Foi publicado recentemente o edital que visa dar respaldo ao XXXIII Exame da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB).
É isso mesmo, o tão aguardado Exame da OAB está chegando. Sabe-se que o exame abrange muitos candidatos, isso porque podem inscrever-se desde estudantes do último ano do curso de Direito, ou seja, que estão em um dos dois últimos períodos e também bacharéis da área que estão mais próximos da colação de grau.
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados é uma instituição de grande importância e muito respeitada no Brasil. Não é à toa que anualmente inúmeros brasileiros se inscrevem para realizar a prova, pois essa é a porta de entrada para quem deseja atuar no mercado de trabalho advogando. Nesse sentido, o exame tem o objetivo de selecionar os candidatos que estão melhor preparados para dar início às suas carreiras e trabalhar da melhor forma possível. Por isso, a seleção ocorre em duas etapas distintas.
Sendo assim, se o leitor tem o perfil que se encaixa em uma das opções mencionadas acima, ou conhece alguém que tem o desejo de prestar o exame da OAB, por favor, não deixe de acompanhar as informações que serão fornecidas abaixo, pois elas são de grande importância para quem deseja fazer parte dessa instituição quase centenária.
Aqueles que estão iniciando na área do Direito podem ter dúvidas de como funciona todo o processo de seleção. Por isso abaixo está a explicação de como ocorrem as etapas.
Bem, na primeira fase o candidato deve passar por uma prova objetiva, composta por cerca de 80 questões que abordam algumas disciplinas que são obrigatórias e outras que fazem parte do currículo do curso. Com isso, os conteúdos que aparecem em maior quantidade são os seguintes: o Código de Ética e Disciplina da OAB, regulamento geral, Estatuto da Advocacia, da Criança e Código do Consumidor. Além disso, estão presentes questões dos direitos humanos, direito internacional e ambiental, bem como a filosofia do direito. Desse modo, o participante já deve dominar uma gama de conhecimentos. Essa primeira etapa de seleção está prevista para acontecer no dia 18 do mês de outubro deste ano.
Após sair o resultado dos candidatos aprovados na primeira fase, já é necessário estar preparado para a segunda fase, que consiste em uma prova conhecida como prático-profissional ou prova subjetiva. Dessa forma, a prova acontece da seguinte forma, o participante examinado deverá criar uma peça profissional e além disso, responder quatro questões nas modalidades discursivas e subjetivas. Assim, são apresentadas situações problemas que se baseiam em disciplinas distintas da primeira, são elas: direito processual, tributário, do trabalho, penal, empresarial, constitucional, civil e, por fim, administrativo. Vale ressaltar que é provável que a etapa deva acontecer no dia 12 de dezembro.
Com isso, os candidatos ainda têm um período de tempo para revisar algumas disciplinas da primeira fase ou mesmo focar em alguma delas, e os aprovados para a segunda fase também possuem um segundo intervalo de tempo para estar relembrando de alguns conteúdos.
Dessa forma, se o leitor ficou interessado em participar, as inscrições devem ser realizadas no máximo até o dia 19 deste mês de agosto. É possível inscrever-se no site da banca organizadora do processo de seleção, que mais uma vez será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Assim, basta acessar ao seguinte endereço eletrônico: https://oab.fgv.br/. Fica importante destacar que o processo de inscrição só é validado após o pagamento de uma taxa, equivalente a R$ 260.
É muito comum ouvir queixas de inúmeras pessoas que temem em realizar a prova da OAB. A dificuldade se resume basicamente devido ao grande número de conteúdo que é cobrado na prova. No entanto, se o participante fez a graduação levando o estudo das disciplinas a sério, fica mais fácil organizar um bom planejamento de estudo e revisão.
Ana Paula
Döhler, gigante têxtil de SC, abre quase 100 vagas de emprego com benefícios como plano de saúde e transporte fretado.… Leia Mais
Com vagas para ensino fundamental, médio, técnico e superior, a WEG está em busca de novos talentos em várias regiões… Leia Mais
O Trainee Alpargatas 2025 oferece uma jornada de 12 meses com salário competitivo, desenvolvimento de projetos e oportunidades em negócios… Leia Mais
Saiba em que casos um terceiro que não consta da decisão judicial pode responder. No Brasil, a possibilidade de condenação… Leia Mais
Se você possui experiência em logística e quer uma oportunidade em uma das maiores empresas do Brasil, a JSL abriu… Leia Mais
O Programa Trainee Alpargatas 2025 é a oportunidade perfeita para jovens talentos que desejam iniciar suas carreiras na empresa por… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies