Banco do Brasil – Concurso Público 2021 para Nível Médio Completo



Seleção oferece mais de 4 mil vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho de 2021.

Na última segunda-feira (12), o Banco do Brasil abriu um concurso para o cargo de escrituário. De acordo com as informações divulgadas, a instituição bancária conta com 4,480 vagas. Entre essas, 2.240 são para ingresso imediato e as outras 2.240 são para formação de cadastro de reserva.

Vale ressaltar que as vagas do Banco do Brasil serão distribuídas entre duas áreas do cargo citado: agente comercial e agente de tecnologia. As inscrições, por sua vez, podem ser efetuadas através do site da Fundação Cesgranrio, banca responsável pelas provas do concurso. Além disso, o edital referente ao concurso pode ser acessado através do site da mesma instituição.



É possível afirmar que o período de inscrições para o concurso teve início ainda no dia 24 de junho. Ele se estenderá até o dia 28 de julho, às 23h59. A respeito de valores, conforme o divulgado, será cobrado um valor fixo independente do cargo e a taxa é de R$38.

Entretanto, pessoas que possuem a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), bem como membros de famílias de "baixa renda", possuem direito à isenção da taxa de inscrição do concurso do Banco do Brasil. Além disso, vale pontuar que, segundo a Lei 13.656 e o Decreto nº 6.135, além dos dois grupos citados anteriormente, os doadores de medula óssea também estão isentos.



De acordo com o divulgado através do edital, os candidatos que forem aprovados no processo seletivo terão salário inicial de R$3.022,37. Além disso, receberão uma série de benefícios do Banco do Brasil. Entre eles é possível destacar a participação nos lucros da instituição, segundo os termos presentes na atual legislação e no acordo sindical atualmente vigente. Outros benefícios oferecidos aos aprovados são o auxílio-creche, o vale alimentação, o auxílio a filhos com deficiência, o vale transporte, entre outros devidamente destacados no edital do processo seletivo.

Também se mostra válido pontuar que as vagas oferecidas para o concurso do Banco do Brasil cotemplarão candidatos que possuem nível médio completo. O processo de seleção, por sua vez, contará com quatro etapas diferentes.

Assim, na primeira delas o candidato será avaliado quanto aos seus conhecimentos através de uma prova objetiva e que tem caráter tanto elimintário quanto classificatório. Na prova em questão serão cobrados conteúdos de Português (10 questões), Inglês (5 questões), Matemática (5 questões) e Atualidades do Mercado Financeiro (5 questões). A etapa também contará com uma parte específica na qual serão exigidos dos candidatos conhecimentos sobre Probabilidade e Estatística (5 questões), Conhecimentos Bancários (5 questões) e Tecnologia da Informação (35 questões).

A segunda etapa, por sua vez, se refere a uma prova de redação, que também possui caráter elimintário e será avaliada quanto a adequação ao tema, adequação à tipologia textual, o emprego apropriado dos mecanismos de coesão, a capacidade de seleção e organização de argumentos pertinentes e o domínio da modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa.

Os candidatos que forem aprovados nessa etapa seguirão para a terceira, que consiste em uma aferição da veracidade da autodeclaração, que é prestada por candidatos que desejem concorrer às vagas dedicadas para pretos e pardos.

Por fim, a última etapa do processo seletivo do Banco do Brasil consiste na realização dos devidos procedimentos adimissionais e da perícia médica. Essa etapa também possui caráter eliminatório. Vale pontuar que todas as etapas descritas são de responsabilidade da Fundação Cesgranrio.

Sobre as vagas reservadas para grupos prioritários, é interessante destacar que 5% delas serão dedicadas para as pessoas que contarem com algum tipo de deficiência física. Além disso, o total de 20% das vagas foram reservados para os candidatos que se autodeclararam pretos e pardos no ato da inscrição.

As provas do concurso estão previstas para acontecer no dia 26 de setembro.

Banco do Brasil - Concurso Público 2021 para Nível Médio Completo

Nayara Silva Guimarães

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *