Sisu 2021 – Matrículas

Categorias: 2021 - Faculdades - Matrículas - Sisu

Os alunos cadastrados no Sisu poderão realizar suas matrículas entre os dias 14 e 19 de abril de 2021 nas instituições de ensino.

Boas novas para os estudantes brasileiros.



Os diretores do Sistema de Seleção Unificado, ou Sisu, órgão atrelado ao Ministério da Educação, iniciaram o período de inscrições para o ano letivo deste primeiro semestre de 2021. A abertura iniciou no dia seis (6) e finalizou no dia nove (9) deste mês de abril. Requisito obrigatório de cada estudante: portar a nota que o mesmo alcançou por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, ou Enem, do ano passado, 2020.

Portanto, estejam todos os jovens estudantes atentos que para ingressar no Sisu, nenhum poderá apresentar nota zero na redação proposta pelo Enem de 2020. O critério de avaliação dos alunos consistirá no peso que cada prova apresenta para o curso optado pelo estudante, variando e devendo ser consultado pelo próprio edital da instituição superior em que tenha interesse ou via site oficial do Sisu. Assim, as notas de cada acadêmico no Enem de 2020, já anunciadas na semana anterior, já estão disponíveis para serem verificadas pela Página do Participante ou por meio do aplicativo criado pelo Enem.

Sobre o cadastro de inscrição:

Todos os estudantes interessados em ingressar no Sisu deverão apresentar interesse em, no máximo, duas alternativas de curso e instituição, sabendo especificar com clareza a ordem da preferência. Portanto, o acadêmico deverá escolher pela ampla concorrência de vagas, ou por aquelas previamente reservadas via políticas de cotas, abrangendo pessoas com deficiência ou afrodescendentes. Assim, as normas deixam bem claro o procedimento: não será permitido inscrição de estudantes em mais de uma modalidade para a concorrência, ou seja, em um curso e turno equivalentes, para a mesma instituição de ensino e região onde há vagas.



Ao consultar o site do Sisu, todos os estudantes poderão verificar a notificação que indica corte em relação a cada instituição que participa do programa, incluindo a região onde se oferta a vaga, o tipo de curso o turno e a modalidade da concorrência. Perfis e dados serão constantemente atualizados, entre períodos de formação, de acordo com o processamento de inscrições. Ao longo desse tempo, todo estudante terá direito de mudar suas escolhas, como também efetuar o cancelamento de sua inscrição. O processo seletivo perpetrado pelo Sisu está baseado nas mais recentes alterações efetuadas e devidamente confirmadas pelo sistema.

Sobre o resultado:

A divulgação do resultado definitivo, a única chamada a ser efetuada pelo Sisu, será na anunciada a partir do dia 13 deste mês de abril. No caso de se alcançar notas equivalentes, desde os critérios próprios da classificação, será efetuado o processo desempate no ato da matrícula e, a partir disso, haverá uma pequena seleção que dará vantagem ao candidato que puder comprovar a mais baixa renda familiar. As matrículas serão realizadas entre os dias 14 e 19 deste mês de abril. Os horários e os locais específicos para o atendimento serão definidos conforme o critério de cada instituição participante.

Sobre a lista de espera:

Todos os estudantes interessados em manter-se, pelo menos, na relação de espera, deverão apresentar seus interesses a partir de acesso ao site oficial do Sisu, entre os dias 13 e 19 do mês de abril, mas, neste caso, somente para um curso entre os dois optados.

Os estudantes aprovados na seleção e ingressos na chamada regular em apenas um dos cursos escolhidos, não terão direito a entrar nessa lista de espera, independentemente de já haver efetuado ou não a matrícula na instituição para onde será encaminhado. As normas para as cadeiras ainda não ocupadas, dentro da chamada regular, ainda estão para ser anunciadas no documento de edital publicado por cada instituição que esteja participando desse programa.

Por Paulo Henrique dos Santos

Please follow and like us:


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *