Trabalho em Casa – Direitos e Obrigações do Trabalhador

Categorias: Direito - Direitos e Deveres - Home Office - Trabalho em Casa

Saiba aqui quais são os direitos e obrigações do trabalhador ao trabalhar em home office.

Com a pandemia do Covid-19, também conhecido como novo Coronavírus, os governos dos estados decretaram quarentena, isto é, determinaram que as pessoas fiquem isoladas, cada uma em sua residência e não saiam de casa. Por conta disso, algumas empresas mudaram o sistema de trabalho do modelo convencional e mais adotado para o não tão utilizado home office, que é quando o colaborador realiza de casa as suas atividades e tarefas. Para você ficar por dentro deste assunto e se adaptar melhor a este sistema de teletrabalho, preparamos um artigo com dicas de cuidados com a sua saúde ocupacional, sobre de que forma os móveis devem ser utilizados, bem como suas obrigações e direitos quanto a este tipo de trabalho.



Saúde ocupacional

Da mesma forma que há a preocupação das condições de trabalho com o funcionário na empresa, é preciso ficar de olho para os cuidados da saúde ocupacional, quando ele realiza a função em teletrabalho. O funcionário deve ficar atento a recomendações sobre condições de trabalho no seu ambiente doméstico, equipamentos e também em relação a ergonomia.

O espaço onde se irá realizar o trabalho deve ser afastado de todo o movimento da casa, ter silêncio e tranquilidade, para que se consiga realizar as atividades sem interrupções. Já em relação aos equipamentos de ar condicionado, eles não são indicações já que é orientado que se tenha um ar saudável e uma temperatura adequada, que devem variar entre 24 º e 26 º. O ideal é abrir a porta por 10 minutos para que se tenha corrente de ar e trabalhar com as janelas abertas. Além dessas condições, o ambiente de trabalho precisa ser iluminado.

Móveis

O ideal é que a cadeira seja confortável e que tenha uma almofada ou um estofamento que seja macio, já que se fica muito tempo sentado, trabalhando. Já em relação a altura do mobiliário é preciso que a lombar fique encostada ao fundo, os pés apoiados e os joelhos a 90º. Essa é a postura básica que se deve ter. Se a cadeira tiver braço, melhor ainda para descansar.



É importante que se tenha uma mesa para que se coloque o computador, evitando que o equipamento fique no colo ou o profissional deitado ou sentado no sofá. Já a tela do computador deve estar na altura dos olhos para que a coluna cervical não seja forçada. Em relação a altura da mesa é preciso que não se eleve os ombros na hora de usar o mouse ou o teclado. A mesa também é imprescindível para que se coloque os objetos que são utilizados com mais frequência.

Como a tendência é ficar sentado por muito tempo, isso pode trazer malefícios para a postura. Deve-se fazer uma pausa compensatória, para variar de postura, onde se levanta e por um período curto de tempo se faça algo. A sugestão também ao se levantar é caminhar.

Obrigações e direitos

Para realizar o sistema de trabalho home office as empresas que optarem por esta modalidade devem fazer um contrato aditivo especificando os parâmetros dos custeios da estrutura de trabalho, bem como as tarefas. Dentre os itens estão, por exemplo, conexão e equipamentos. Além disso, as empresas podem realizar o corte de benefícios como o vale transporte, já que não será utilizado neste período de teletrabalho.

Já em relação a obrigação da ida ao trabalho, as empresas devem fazer valer a segurança e saúde de seus funcionários, embora ele tenha a obrigação de prestar os serviços. Caso o colaborador perceba que a empresa não adota as medidas que são consideradas mínimas de prevenção, ele pode recusar trabalhar em uma área que ofereça risco a sua saúde.

Kika Akita



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *