Como Trabalhar no Enem 2020 – Vagas para Fiscal de Prova

Categorias: 2020 - Enem - Fiscal

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 29 de setembro de 2020.

As oportunidades de trabalho estão começando a crescer nesse segundo semestre de 2020.



Recentemente foi aberto processo de recrutamento para trabalho no Exame Nacional do Ensino Médio, ou Enem, edição de 2020. O período de inscrições para vagas se estenderá até o dia 29 de setembro. Essa seleção está sendo promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. São postos voltados para cidadãos que desejem uma renda extra trabalhando no Enem de 2020.

Procedimento de inscrição:

O cadastro deverá ser efetuado via Rede Nacional de Certificadores. Estão aptos a participar os servidores públicos que estão em exercício neste ano de 2020, pertencentes ao órgão do Poder Executivo Federal, sob a regência da Lei número 8.112, ou docentes oriundos da rede estadual ou municipal do ensino efetivo, portando o devido registro do Censo Escolar de 2019. Outros requisitos exigidos pelo Inep são os seguintes:

– Possuir certificado de Ensino Médio (no mínimo);



– Não poderá estar inscrito, como participante, no Enem de 2020;

– Não possuir parentes, ou ser cônjuge, em linha reta, linha colateral ou por afinidade em até terceiro grau com pessoas inscritas neste Enem de 2020;

– Não possuir qualquer vínculo com atividades de processo logístico na elaboração, na impressão, na distribuição e na aplicação ou em observação de aplicação de testes do Enem, como também qualquer ligação com o processo de correção das redações;

– Portar smartphone, tablete e (ou) computador que tenha acesso à internet.

Sobre o processo seletivo:

Cada candidato que atender corretamente às exigências acima será convocado, a partir do dia 14 do mês de outubro, para participar do curso de capacitação, preparação para a atuação.

O processo de capacitação será realizado a distância, promovido pelo Inep no sentido de divulgar as normas, os procedimentos e demais critérios técnicos na RNC. Deste modo, todos estarão preparados para ministrar o Enem de 2020. O curso preparatório é obrigatório para todos os candidatos convocados.

Todas as pessoas interessadas deverão portar smartphone ou tablet, que mantenha acesso à internet móvel, como também um computador que possibilite a realização do curso de preparação.

Estarão plenamente aptos para atuação neste Enem todos os candidatos que, no curso de preparação, alcancem grau de capacitação acima de 70%. O cargo é para a função de certificadores.

Sobre a função e a remuneração:

O trabalho de certificador consiste na responsabilidade sobre a efetiva e correta realização de todos os procedimentos, que garantam aplicação eficiente das provas deste Enem; atuar no registro pelo sistema eletrônico de informações coletadas na base da própria atuação e manter o Inep informado sobre qualquer problema que possa ser identificado entre os dias de provas.

O cargo de certificador tem remuneração de 342 reais diários. O critério de pagamento está em conformidade com a carga horária de servidor público no Poder Executivo Federal, que é de 28 reais a hora. Todos os candidatos receberão o valor somente após a realização das provas do Enem 2020.

A quitação do valor de vencimento será condicionada à apresentação de Relatório sobre a certificação e a finalização de toda a demanda, por meio do sistema web ou de aplicativo da RNC.

O Enem de 2020 será realizado sob todas a normas de higiene, devido ao período de pandemia de Covid-19. Assim, todos os colaboradores do cargo de certificador deverão portar álcool em gel e utilizar máscara de proteção no dia em que as provas forem ministradas.

Devido ao adiamento do exame, em decorrência da pandemia, as provas do Enem de 2020 serão ministradas ano que vem. A versão impressa dos cadernos de provas será aplicada entre os dias 17 e 24 do mês de janeiro de 2021. A versão digital deverá ser ministrada entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *