Concursos Públicos Abertos na Marinha 2021



Confira aqui os principais concursos públicos com inscrições abertas na Marinha.

Já estão abertas as inscrições para 3 concursos para tenente da Marinha.

Os novos concursos da Marinha oferecem 52 vagas com salários de R$ 9.000. As oportunidades são para quem tem curso superior em diferentes áreas.



Esta pode ser a chance para você que deseja ingressar na Marinha. Desde o dia 9 de julho estão sendo recebidas as inscrições para três diferentes concursos da Marinha. Entre as vagas disponíveis, há 25 vagas para o Corpo de Engenheiros, 16 para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar e 11 para compor os Quadros Complementares da Armada de Fuzileiros Navais e Intendentes.

Para se inscrever em qualquer um dos três processos de seleção, o candidato deve entrar no site: www.ingressomarinha.mar.mil.br. O fim das inscrições depende de cada processo seletivo. A idade limite para poder concorrer também muda de acordo com cada concurso.



Taxa de inscrição

O valor cobrado pela participação nos concursos da Marinha é o mesmo para os três, que é de R$ 130.

Confira a seguir alguns detalhes de cada um dos concursos:

Corpo de Engenheiros

Para concorrer a uma das 25 vagas do Corpo de Engenheiros, a inscrição deve ser realizada até o dia 31 de julho. Podem participar deste processo seletivo candidatos que tenham a idade máxima de 36 anos completados até 1 de janeiro de 2022.

Veja como estão distribuídas as vagas de acordo com cada especialidade da Engenharia: 1 vaga para Engenharia Aeronáutica, 1 para Engenharia Cartográfica, 2 para Engenharia Civil,2 para Engenharia de Produção,1 para Engenharia de Sistemas da Computação, 2 para Engenharia de Telecomunicações, 3 para Engenharia Elétrica,3 para Engenharia Eletrônica, 5 para Engenharia Mecânica e 1 para a Engenharia Mecânica de Aeronáutica.

Provas

Os candidatos a uma das 25 vagas do novo concurso para Corpo de Engenheiros da Marinha farão prova objetiva que avaliará o conhecimento em sua área e uma redação. A previsão é que a primeira ocorra em setembro, ainda na primeira quinzena. E a segunda prova, a de redação, está prevista para novembro. Além da prova discursiva, o candidato deve também traduzir um texto (Língua Inglesa).

Quadro Técnico do Corpo Auxiliar

Para o concurso do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha, as inscrições vão até o dia 2 de agosto. Podem disputar uma das 16 vagas para tenente, pessoas de ambos os sexos e que tenham até 35 anos no dia 1º de janeiro de 2022.

Confira agora as áreas de formação e vagas disponíveis para cada uma destas áreas: 2 vagas para Comunicação Social, 4 para Direito, 2 para Estatística,1 para área de Informática (banco de dados),1 para Informática (desenvolvimento de sistemas),1 Informática (infraestrutura de TI), 1 Informática (segurança da Informação, 1 para Pedagogia, 2 Segurança do Tráfego Aquaviário e 1 para Serviço Social.

Provas

As provas objetivas e discursivas têm a previsão para acontecer na segunda metade do mês de setembro.

Quadros Complementares da Armada de Fuzileiros Navais e Intendentes

As inscrições seguem até o dia 31 de julho. Para as vagas de Oficiais da Armada e do Corpo de Fuzileiros Navais apenas candidatos do sexo masculino podem participar. Mulheres podem se inscrever para as vagas de Intendentes, que estão disponíveis para os do sexo feminino e masculino. Há também a exigência de que a idade máxima não ultrapasse 29 anos completados até o dia 1º de janeiro de 2022.

Para este concurso, são 11 vagas que estão distribuídas para as seguintes áreas de formação: 3 vagas para Administração, Ciências Contábeis ou Economia;1 para Educação Física; 2 Engenharia (concentração em eletrônica); 2 para Engenharia (concentração em máquinas); 2 Engenharia (concentração em sistemas de armas);1 Engenharia (concentração em química).

Provas

Marcada para 26 de setembro, a prova objetiva terá 50 questões que avaliarão os conhecimentos profissionais do candidato e o seu conhecimento da Língua Inglesa. Os candidatos também farão uma redação. Todos os aprovados na primeira fase são convocados para outras etapas.

Os que forem aprovados nos exames dos três concursos passam por outras fases que acontecem em janeiro e fevereiro de 2022. São elas: inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, análise dos títulos e verificação de documentos.

Curso de formação para os admitidos

Haverá um curso de formação para os que forem admitidos, e este curso se dará no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW). O CIAW está localizado no Estado do Rio de Janeiro.

A duração do curso é de 31 semanas para os aprovados nos dois primeiros concursos (Corpo de Engenheiros e Quadro Técnico do Corpo Auxiliar). Ao final do Curso se tornam primeiro tenente e podem servir em qualquer parte do território brasileiro.

No terceiro concurso (Quadros Complementares da Armada de Fuzileiros Navais e Intendentes), fica assim o tempo de curso:

  • 31 semanas – oficiais da Armada
  • 34 semanas – fuzileiros
  • 36 semanas – intendentes

Após a conclusão do curso de formação, recebem a nomeação como segundo tenente e podem servir em qualquer parte dentro do território brasileiro.

Benefícios durante o curso de formação

Durante o período em que se preparam, os recrutas recebem uniforme, alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.

Concursos Públicos Abertos na Marinha 2021

Henri Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *