Como Tirar a 2ª Via da Identidade? Onde Fazer, Quais os Documentos Necessários

Categorias: 2020 - Carteira de Identidade - Documentos

Saiba aqui como fazer a 2ª via da carteira de identidade.

O Registro Geral, mais conhecido como "RG" ou para muitos fins a "Carteira de identidade", possui um prazo de vencimento de no máximo 10 anos. Após esse periodo é necessário retirar uma nova via, renovando-o e permitindo que seja possível continuar utilizando o mesmo.



Com a carteira de identidade vencida você pode ter diversos problemas, como ser impossibilitado de tirar novos documentos, realizar cadastros ou se inscrever em concursos públicos. Portanto, é importante estar atento para a validade da sua documentação, evitando imprevistos.

Na nova versão do RG, é possível acrescentar no mesmo os números do Cartão do Cidadão e também os números do CPF, facilitando bastante a vida em diversas situações. Quando precisamos apresentar algum documento é necessário apresentar juntamente um outro documento que possua foto, dessa maneira, colocar tudo em um único documento ajuda muito.

Outros fatores responsáveis pela retirada de outra via, além da invalidez, são roubo ou perda. Nesses casos de roubo ou furto devesse fazer o Boletim de Ocorrência (B.O) e aprensentá-lo quando for retirar um novo RG.



A apresentação do B.O te insenta de pagar a taxa de renovação.

Como e onde tirar a segunda via do meu RG?

Se você se enquadra em algum dos três fatores em que é preciso renovar sua carteira de identidade (Vencimento, roubo ou furto e perda), a primeira coisa que precisa fazer é reunir os documentos necessários para apresenta-los.

A segunda, é preciso procurar imediatamente um posto de atedimento do governo que faça tal atividade, como por exemplo: o POUPATEMPO.

Caso a cidade onde você mora não conte com nenhum desses postos de atendimento, é possivel ir até a Policia Civil, que lá eles também podem fazer esse serviço para você.

Documentos necessários:

Confira quais são os documentos necessários para realizar a segunda via ou renovação;

  • Cartão do Cidadão original – Se você desejar que o número apareça no novo Registro Geral, também poderá ser substituído por PASEP ou PIS;
  • 2 fotos 3×4 – Recentes;
  • Certidão de casamento original ou uma cópia simples – Caso você já seja casado(a);
  • Boletim de Ocorrência original ou uma cópia simples – Em caso de roubo ou furto;
  • Comprovante de inscrição da Receita Federal ou CPF – Caso você deseje que o número apareça no novo Registro Geral;
  • Certidão de nascimento original ou uma cópia simples.

Custo ou taxa: É necessário pagar para tirar a segunda via do meu novo RG?

A resposta para essa pergunta é simples, Sim. É necessário pagar uma taxa no ato da renovação do documento.

Essa mesma taxa varia de acordo com cada região ou cidade, então confira qual o custo que se deve pagar onde você mora.

Insenção da taxa: É possível pedir insenção na hora de tirar a segunda via do meu RG? Confira se você se enquadra e como pedir insenção:

Sim, é possivel solicitar a insenção do pagamento da taxa no ato da renovação da Carteira de Identidade ou RG, em três casos;

  • O primeiro deles já mencionado anteriormente no texto, em caso de roupo ou furto, apresentando no ato do atendimento o B.O.
  • O segundo caso é, se você for um idoso já tem a insenção automatica, homens a partir dos 65 anos de idade e mulheres a partir dos 60 anos. Para isso é necessário apresentar qualquer outro documento pessoal e oficial.
  • O terceiro que isenta o pagamento da taxa é, caso esteja desempregado há mais de três meses.

Gabriele Souza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *