Progredir – 14 mil vagas para quem tem Bolsa Família e CadÚnico

Categorias: 2020 - Emprego - Progredir

Aprenda sobre o Programa Progredir, do governo federal

Com a finalidade de ajudar a parcela da população que está em situação de desemprego, o Ministério da Cidadania é responsável pela união entre brasileiros e oportunidades de ingressar no mercado de trabalho nacional. Com isso, o Programa Progredir abriu mais de 14 mil vagas para os cadastrados no Bolsa Família e no Cadastro Único. Entre essas vagas, há oportunidades de trabalhos diversos, cursos técnicos de qualificação e de incentivo ao empreendedorismo.



Entre as áreas ofertadas, há oportunidades para o ramo comercial, industrial, área de transporte, construção civil e diversas outras. Para facilitar o acesso à empregabilidade, o projeto não exige nível de escolaridade alto ou experiência na maioria das vagas ofertadas. Entretanto, é preciso ficar atento aos requisitos de cada vaga.
Enio Marques, secretário nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, afirmou que o objetivo desse projeto é gerar emprego para aqueles que mais necessitam e desejam voltar ao mercado de trabalho. Com isso, a abertura das vagas visa criar cidadãos financeiramente independente e capacitados ao meio industrial, técnico e econômico.
Vale ressaltar, ainda, que as vagas são disponibilizadas por todo o território nacional, ou seja, estão espalhadas pelas mais diversas áreas do país. Além disso, segundo a coordenadora geral de Mobilidades e Parcerias do Ministério da Cidadania, Alessandra Nunes, a iniciativa busca gerar renda e autonomia às pessoas que são beneficiadas pelos programas sociais. Com isso, há prioridade em criar oportunidades para os que estão em condições socioeconômicas mais vulneráveis.

Como se candidatar

Para participar do processo e se candidatar a uma das vagas disponíveis, é preciso ser participante do projeto Bolsa Família e do Cadastro Único. Com isso, o candidato deve fazer seu cadastro no site do Progredir, utilizando seu CPF. O portal oferece ainda a possibilidade de criar um breve currículo de maneira fácil e rápida, que pode ser um grande diferencial no processo seletivo. Além disso, o documento fornecido pelo candidato ficará disponibilizado a diversas empresas parceiras, aumentando as chances de ser selecionado.
Como já citado, o candidato deve criar um cadastro no portal mencionado. Para isso, deve selecionar a opção “Novo Cadastro” e informar o CPF, bem como o Estado onde mora. Logo depois, é necessário marcar a opção “Não sou um robô” e selecionar “prosseguir”. Após ser redirecionado para a página do Brasil Cidadão, o candidato deve clicar em “ir para a área de cadastro” e, logo em seguida, em “crie sua conta gov.br” caso ainda não tenha essa conta. Depois disso, basta escolher uma das formas de cadastro e preencher os campos solicitados. Por fim, deve-se clicar em “avançar” e cadastrar um e-mail e senha para ter acesso ao portal.
Feito isso, o candidato está cadastrado e apto a uma das vagas disponíveis.

Eixos do Progredir

A Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania coordena o Progredir, o qual está integrado a três eixos:



Intermediação de mão de obra: Identifica perfis de candidatos, intermedia empresas a currículos e aos solicitantes, encaminha pessoas para o mercado de trabalho nacional e cria ferramentas de elaboração de currículos.

Qualificação Profissional: Oferece cursos profissionalizantes de forma gratuita, bem como inclusão digital e, ainda, educação financeira.

– Empreendedorismo (MEI): Concede microcréditos a família inscritas no Cadastro Único a fim de criarem investimentos em pequenos negócios e oferece inclusão econômica, financeira e assistência técnica às pessoas que trabalham de maneira autônoma, as quais estão inscritas no Cadastro.

Por fim, vale ressaltar que o programa do Progredir é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, SEISP, a qual possui a finalidade de realocar pessoas desempregadas ao mundo do trabalho nacional.

Por Larissa Fonseca



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *