Ter confiança e segurança na escola é fundamental para os alunos


A educação das crianças é um assunto indispensável em todo núcleo familiar. No que tange essa experiência, é fundamental que tudo ocorra de forma segura e natural. A participação ativa da família na vida escolar da criança, garante que a escola seja um canal de troca de experiências e informações nessa fase tão importante do desenvolvimento.


Considerando fatores fundamentais para a adaptação da criança, pode-se destacar a confiança que a mesma deve desenvolver no ambiente e dinâmica escolares para melhor aproveitamento das experiências.


Segurança para explorar


Os primeiros dias em uma escola nova nem sempre são fáceis, tanto para a família quanto para a criança. Muitas vezes adaptados a uma rotina de atividades e horários, muitas crianças podem demonstrar certa resistência em alguns aspectos do novo ambiente escolar. Nesse momento, é importante que a família esteja atenta ao processo de adaptação da criança.


Conhecer a escola, os professores e os gestores, são passos essenciais para que a família entenda quais são as dificuldades que a criança porventura poderá encontrar na nova fase. Visitas periódicas são necessárias para que os pais vejam de perto qual o regimento e a estrutura de atividades fornecidas pela escola.

A presença ativa dos pais na agenda escolar da criança, transmite segurança para ela poder se sentir à vontade em compartilhar suas primeiras impressões e experiências.

O papel da escola

Contribuir ativamente para o preparo e desenvolvimento da criança é um dos compromissos da instituição escolar. A escola deve ouvir e atender a criança conforme a sua necessidade individual, esclarecer dúvidas e acompanhar todo processo de adaptação.

Desenvolver um diálogo adequado a cada etapa do processo também é essencial, e a escola deve procurar fazê-lo sem autoritarismo ou rigidez. Compartilhar valores como respeito e empatia são fundamentais no núcleo escolar, pois, os primeiros anos de vida têm impacto significativo na formação das crianças. Nesta primeira fase de preparação para a vida adulta, limite e afetividade devem andar lado a lado.

Além dos portões

Pais ativos na vida escolar das crianças podem ainda fortalecer o vínculo de convivência para além dos portões da escola. Em atividades como reuniões, feiras e outros eventos é fundamental a presença e participação da família, mas outras atividades simples como o dever de casa ou mesmo pequenos diálogos são tão importantes quanto. Pode-se incentivar a criança a contar como é a experiência na totalidade, demonstrando interesse e reforçando os pontos positivos do processo.

Estabelecer um canal aberto de comunicação com a escola é essencial para troca de informações e experiências, portanto é importante manter a escola atualizada de todos os meios viáveis para contato.

Interação entre família e escola é uma parceria em que todos ganham. Estabelecer o compromisso de ajudar no desenvolvimento infantil é o principal objetivo da escola. Com o apoio dos pais, tal compromisso ganha força e assertividade. A decisão dos pais em fazer parte do crescimento da criança, desenvolve nela os atributos necessários para se tornarem adultos confiantes!


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.