Emprega mais, Empreenda Juventude – Cursos Profissionalizantes 2021

Categorias: 2021 - Cursos - Cursos Profissionalizantes - Cursos de Capacitação - Rondônia

Programa oferece mais de 600 vagas em sua segunda fase.

Novos cursos profissionalizantes estão sendo abertos ao público de jovens estudantes. A meta é capacitar para, em seguida, empregar.



De acordo com recente publicação do Governo do Estado Rondônia, a partir de ação perpetrada pela Superintendência da Juventude, da Cultura, do Esporte e do Lazer, a Sejucel, mantendo importante parceria junto ao Instituto Estadual para Desenvolvimento da Educação Profissional em Rondônia, o Idep, e mais a Junta Comercial do próprio Estado, a Jucer, está sendo promovido um novo portfólio de cursos profissionalizantes, abrindo mais 600 vagas, que vão preencher a segunda fase deste amplo programa de responsabilidade da organização Emprega Mais, Empreenda Juventude. O lançamento oficial se deu no dia 17 do mês de março, por meio de videoconferência, em um evento realizado via site oficial da Sejucel.

Esta novidade, no projeto, foi oficialmente divulgada no dia cinco (5) deste mês de abril, em outra transmissão online, também por meio do site institucional da própria Sejucel, contando com a presença da autoridade superintendente da Sejucel, com a participação do presidente do Idep, do presidente da Jucer, e da equipe de coordenação do programa da Juventude do Estado de Rondônia.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, a intenção, inicialmente, estava em a Sejucel promover capacitação de 400 jovens estudantes, na primeira fase do curso, nesse primeiro semestre de 2021. São 100 alunos inscritos em cada curso, entretanto, dado que esse programa, sem querer, teve uma repercussão muito maior que as expectativas, recebendo solicitações de inscrição de mais de 600 jovens, em menos de duas semanas e, por conta da demanda, que dobrou, os gestores do projeto decidiram abrir mais 400 cadeiras para os cursos já disponibilizados, abrangendo, nessa ação, dois cursos a mais, dispondo de 100 cadeiras, cada qual, atendendo às solicitações. Tudo isso somou 1000 vagas entre as duas etapas.



Todos os cursos que fazem parte desta grade da Sejucel e da Idep estão categorizados em conformidade com os segmentos ou em conformidade com as necessidades do próprio Estado, dentro dos fundamentos do Plano Estratégico Estadual, no sentido de evitar que os problemas e questões sociais se intensifiquem durante esse período de pandemia, que gerou crises de todos os tipos, sociais e econômicas. Os cursos abrangem as seguintes áreas:

Setor de empreendedorismo; de atendimento ao público; na área de auxiliar administrativo; na área de gestão em propriedade rural; na área de assistente em recursos humanos e na área de relações interpessoais. A meta não é só capacitar, mas encaminhar os jovens para essas áreas de trabalho. Certamente não haverá vagas para todos, mas, todos terão essa formação reconhecida.

Sobre o programa:

A organização que compõe o Projeto “Emprega mais, Empreenda Juventude” trabalha na constante promoção de cursos gratuitos na área de Ensino a Distância, ou EAD, inteiramente dedicados às áreas de capacitação profissional de jovens acadêmicos entre 15 a 29 anos de idade, no sentido de conduzir todos ao mercado de trabalho, como também promover grande incentivo à abertura de mais empresas, empreendimentos.

Todas as pessoas interessadas, cujos perfis estejam conformes com o que é exigido, poderão cadastrar inscrições, acessando site oficial do Idep: http://dados.prefeitura.sp.gov.br/fi/dataset/idep.

As inscrições começam no dia seis (6) deste mês de abril, e as aulas iniciam no dia 16. Os cursos para os 400 inscritos, da primeira fase, iniciaram no dia cinco (5), em modalidade online. Todos os estudantes receberão certificados de conclusão conferidos pelo Governo Estadual de Rondônia. Até o fim do ano serão ministrados mais cursos, e mais vagas serão abertas, conforme a demanda crescer.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *