Brasileiros preferem procurar emprego pelas Redes Sociais

Pesquisa mostra que brasileiros são os que mais confiam nas Redes Sociais na busca por uma oportunidade de trabalho

De acordo com uma pesquisa realizada pela Page Outsourcing, os brasileiros estão entre os líderes em acreditar em ofertas de emprego divulgadas pelas redes sociais. O levantamento dos dados mostrou que o top três da lista inclui ainda países como o Chile e a Argentina.

Estando o Brasil em primeiro lugar com 26,1%, Argentina em segundo com 25,3% e o Chile em terceiro com 20,7%. Embora outros países da américa latina também tenham números significativos, o nível de confiança dos brasileiros nas redes sociais ainda é o maior.

Candidatos que acreditaram em ofertas de emprego pela internet

De acordo com a pesquisa, que foi realizada entre abril e junho deste ano (2022), pouco mais de 7.800 profissionais selecionados da América Latina responderam algumas enquetes com vários temas. Parte das perguntas envolviam questões relacionadas a experiência dos candidatos com tipos diferentes de ofertas de trabalho.

Em algumas respostas, candidatos brasileiros mostraram ter uma tendência maior em confiar bastante em indicações pessoais. Contudo, mostraram ter uma forte preferência por anúncios que são feitos através das redes sociais.

Buscando por referências

De acordo com Ricardo Ribas, diretor da empresa que realizou a pesquisa, é importante sempre buscar por referências antes de se inscrever em qualquer oferta de trabalho disponibilizadas em plataformas digitais. Principalmente quando os anúncios forem feitos de forma muito simplificada.

Buscar e recorrer a informações de terceiros é uma maneira de descobrir se o anúncio é verdadeiro e não cair em golpes de emprego. Para se ter uma ideia, os brasileiros ainda estão entre os grupos que menos usam o “trabalhe conosco” nos sites oficiais das empresas.

Entretanto, vale destacar que os canais mais usados pelos brasileiros é o LinkedIn, ganhando de sites de recrutamento e também o networking famoso de conseguir empregos pelas redes sociais.

Segundo os próprios brasileiros, um dos itens mais importantes que eles observam nos anúncios, é o local de trabalho e depois o cargo. Em comparação com os dados dos outros países, o Brasil é o que valoriza mais processos de candidatura que sejam facilitados.

Conclusão

Para quase 20% dos entrevistados que moram no Brasil, poder se candidatar a um processo seletivo ou uma oferta de emprego apenas clicando em um botão, é algo extremamente vantajoso e valorizado para quem está em busca de uma oportunidade.

A grande verdade é que as pessoas querem facilidade durante os processos, mas para não se prejudicarem é fundamental ficar atento. Principalmente com relação a seletivas fáceis de mais e que ofereçam grandes ganhos em pouco tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *