Lockdown horizontal pode salvar vidas mas afetar o seu emprego

Categorias: Lockdown Horizontal - Lockdown Vertical - Vagas de emprego

O que é mais importante: salvar vidas ou manter a estabilidade econômica? A resposta é óbvia. Ambos são muito importantes. Mas de que forma o Lockdown Horizontal pode favorecer mais um lado do que outro?



Muito se fala em seguir as estatísticas de outros países como base para tomar decisões internas sobre o que fazer no Brasil. Mas… Será que realmente é o mais sábio a ser feito? Naturalmente não. Cada país tem as suas particularidades (clima, demografia, idade da população, densidade, cultura, etc.) e a forma como o vírus deve ser combatido pode ser diferente para cada localidade. Até mesmo no Brasil, um dos maiores países do mundo, não é possível que exista um comportamento padrão no combate a esta pandemia. As regiões centro-oeste e norte, por exemplo, estão sendo minimamente afetadas (por enquanto) e a forma de isolamento poderia ser tratada de uma forma diferenciada. Já as regiões sul e sudeste onde estão localizados boa parte dos casos (e mortes) poderiam seguir com as atuais atitudes mais severas de controle e isolamento. Dito isso, a pergunta que fica é: mas até quando? até quando será possível suportar a economia em detrimento da saúde? Conforme reportado no início, ambos os lados são importantes, e um isolamento social prolongado pode trazer muitos malefícios à população. E aqui não estamos falando apenas do aumento do número de desempregados, mas também do crescimento do número de doenças a estas pessoas que estão confinadas em seus lares (depressão, ansiedade, suicídio, etc.).

Mas afinal, o que deve ser feito neste momento? Quem deve participar do processo decisório? Atualmente e infelizmente, este assunto tem sido muito mais político do que técnico. Ao invés dos governantes gastarem o seu tempo e esforços conversando com especialistas, cientistas e técnicos no assunto, acabam por colocar a política em primeiro lugar. Não é hora de palanque. Não é hora de campanha eleitoral. É hora de sentar com quem entende do assunto e discutir as melhores políticas públicas de saúde para as próximas semanas. O Ministro da Saúde parece estar alinhado a tese da análise regional para fins de isolamento. Ou seja, em cada localidade poderia ser tomado um posicionamento distinto quanto ao tipo de Lockdown (Horizontal ou Vertical). Onde há mais casos obviamente o Lockdown Horizontal poderia demorar um pouco mais tempo. No entanto, em lugares mais brandos, o Lockdown Vertical evitaria que a economia daquela localidade perca renda e ocasione desemprego. O Brasil é grande demais para que as decisões sejam tomadas de maneira totalitária neste momento.

Qual sua opinião acerca do tema? Generalizar ou Focar? Até que ponto as decisões federais são (ou serão) mais sensatas que as estaduais ou municipais? Pense. Analise. Tire as suas conclusões.





Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *