das 8h às 17h.

A Prova ocorrerá dia 23 de abril de 2017.

FILIPE R SILVA


Confira aqui as empresas que estão com vagas abertas para o Programa Jovem Aprendiz 2017.

Se você é jovem e está procurando a oportunidade do 1º emprego, o Programa Jovem Aprendiz foi criado especialmente para você.

Você conhece o Jovem Aprendiz?

Pois bem, este programa é baseado em uma lei federal que orienta as empresas de todo o Brasil a contratar jovens, dando a eles a oportunidade de se capacitarem profissionalmente, adquirindo experiência.

Conheça algumas empresas que estão oferecendo vagas em seu Programas de Jovem Aprendiz 2017:

– Eletrobras de Amazonas: Acaba de formar uma turma de jovens que terão a oportunidade de se capacitar no Curso de Assistente Administrativo. O resultado do processo seletivo foi divulgado no último dia 11. O Programa da Eletrobras capacita jovens de 14 a 16 anos, com boas notas escolares e que possuam cadastro no Bolsa Família.

– Espro Aprendiz: Serão ofertadas pela empresa o total de 8.500 vagas em todo o Brasil, alcançando mais de 50 municípios de vários estados. As inscrições podem ser feitas em https://aprendiz.espro.org.br/login.

– Nestlé: Através do programa chamado ”Nutrindo os Sonhos dos Jovens” são previstas para 2017 mais de 7.000 contratações de jovens abaixo de 30 anos de idade. A empresa se compromete em oferecer um programa de muita qualidade, que realmente dê a esses jovens a oportunidade de conquistar um emprego dentro e fora da empresa.

– Nuclep: Oferece vagas para jovens com idade de 18 a 22 anos, que estejam cursando o ensino médio ou que já o tenham concluído. O Programa Jovem Aprendiz Nuclep 2017 oferece vagas para diversas áreas como Soldagem, Caldeiraria, Manutenção Mecânica, Torneiro/ Fresador e Desenhista Mecânico.

O Programa Jovem Aprendiz já é uma realidade das empresas brasileiras. Todos os anos milhares de jovens são capacitados em diversas áreas e segmentos e conquistam o primeiro emprego. A lista das empresas que possuem esse programa de admissão é relativamente grande. Desde as menores empresas até as grandes multinacionais que atuam em diversos segmentos, apoiam esse programa, dentre elas estão os Correios, a Caixa Econômica Federal, o Senai, entre outras.

Se você é jovem, bom aluno e deseja se qualificar para se inserir no mercado de trabalho, construindo uma sólida carreira de sucesso, informe-se se as empresas e indústrias da sua região oferecem esse programa.

Aproveite que a temporada de seleção para 2017 está aberta!

Sirlene Montes


Oportunidades são para todo o Brasil e podem participar jovens entre 15 e 22 anos. Inscrições estarão abertas até o dia 13 de março de 2016.

Os Correios disponibilizaram cerca de 4 mil vagas, além de cadastro de reserva no seu Programa de Jovem Aprendiz. Há oportunidades para deficientes, sendo reservadas 5% das vagas por cidade, turno e faixa etária.

Os interessados em participar devem possuir idade mínima de 15 anos e máxima de 22 anos completos, com exceção dos deficientes. Além disso, é necessário estar cursando, pelo menos o 9º ano do ensino fundamental e estar com a matrícula ativa.

Os concorrentes devem ter noções básicas de planilhas, editores de texto, pesquisa na internet, utilização de computadores desktop ou notebook. Também é preciso aderir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e outros regulamentos da empresa, como se comprometer a cumpri-los.

Os candidatos devem efetuar as inscrições através do site www.correios.com.br, do dia 25 de fevereiro até o dia 13 de março deste ano. Não será cobrada nenhuma taxa à título de participação.

O processo seletivo será simplificado e serão analisados os documentos que comprovem os requisitos pontuados no edital, como a aprovação na escola, série em curso, renda familiar e participações do adolescente em projetos sociais. Após isso, serão realizados exames médicos pré admissionais.

O resultado final poderá ser acessado por meio do site dos Correios e também será divulgado no DOU, até 30 dias após a finalização das inscrições.

Aqueles que forem aprovados receberão um salário de R$ 413,33, bem como vale refeição ou vale alimentação e vale transporte. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, sendo 4 horas por dia. Os estudantes também terão direito a um curso de aprendizagem para assistente administrativo. O Programa terá duração de 12 meses consecutivos.

Os aprendizes irão deslocar documentos entre as áreas internas, arquivar documentos, receber e expedir documentos, apoiar na realização de eventos, verificar equipamentos e materiais, executar serviços em meios eletrônicos, realizar serviços reprográficos, entre outras atividades.

O Programa de Jovem Aprendiz foi implantado no ano de 2010 e tem como objetivo promover o desenvolvimento dos jovens através da prática da cidadania, do estímulo a valores éticos e da inserção no ambiente técnico profissional.

Certo é que, após a participação no Programa, os jovens ficam mais preparados para o mercado de trabalho.

Bruna Rocha Rodrigues


Empresa seleciona candidatos para atuação na cidade do rio de Janeiro.

Foi publicado na edição do Diário Oficial da União de quarta-feira, dia 29 de julho de 2015, o lançamento oficial do edital da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Este edital que foi lançado foi o de número 01/2015 irá regular um processo seletivo que tem a finalidade de realizar o preenchimento de 23 vagas de Aprendiz para a cidade do Rio de Janeiro, sendo que deste total 6 vagas serão destinadas a jovens que possuam deficiência visual.

Os jovens que aprovados neste processo seletivo irão desenvolver as suas atividades na Dataprev durante o período de 12 meses.

Os interessados em fazer inscrição neste processo de seleção deverão fazer as suas inscrições nos dias 4 e 5 de agosto de 2015 no horário compreendido entre as 10h00 e 16h00, no Centro Politécnico do Senac que fica localizado na Rua 24 de maio, nº 543, sala 202 bloco 01, no bairro de Sampaio, exceção feita aos alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC), os quais deverão fazer as suas inscrições na Avenida Pasteur, 350/368, no bairro Urca.

O processo seletivo dos candidatos será realizado em duas etapas, sendo que a primeira etapa será composta por uma avaliação que conterá 10 questões de raciocínio lógico. Já a segunda etapa da seleção será composta por uma entrevista que será realizada pelos gestores da própria Dataprev.

Para realizar as inscrições neste processo seletivo, bem como para saber maiores informações os interessados deverão acessar o portal eletrônico www.dataprev.gov.br, sendo que neste portal também está disponibilizado o edital completo que regulará todo este processo de seleção.

No final de todo o processo de seleção serão selecionado os 23 candidatos que estarão aptos a para começar os trabalhos no programa de jovens aprendizes, a lista completa com os selecionados será divulgada no site mencionado acima a partir dia 18 de agosto do ano de 2015.

Por Adriano Oliveira


A empresa CSU Contact, especializada na área de prestação de serviços em teleatendimento, cobrança, televendas e help desk, está abrindo um processo seletivo para preencher um número total de 100 novos postos de trabalho no Programa Jovem Aprendiz.

O programa está sendo realizado em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e pretende selecionar jovens com idade entre 18 e 23 anos, para atuar na área de Contact Center.

As oportunidades são para atuar na filial localizada na região de Alphaville, São Paulo.

Os aprendizes participantes do programa terão uma jornada de trabalho de 6 horas por dia, com 4 dias de trabalho por semana e um dia de capacitação, através de cursos oferecidos pelo próprio CIEE e também na própria CSU.

Para participar da seleção os interessados devem estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. Além disso, é preciso ter disponibilidade de horário e possuir conhecimentos em informática.

As oportunidades são voltadas para pessoas de ambos os sexos. No caso dos homens, será necessária a apresentação da dispensa na carteira de reservista. Não é necessário residir na cidade de Barueri, mas será dada preferência a candidatos que residem na região oeste da Grande São Paulo.

Ainda não foi retratado publicamente o valor da remuneração e nem os benefícios a serem oferecidos.

Este programa será de extrema importância tanto para os jovens participantes quanto para o CSU, pois com o projeto há a responsabilidade da companhia em fazer o papel de educadora profissional aos participantes, oferecendo a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, além de também contribuir para a formação de um futuro empreendedor para a cultura da empresa.

Os interessados em participar da seleção podem se escrever gratuitamente até o dia 28 de fevereiro, através do seguinte endereço eletrônico: www.csu.com.br.

Outras informações a respeito do processo seletivo podem ser obtidas através do mesmo site de inscrição.

Por Daniela Almeida da Silva


O Ensino Social Profissionalizante (Espro) fez a publicação da abertura de novas oportunidades de emprego, sendo elas direcionadas a pessoas que possuem idade de 18 a 21 anos. Essas vagas são para atuar em diversos municípios do nosso país.

As vagas que estão abertas fazem parte do Programa Jovem Aprendiz e de acordo com a empresa, estão abertas 480 vagas para início imediato.

Caso o candidato interessado esteja estudando, é preciso ter a disponibilidade para trabalhar durante o dia, por isso, a empresa faz a solicitação que todos estudem no período noturno. Vale lembrar que as pessoas que concluíram o ensino médio em um período máximo de 3 anos também poderão enviar o currículo.

O trabalho deve ser realizado em uma escala 5×2, ou seja, de segunda a sexta-feira, sendo 6 horas de atuação ao dia.

A contratação vai ser feita por 12 meses, porém, esse período poderá ser prorrogado caso o funcionário se destaque na função, isso vai ser analisado pela empresa contratante.

De acordo com a Espro, as vagas são para atuar como atendente, auxiliar administrativo, auxiliar contábil, telefonista, entre outros cargos.

Se você tem interesse, envie o seu currículo para o site www.espro.org.br/aprendiz e não se esqueça de colocar todos os telefones de contato.

O Programa Jovem Aprendiz está sendo um grande sucesso em todo o território nacional, pois esse é um projeto que visa oferecer o primeiro emprego a muitos jovens que estão cursando ou para aqueles que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, pois dessa forma eles conseguem experiência profissional e não enfrentam muitas dificuldades para conseguir outra vaga no mercado.

Por isso, não deixe de se inscrever para esse programa e se prepare desde já para participar do processo seletivo. Boa sorte.

Por Josiane Fernandes de Jesus


A Eletrobras, a Eletronuclear e a Furnas Centrais Elétricas, publicaram o edital que estabelece as condições e normas para realização de um processo seletivo. O edital de nº 001/2014 visa ao preenchimento de 183 vagas para estudantes que integrarão o Programa Jovem Aprendiz da Eletrobras.

Podem participar do processo seletivo estudantes de nível fundamental ou médio, para ocupar as funções de Assistente Administrativo (21 vagas + 6 cadastro reserva), Auxiliar em Logística (60 vagas + 18 de cadastro de reserva), Eletricista da Indústria Audiovisual (20 vagas + 6 de cadastro de reserva) e Web Designer (40 vagas + 12 de cadastro de reserva).

Os candidatos devem cumprir alguns pré-requisitos para concorrer a uma das vagas, entre eles é necessário ter idade entre 14 e 18 anos, sendo aplicado aos candidatos portadores de necessidades especiais. O percentual de vagas para esses candidatos será de 5%, desde que as atribuições sejam compatíveis ao cargo.

Os candidatos aprovados no processo seletivo irão atuar nas empresas do grupo Eletrobras, no Estado do Rio de Janeiro. Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 452,33, mais benefícios como auxílio transporte e auxílio alimentação. A jornada de aprendizado será de 20 horas semanais.

Os interessados podem fazer sua pré-inscrição entre os dias 03 e 09 de fevereiro de 2014, pelo site http://concursos.biorio.org.br. Os candidatos terão de homologar a inscrição enviando a documentação comprobatória entre os dias 03 e 10 de fevereiro de 2014, para a FBR (Av. Carlos Chagas Filho, 791 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro- RJ, CEP 21941-904, Caixa Postal 68042).

O processo seletivo constará de Prova Objetiva, Comprovação de Documentos e Exame Médico para Admissão. A data provável de aplicação da prova objetiva será em 23 de fevereiro de 2014, pela manhã, em locais e horários a serem informados através do site http://concursos.biorio.org.br. A partir do dia 18 de fevereiro serão disponibilizados os cartões de inscrição.

Por Robson Quirino de Moraes


O Programa Aprendiz Legal foi criado pelo governo com o objetivo de oferecer chances de trabalho para jovens talentos do nosso país. A verdade, no entanto, é que muitas pessoas estão procurando cursos de qualidade para ficarem ainda mais preparadas e capacitadas para o mercado de trabalho.

O fato é que muita gente não tem condições de pagar uma mensalidade, de modo que o programa Aprendiz Legal CIEE é uma boa oportunidade de adentrar no mercado por seus méritos e habilidades.  O grande legado desse programa é o de oferecer cursos para jovens e adultos que querem e precisam se capacitar. Como esse programa é muito procurado, os interessados precisam passar por uma avaliação; além do mais, vale dizer que o candidato interessado nesse processo de seleção deve ter idade entre 14 e 24 anos. Seja lá co

Logo, apara quem quer ter um avanço em sua vida profissional, o programa Aprendiz Legal pode ser uma boa solução. Seja como for, para se inscrever nesse processo de seleção, os candidatos com interesse nessas vagas limitadas devem, por sua vez, entrar no seguinte endereço eletrônico: www.empresas.ciee.org.br/portal/empresas/aprendizlegal.

Seja como for, apara se inscrever nesse processo, a pessoa deve acessar o site da CIEE e se cadastrar no sistema. Outro ponto relevante é que o jovem aprendiz não apenas fará cursos de cunho preparatório. O mesmo também terá a chance de atuar numa empresa e mostrar seus talentos e capacidades.

Logo, quando ele fizer as funções de forma autônoma, o Aprendiz Legal passará a receber um salário, além de poder conseguir um emprego nessa organização ou em outras empresas. A inscrição, em todo o caso, é de forma gratuita. Pois bem, no site do CIEE tem todas as informações importantes sobre o programa.

Por isso, se você está dentro do perfil buscado, não perca essa chance e esse inscreva logo no programa Aprendiz Legal. Afinal de contas, tendo uma visão panorâmica do assunto, números mostram que quem participou do programa conseguiu uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Por Juan Wihelm


O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) está selecionando candidatos para preencher 200 vagas de Aprendiz no Estado de São Paulo. As oportunidades ofertadas são para diversas instituições financeiras. Os selecionados irão atuar em agências, na área administrativa.

Para participar da seleção, os candidatos precisam estar cursando ou ter concluído o ensino médio, além de possuir idade entre 18 e 21 anos.

Os aprovados na seleção receberão um salário fixo no valor de R$ 500 a R$ 680, dependendo da instituição financeira. Além da remuneração, as empresas contratantes oferecem benefícios como vale transporte, vale alimentação, férias proporcionais remuneradas, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida em grupo, entre outros.

A jornada de trabalho será de seis horas por dia.

Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar seus currículos diretamente para o seguinte e-mail de contato: curriculope@ciee.org.br, até o dia 31 de outubro, colocando no assunto do e-mail o título “Programa Aprendiz 2013”. 

Os bancos contratantes também participam do programa Aprendiz Legal, que proporciona uma formação profissional através de treinamentos práticos (nas empresas) e capacitação teórica (ministrada pelo próprio CIEE).

Por Daniela Almeida da Silva


A Espro (Ensino Social Profissionalizante) abriu as inscrições para o seu Programa de Aprendizagem em todo o país. A seleção irá oferecer 1.095 oportunidades para candidatos com idade entre 18 e 21 anos.

Como requisito, é necessário que o candidato esteja matriculado na escola (no período noturno) ou tenha concluído o ensino médio na rede pública de ensino.

As oportunidades possuem carga horária diária de seis horas, de segunda a sexta. As principais vagas são para o setor Administrativo, bem como para as áreas Bancária, de Call Center, Operacional, de Varejo e Alimentício.

Os candidatos aprovados serão contratados em regime de CLT e terão direito a salário mensal fixo e recebimento de benefícios.

A formação tem duração de até dois anos e inclui uma etapa teórica (onde o jovem vai a aula uma vez por semana) e outra prática (que será realizada na empresa nos outros dias da semana). Ao final do programa, o jovem recebe um certificado de conclusão.

Segundo a instituição, mais de 17 mil jovens já participaram do programa, que tem 350 cursos em diversas áreas, todos eles são aprovados e registrados no Ministério do Trabalho.

Os jovens interessados em concorrer a uma das 1.095 vagas, devem preencher os requisitos exigidos e cadastrar o currículo no site www.espro.org.br/aprendiz.

Por Jorge Souza


A Contax SA é uma empresa de grande porte que surgiu no final do ano 2000 e hoje é uma das maiores no segmento Call Center a oferecer oportunidades relacionadas ao primeiro emprego.

Com filiais em Salvador, Rio de Janeiro, Bahia, Londrina, Porto Seguro, Joinvile e outros Estados, ela investe no Programa Jovem Aprendiz e incentiva o colaborador a permanecer na área com cursos gratuitos internos e ótimas oportunidades de crescimento.

Em São Paulo, foram abertas 20 vagas para Operador de Atendimento Receptivo para as idades entre 18 a 23 anos com segundo grau completo.

O salário inicial é de R$ 630,00 bruto mensal com benefícios adicionais como: Assistência Médica, Assistência Odontológica, Auxílio Creche, Auxílio Educação, Auxílio Farmácia, Bônus por Resultado, Participação dos Lucros, Seguro de Vida, Vale Alimentação, Vale Refeição e Vale Transporte.

O regime de contratação é CLT, escala 6X1 de segunda á sábado com um dia de curso de rotinas administrativas (dias alternados) e folgas fixas aos domingos.

O horário de trabalho é na parte da tarde e a empresa oferece plano de carreira a partir do 4º mês de atuação.

Os interessados podem se inscrever através do site http://zeus.e-hunter.com.br/contax/view/frameset.asp .

Por Luciana Ávila


O Grupo Pão de Açúcar acaba de anunciar a realização de processo seletivo, visando recrutar 10 jovens talentos na cidade de Curitiba, no Paraná. As vagas são para Jovens Aprendizes.

O valor da bolsa-auxílio é de R$ 318,00 e além dessa remuneração, a contratante oferece incentivos adicionais como: seguro de vida, assistência odontológica, cesta básica, assistência médica, vale transporte, dentre outros.

A carga horária diária será de 4 horas e a jornada será cumprida na loja de segunda a quarta-feira. Na quinta e na sexta, os aprendizes passarão por cursos e treinamentos no SENAC local.

Para participar da seleção é preciso ter idade a partir de 14 anos, estar cursando o nível fundamental ou médio, apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Ao longo do programa de aprendizado, os estudantes passarão por diversos setores da loja, a fim de formar profissionais capacitados e com variadas habilidades. O estilo de trabalho se assemelha aos programas de trainee.

Os interessados nas propostas deverão se cadastrar pela internet, cadastrando o currículo atualizado no site da empresa contratante, especificamente no campo “Conheça as nossas Vagas”.

Fonte: www.grupopaodeacucar.com.br

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


A Tetra Pak, empresa especializada no ramo de soluções em processamento de alimentos e embalagem de produtos, acaba de abrir um processo seletivo com oferta de 12 vagas para jovens talentos residentes nas cidades de Monte Mor e Campinas. As chances são para o seu Programa de Aprendiz 2013.

Os requisitos para participar da seleção são os seguintes:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade;
  • Estar cursando o Nível Médio;
  • Ser criativo e responsável;
  • Ter bom rendimento escolar;
  • Ter disponibilidade de horários para cumprir jornadas flexíveis e participar de treinamentos e workshops.

Os salários serão informados ao longo do processo seletivo, entretanto, a empregadora alega que serão compatíveis com o mercado. Além disso, os aprendizes poderão contar com assistência médica, vale transporte, assistência odontológica, seguro de vida, vale refeição, dentre outros.

Os interessados nas vagas devem se inscrever pessoalmente no Instituto de Promoção do Menor Aprendiz (Rua Marco Liachi, 210, Vila Menuzzo, em Sumaré) ou na ONG Novo Dia (Rua 15 de Novembro, 204, em Monte Mor). As inscrições seguem abertas até julho de 2013.

Informações complementares serão fornecidas pelos telefones (19) 3873-1785 e (19) 3889-1935.

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


A empresa Riachuelo, uma das maiores lojas de departamento do país, com um total de 150 unidades espalhadas pelo Brasil, acaba de confirmar a realização de novo processo seletivo, visando recrutar 40 jovens talentos.

As vagas são para o Programa de Jovem Aprendiz e todas elas serão destinadas a candidatos residentes na Zona Norte de São Paulo, especificamente onde fica localizada a matriz da Riachuelo.

Os valores da bolsa-auxílio e os benefícios complementares ainda não foram divulgados pela Riachuelo, mas a empregadora alega que serão atrativos e compatíveis com a função. Os interessados nas vagas acima listadas devem enviar o currículo até o dia 1º de março de 2013 para o e-mail rhjovemaprendiz@riachuelo.com.br.

Segundo a Riachuelo, haverá também 12 vagas para profissionais especialistas nas atividades de: Líder Comercial, Líder de Logística, Supervisor Comercial, Consultor de RH, Coordenador de Projetos, Analista de Prevenção a Fraudes, Auxiliar de Almoxarifado, Supervisor de Instalações, Analista de Segurança nas Informações e Auxiliar de Compras.

Nesse caso, os interessados devem se cadastrar no site www.riachuelo.com.br, especificamente no campo 'Trabalhe Conosco', onde mais informações serão disponibilizadas.

As vagas podem sofrer alterações sem aviso.

Por Larissa Mendes de Oliveira


Outra boa possibilidade está sendo oferecida no mercado de trabalho nacional, pois o Hopi Hari (um dos maiores parques temáticos presentes no Brasil) está com as inscrições abertas para o seu Programa Hopi Juvenil, que oferece 25 vagas para aprendiz.

As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de outubro de 2012, por meio do site www.hopihari.com.br.

Para concorrer a uma destas vagas, é necessário que os candidatos possuam idade entre 14 e 22 anos. Além disso, os interessados devem possuir nível médio ou fundamental completo.

A seleção, que contará com análise de currículos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais, será realizada no Serviço de Recursos e Empregos da cidade de Campinas, no seguinte endereço: Rua Duque de Caxias, número 645, Centro. No momento da seleção, os participantes devem apresentar os documentos pessoais, o comprovante de endereço e a declaração atualizada de escolaridade.

Os aprovados irão realizar diversas atividades no interior do Hopi Hari.

A empresa oferece uma bolsa-auxílio mensal compatível com o mercado de trabalho, além de benefícios como vale transporte, alimentação no local de trabalho, seguro de vida, entre outros.

Por Ana Camila Neves Morais


Profissionais do Rio de Janeiro interessados em ingressar ou realocar-se no mercado de trabalho devem ficar atentos. Pois a SuperVia Trens Urbanos está com um processo seletivo aberto para a seleção de 160 novos jovens aprendizes.

Os selecionados atuarão no esclarecimento de dúvidas, prestação de auxílio a pessoas portadoras de necessidades especiais, bem como na orientação de passageiros que estiverem nas estações ferroviárias. A jornada de trabalho é de 6 horas diárias.

Há oportunidades para homens e mulheres.

Para candidatar-se às vagas é necessário ter completado 18 anos. Os homens precisam ainda entregar o comprovante de dispensa militar.

Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de agosto, das 9h às 17h30, no Centro Educacional da Fundação Mudes, localizado na Rua México, nº 119, 12º andar, no Centro do Rio de Janeiro (RJ).

Mais detalhes serão fornecidos através do telefone (21) 2533-3768.

A empresa:

A SuperVia é responsável, desde 1998, por todo o serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em 2011, passou a operar também o primeiro transporte de massa por cabos do País, o Teleférico do Alemão. Em 2011 a empresa teve mais de 140 milhões de passageiros.

Por Rafaela Fusieger


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está realizando um processo seletivo onde oferece 2.820 vagas para o Programa Jovem Aprendiz.

O certame é válido para todo o país e as vagas serão tanto imediatas quando para formação de cadastro reserva.

Do total de vagas ofertadas, 523 são voltadas para a cidade de São Paulo. O salário é de R$ 292,43 mensais.

Para participar da seleção é preciso que os interessados tenham entre 14 e 20 anos de idade e possuam o ensino médio completo ou em curso. Além disso, também é necessário que os candidatos  tenham atingido média de cinco pontos nas matérias cursadas no último ano.

Além do salário mensal, os jovens aprendizes ainda terão direito a vale alimentação ou refeição, vale transporte, uniforme (camiseta) e auxílio médico e odontológico em ambulatórios da empresa (onde o serviço estiver disponível).

Os candidatos que se interessarem em participar do processo seletivo devem se inscrever através do site www.correios.com.br, do dia 25 de junho até o dia 4 de julho.

O contrato de trabalho tem validade de um ano e o jovem cumprirá uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.

O processo seletivo será composto por análise de currículos, exames admissionais e comprovação de requisitos.

Por Daniela Almeida da Silva


Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com sede em Taboão da Serra (SP). A seleção visa à contratação de 30 candidatos que desejam atuar como Jovens Aprendizes em atividades ligadas à Administração.

Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 5 de junho, pelo endereço eletrônico www.ibfc.org.br.

Como requisitos básicos para concorrer a uma das vagas oferecidas, o interessado deve possuir idade entre 15 e 17 anos (até o mês de julho deste ano) e estar cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio em Instituição Pública.

De acordo com as informações divulgadas no edital, os candidatos classificados e selecionados irão participar de um curso de qualificação com duração de 5 meses, para prepará-los ao mercado de trabalho futuramente.

Para o cumprimento do curso, que será realizado na sede do IBFC, os estudantes receberão auxílio transporte (correspondente ao valor da tarifa do ônibus circular do município em questão), além do benefício de almoço.

A previsão é de que a aplicação do Processo de Seleção seja realizada no dia 17 de junho, por meio de prova objetiva e redação.

Por Anne A. Matioli Dias


A rede de hotéis Sheraton abriu vagas para o Programa Jovem Aprendiz, as vagas são para a cidade do Rio de Janeiro. Ao todo serão oferecidas dez vagas e os jovens deverão exercer as suas funções na filial localizada no bairro da Barra da Tijuca.

Durante o período em que o programa for desenvolvido, os jovens receberão aulas teóricas e práticas, sendo que todas serão ministradas por funcionários de diferentes departamentos do hotel, todos se ofereceram voluntariamente.

Os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição no site do CDI, até o dia 9 de março, em seguida a ela deverá ser encaminhada para danielsouza@conexaocdirc.org.br.

Os benefícios oferecidos para os selecionados são: vale transporte, alimentação, visitas culturais, seguro, entre outros.

Todos os participantes receberão um certificado no final do programa.

Vale lembrar que na edição passada do programa o aproveitamento foi de 100%, ou seja, todos os jovens aprendizes foram contratados pela empresa no final do curso.

Os candidatos deverão ter entre 18 e 21 anos e disponibilidade de tempo.

Todo o programa é gratuito e visa capacitar jovens de baixa renda, além de oferecer um auxílio na hora de entrar no mercado de trabalho.

A duração total do programa é de seis meses. 

Por Joyce Silva


A Cimpor é uma empresa especializada na produção de cimentos e outros materiais para construção. Sua origem é portuguesa, mas ela já está no Brasil desde 1997.

Para algumas regiões onde a multinacional atua na mineração e extração de matérias-primas estão sendo contratados Aprendizes.

Os locais de trabalho são Cajati e Cenesp, em São Paulo, Cezarina, em Goiás, e Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.

Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio e estar cursando Ensino Técnico em Escola Técnica de Educação e Entidades que tenham por objetivo a assistência ao adolescente com registro no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, principalmente nas áreas Administrativas, de Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos ou Informática, e ter conhecimentos de informática para uso de Word, Excel e PowerPoint.

Dependendo do setor onde o jovem irá atuar, as atividades envolvem atendimento telefônico, digitação de dados, arquivamentos, suporte ao departamento a que pertence, acompanhamento de melhorias, entre outras rotinas.

A remuneração e os benefícios acompanham a legislação para o programa. Os estudantes podem enviar o currículo pelo site www.cimpor.com.br (Gestão de Pessoas / Cadastre seu Currículo).

Por R. Oliveira


A rede de fast food Burger King, fundada em 1954 em Miami, na Flórida, possui centenas de lojas espalhadas pelo mundo e dezenas delas estão no Brasil.

Profissionais que atuam ou já atuaram como Atendentes, Coordenadores de Produção, Coordenadores de Marketing, Auxiliares e Técnicos em Manutenção, Auxiliares Administrativos, Gerentes Assistentes e Gerentes de Restaurante, que tenham interesse em trabalhar em franquias do ramo da alimentação, podem se inscrever na página de cadastro de currículos da empresa para que o setor de Recursos Humanos entre em contato para entrevistas presenciais.

A Burger King também está com o programa Jovem Aprendiz aberto para inscrições em São Paulo. Não é necessário que o candidato tenha experiência profissional. Basta apenas que o formulário disponível na página www.burgerking.com.br seja preenchido e que o jovem tenha vontade de aprender.

Todo o treinamento é dado pela empresa e há possibilidade de desenvolvimento de carreira. Os salários e benefícios são compatíveis com o mercado.

Por R. Oliveira


Estão abertas as inscrições para o programa “Jovem Aprendiz” das Lojas Riachuelo.

Todas as 20 vagas são ofertadas para a rede de varejo em São Paulo.

Aqueles que estiverem interessados em concorrer a uma das vagas devem comparecer à Rua Leão XIII, nº 500. Os currículos devem ser encaminhados para Marcela – Recrutamento e Seleção até o dia 21 de março (segunda-feira).

Também é possível enviar seus currículos para o seguinte e-mail: marcelac@riachuelo.com.br.

Há vagas nas principais áreas da loja de moda.

Alguns dos requisitos exigidos são: não ter registro anterior na carteira de trabalho, ensino médio (em andamento ou concluído), residir na Zona Norte de São Paulo, ter entre 15 e 24 anos, entre outros.

Os aprovados farão um curso profissionalizante no Senac.

Para ter acesso a mais detalhes, acesse o site da Riachuelo e Boa Sorte!

Por Melisse V.


A rede hoteleira Sheraton Barra Hotel & Suites, é uma das participantes do programa Youth Career Initiative – YCI 2011, que está com inscrições abertas.

Esta empreitada tem o intuito de oferecer capacitação e um melhor auxílio a jovens talentos para ingressar no mercado de trabalho e que não tem condições financeiras para tal.

Podem participar do programa, que tem o início de suas atividades em abril, pessoas de baixa renda na faixa etária dos 18 e 21 anos, com nível médio concluído e não podem estar estudando em cursos de graduação, nem profissionalizantes.

Ao todo são 72 oportunidades oferecidas pelo YCI 2011(10 só no Sheraton Barra Hotel).

Serão cinco meses de trabalhos, os quais serão ministrados em vários hotéis 05 estrelas em São Paulo e também no Rio de Janeiro.

Os selecionados terão desde aulas práticas, teóricas, até poderão conhecer as instalações e funcionamento das atividades dos hotéis 5 estrelas.

Você pode efetuar a sua inscrição no site – idis.org.br – até a data de 06 de março de 2011. Neste endereço você encontra a ficha de inscrição, que devidamente preenchida, deve ser enviada para yci@idis.org.br, Participe e boa sorte!

Por Oscar Ariel


Vem aí o Programa Jovem Aprendiz 2011 da Eletrobras Furnas que irá contratar adolescentes de 14 a 18 anos com interesse em participar do Programa no Rio de Janeiro.

Entre os cargos de oferta estão os de webdesigner, eletricista da indústria audiovisual, logística e assistente administrativo.

Podem participar candidatos com ensino fundamental ou médio completo com uma carga horária disponível de 4 horas diárias.

Os candidatos receberão um salário mínimo acrescido de benefícios como auxílio transporte e auxílio-refeição (ou alimentação).

Inscreva-se pessoalmente nos dias 24 e 25 de novembro de 2010 na sede do Senai-RJ localizado na Rua Esteves Junior, 47 (próximo à Praça São Salvador) no horário das 9h às 18h.  Não esqueça de levar documentos pessoais originais e comprovante de residência.

Por: Juliana Vlastuin


O Instituto Personal Service, está com oportunidades abertas para candidatos que queiram participar do Programa Jovem Aprendiz da instituição. O salário inicial oferecido para o cargo é de R$ 900,00, além de pacote de benefícios. A instituição comunicou que para esta seleção serão chamados 40 pessoas.

Para participar da seleção os candidatos deverão ter entre 18 e 22 anos de idade. Além disso, é importante que os candidatos tenham fácil acesso à Zona Oeste do Rio de Janeiro. A escolaridade exigida é Ensino Médio incompleto, sendo que a previsão de conclusão deve ser em 2010.

Os interessados podem enviar currículos para o e-mail: flavia.coimbra@institutopersonalservice.org.br.

Por R.D.


Os Correios lançaram 4.355 vagas para o Programa Jovem Aprendiz. As vagas são destinadas a todas as regiões do Brasil. O salário dos aprendizes é de $ 282,50 por 20 horas semanais, e mais auxílio-transporte, vale-refeição ou alimentação, uniforme e atendimento médico-odontológico ambulatorial.

Durante as 20 horas semanais, o Aprendiz terá oportunidade de obter formação técnico-profissional de auxiliar administrativo e atividades de iniciação profissional desenvolvidas nas unidades administrativas dos Correios.

Para se candidatar, o candidato deve ter entre 14 e 21 anos e estar matriculado na escola e freqüentando as aulas.  As inscrições devem ser feitas até 26 de fevereiro, nas agencias dos correios ou pelo site www.correios.com.br, é cobrada taxa de R$ 10,00 para inscrição.

Por Rosana Radke





CONTINUE NAVEGANDO: