10 Dicas Infalíveis para Impressionar em uma Entrevista de Emprego

A entrevista de emprego pode se tornar o passo mais gratificante na vida de quem almeja retornar ou ingressar ao mercado de trabalho. Porém, é preciso estar atento a algumas dicas que favorece, de alguma forma, o recrutador.

Foi chamado para apresentar as informações que prestou no currículo? Então siga essas 10 dicas infalíveis para impressionar em uma entrevista de emprego.

1. Pesquise sobre a empresa

Apenas responder às perguntas do recrutador a ponto de impressioná-lo é interessante. Mas fazer perguntas ao profissional de forma inteligente é mais interessante ainda. Antes da entrevista, colete informações sobre a empresa.

Não faça esse processo no dia da entrevista, mas, sim, dois dias após ser chamado. Claro, se a empresa lhe der esse tempo. Também gaste tempo lendo sobre a cultura da instituição. Isso ajudará você a entender o lugar que deseja trabalhar, além, é claro, de orientá-lo como deve preparar perguntas relevantes.

2. Vista-se adequadamente

É o momento de partir para a sala de espera? Vista-se de forma profissional. O olhar do recrutador na sua vestimenta pode ser crucial. Esteja na entrevista de forma adequada para a posição que está se candidatando.

Todos nós sabemos que a aparência é importante, independente da situação. No caso do mercado de trabalho, isso é levado muito a sério, já que um candidato bem apresentado, provavelmente, irá causar uma boa impressão.

3. Chegue no horário

Atrasou para ir à entrevista de emprego? E ainda não saio de casa? Nem perca seu tempo se deslocando até o local combinado. Aos olhos do responsável você não será um bom profissional.

Se tem atividades para fazer no mesmo dia, procure fazê-las bem cedo. Pois é aconselhado chegar ao escritório um pouco antes da entrevista. Esse gesto mostra que você é confiável e respeita o tempo dos envolvidos.

4. Mostre confiança

Ao responder ou perguntar, jamais faça isso de cabeça baixa. O segredo de uma entrevista de sucesso é manter contato visual. O recrutador entenderá que você tem confiança, a característica que toda empresa procura em um profissional.

Foi questionado sobre algo, fale claramente e mantenha uma postura confiante, além de positiva. Em momento algum, desvie seu olhar do recrutador. E por mais que a entrevista esteja demorando, seja paciente.

5. Demonstre interesse

Não forneça explicações sem ânimo. No entender do entrevistador, você está desinteressado quanto ao cargo. Demonstre interesse na função e na empresa durante toda entrevista.

O entusiasmo vem no responder e no fazer das questões. Lembrando que as perguntas devem ser relevantes, por isso é essencial seguir a primeira dica deste conteúdo.

6. Seja claro sobre suas habilidades e experiências

Possivelmente algumas coisas podem querer fugir do controle quando se trata de responsabilidades. Neste caso, é seu dever, antes de assinar o contrato, explicar claramente como suas habilidades e experiências se encaixam na posição que está se candidatando.

Se porventura o diálogo sair do que contexto e você entender que não é uma tarefa sua exercer tal atividade, procure se expressar, de forma que ambas as partes entrem em acordo.

7. Traga exemplos concretos

É óbvio que o recrutador irá querer saber dos desafios que enfrentou nas empresas que atuou. Então, evite falar bonito para prolongar a história. O aconselhado é apresentar exemplos concretos de situações em que você teve que lidar.

Aproveite também para perguntar sobre os desafios semelhantes que possa enfrentar se caso for recrutado. Ouça com atenção e, após compreendido, pergunte sobre os novos desafios que possivelmente enfrentaria no cargo.

8. Seja honesto

Isso não deve acontecer apenas numa entrevista de emprego. Tem que ser honesto o tempo todo, não apenas com você, mas com as pessoas a sua volta. Sendo honesto com os demais, certamente terá êxito em tudo que colher.

Quando se trata de mercado de trabalho é inadmissível arrotar mentiras sobre habilidades e experiências. Foi perguntado sobre tal habilidade e não tem conhecimento sobre ela, seja sincero. E se houver habilidades ou experiências, o segredo é não exagerar sobre o que pode fazer.

9. Mostre sua personalidade

Ser uma cópia de alguém, só porque a pessoa fala extravagante bem e possui alguns gestos que chamaram a atenção do recrutador, pode atrapalhá-lo. O ideal é não ter medo de mostrar sua personalidade.

Durante a entrevista diga o que pensa, sempre mostrando total respeito, e ao ser questionado sobre tal assunto, não se faça de coitadinho. As empresas valorizam pessoas autênticas e que se destacam da multidão.

10. Agradeça ao entrevistador

Todos os pontos ficaram claros para o recrutador? Você está saindo satisfeito? Então, agora é agradecer. Não diga apenas ‘obrigado’ e que ‘aguarda um retorno’’. Fale ao entrevistador a gratidão que sentiu pela oportunidade.

Uma boa opção é enviar um e-mail de agradecimento logo após a entrevista, isso não é famoso ‘bajulador’, mas, sim, uma forma de demonstra sua gratidão e interesse no cargo.

Lembre-se de que a entrevista é uma oportunidade para você mostrar suas habilidades e experiências, então siga as dicas corretamente e aguarde por respostas positivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *