Concurso PC PA 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - Concursos Públicos - Pará - Polícia Civil

O Concurso Público da Polícia Civil do Pará tem 1.088 vagas para as funções de Delegado, Escrivão, Investigador e Papiloscopista.

Os concursos públicos estão começando a se avolumar neste fim de ano, com a parcial normalização das atividades em todo o país, apesar dos decretos que limitam as ações econômicas e sociais.



Este é o novo certame promovido pelo departamento da Polícia Civil do Estado do Pará, cujo período de inscrições iniciou e tem meta de preenchimento de 1.088 postos efetivos destinados a cargos nas seguintes funções: de Delegado, de Escrivão, de Investigador e na função de Papiloscopista. Este processo de seleção está sendo regido sob a responsabilidade da organização determinada como banca organizadora, o Instituto AOCP.

Itinerário deste concurso:

O período de cadastro de inscrição iniciou, oficialmente, no dia sete deste mês de dezembro e finalizará no dia quatro do mês fevereiro de 2021. A taxa está estipulada em dois valores distintos, conforme o cargo, ou seja, 140 reais para o cargo de Delegado e de 70 reais para as demais funções. A aplicação das provas objetivas está agendada para o dia 21 do mês de março de 2021, no caso, para o cargo de Delegado, e para o dia 28 do mês março de 2021 para as funções de Escrivão, de Investigador e de Papiloscopista.

Sumarizando o essencial:

O novo documento de edital que abre o certame para cargos na Polícia Civil do Estado do Pará, cujo período de inscrições iniciou no dia sete de dezembro de 2020 e finaliza no dia quatro de fevereiro de 2021. O cadastro de inscrição deverá ser efetuado por meio do site oficial da banca organizadora, ou seja, o Instituto AOCP, conforme segue o link: www.institutoaocp.org.br. São duas taxas de inscrição, estipuladas em 140 reais para a função Delegado, e de 70 reais para todos os outros cargos.



Todos os cidadãos que necessitaram solicitar a isenção da taxa de inscrição tiveram a chance para esse procedimento pela internet, entre os dias 7 a 10 deste mês de dezembro de 2020, por meio de preenchimento de um Formulário para a solicitação de Isenção de Taxa de Inscrição, o qual ainda permanece disponível no site da banca organizadora: www.institutoaocp.org.br. Quem tiver interesse em recorrer à isenção ainda pode tentar. Este é um dos concursos mais aguardados do ano, que teve seu edital publicado com atraso, por conta da pandemia. Entretanto, a partir da parcial normalização das atividades, os concursos podem ser realizados, dentro das normas de segurança.

Sobre a relação dos cargos e a quantidade de vagas, seguem as informações:

Cargos na função de Delegado: 265 postos disponíveis; cargos na função de Escrivão: 252 postos disponíveis; cargos na função de Investigador: 818 postos disponíveis e cargos na função de Papiloscopista: 160 postos disponíveis.

Sobre o itinerário de provas no certame da PC/PA, seguem as informações:

Os cadernos de provas objetivas serão ministrados, como foi enunciado, no dia 28 do mês de março de 2021, para os cargos na função de Investigador, período matutino e para cargos na função de Escrivão e de Papiloscopista, período vespertino, com tempo de cinco horas para seu total preenchimento e resolução. O caderno de prova para a função de Delegado será realizado no dia 21 do mês de março de 2021.

Na relação abaixo seguem os seis municípios nos quais as provas objetivas serão realizadas:

Como o concurso preencherá cargos no Estado do Pará, as cidades onde serão aplicadas as provas são, além da capital Belém, em Marabá; na cidade de Altamira; na cidade de Santarém; de Redenção e na cidade de Itaituba.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *