Como ser Produtivo no Home Office

Categorias: Empregos - Home Office - Trabalho - Vagas

Confira dicas para ser produtivo no trabalho home office.

Em tempos de pandemia, muitos trabalhadores se depararam com uma situação desafiadora, o trabalho em home office. Parece fácil e bastante simples trabalhar em casa, mas a verdade é que a tarefa acaba se mostrando mais complexa do que se imagina. É difícil conseguir ser produtivo quando se trabalha em casa, nem todos possuem um local adequado para realizar as suas tarefas laborais, outros tem criança em casa, e uma grande parcela se depara com as duas dificuldades. É por esse motivo que hoje nós vamos dar algumas dicas valiosas que podem te ajudar a ser mais produtivo no seu trabalho em home office.



Quando se está em casa é muito fácil se deixar interromper pelas tarefas domésticas, por esse motivo, é muito importante que você estabeleça um horário de trabalho e faça o possível para segui-lo à risca. Lembre-se que, caso você estivesse trabalhando fora, a louça iria ficar na pia e a roupa continuaria no cesto de roupa suja até o momento em que você voltasse e pudesse, então, se dedicar a isso. Pode parecer complicado conseguir ignorar os afazeres, mas esse é um grande vilão da sua produtividade.

Outra dica está na organização, você precisa, além de estabelecer um horário de trabalho, separar todas as tarefas que você tem que realizar e estabelecer metas para o dia. Tenha em mente que quando você se organiza, economizará muito mais tempo e, com certeza, o seu trabalho irá render mais. Sugerimos que anote tudo em uma agenda, planilha ou até mesmo post-it e sempre marque aquilo que já foi concluído. Essa prática irá ajudar a te manter focado.

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar um bom local para trabalhar em casa, mas faça o possível para conseguir um cantinho onde você possa ficar o mais longe possível de distrações, evite trabalhar na cama ou no sofá, são lugares que estão diretamente ligados aos seus momentos de relaxamento e podem te dar sono ou fazer com que se distraia com facilidade.



Mantenha-se motivado, não existe um trabalho produtivo se aquele que o realiza estiver desmotivado. E sabe uma ótima maneira para te ajudar nisso? Arrume-se para trabalhar. Não importa se você vai trabalhar em casa, mas quando nós executamos aquele ritual de preparação para mais um dia de serviço é como se nosso cérebro entendesse que está na hora de trabalhar e vai te ajudar a acordar e focar nas suas tarefas. Além disso, faz muito bem para a nossa autoestima, acredite.

Provavelmente no escritório em que você trabalha ou em qualquer outro lugar, você tem momentos de intervalos, não deixe eles de fora da sua rotina de home office. Estabeleça alguns intervalos curtos de 10 ou 15 minutos e relaxe um pouco, coma uma fruta e beba água. Esses momentos são importantes para te ajudar a seguir com todo o seu planejamento sem que se sinta esgotado, sem contar que também é uma forma de cuidar da sua saúde.

Não seja produtivo demais. Isso mesmo, você não leu errado, o que queremos dizer é que você deve seguir com as metas que você definiu para o seu dia de trabalho, ou seja, não exceda na quantidade de trabalho nem ultrapasse o seu horário. Isso provavelmente vai acabar te esgotando e só irá atrapalhar a produtividade do dia seguinte. Da mesma forma, não deixe trabalho acumulado para depois, faça aquilo que você se propôs a fazer através de metas realistas.

Em relação às crianças, sabemos o quanto é desafiador trabalhar com filhos em casa, mas uma boa dica é se programar quanto a isso também. Planeje atividades que irão mantê-las ocupadas enquanto você trabalha e crie uma rotina que se encaixe bem na sua. Lembre-se que a rotina é essencial para as crianças e sempre deixe claro que em alguns momentos você não irá poder brincar porque irá trabalhar. As crianças precisam estar cientes do seu horário de trabalho tanto quanto você!

Por Maria Leilane Azevedo de Souza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *