Home Office durante a Quarentena do Coronavírus

Categorias: Dicas - Home Office - Trabalho

Confira dicas de como organizar o home office durante o período de quarentena do coronavírus no Brasil.

Duas situações estão transformando a vida contemporânea das profissões em ações cada vez mais dinâmicas e seguras. A epidemia de um novo vírus está trancando quase todo mundo em casa. Entretanto, a vida deve continuar, e a produção também, em todos os sentidos. Um fator de risco não pode parar por completo a atividade econômica de uma nação. O empresário precisa produzir, o empregado precisa ganhar seu pão e o consumidor precisa adquirir produtos de sua necessidade. Com o advento dos tempos modernos, muitas profissões de grande relevância podem ser exercidas em casa, ou, como se diz hoje: Home Office.



Diante do crescente caso da presença do Covid-19, o chamado coronavírus, em quase todo o território brasileiro, depois da Europa e EUA, grande e inúmeras companhias estão adotando a modalidade de expediente de trabalho home office para os seus colaboradores nesse período de quarentena instituído pelo próprio governo federal. Deste modo, nesse artigo, estão registradas algumas dicas de como organizar o trabalho em forma de home office:

A – Primeiramente, escolher móveis de tipo multifuncionais. É necessário estabelecer um ambiente que copie de tal modo um escritório, que é como se a pessoa se sentisse no seu emprego fora de casa. Se houver pouco espaço, será necessário efetuar adaptações na própria mesa de jantar, ou optar por cavaletes no sentido de formar uma mesa específica, adequando uma parte de sua casa em estilo funcional, atendendo à demanda mínima de um ambiente laboral.

B – Investir em um tipo de cadeira bem confortável, aquelas cadeiras padronizadas de escritório, para facilitar a postura e ajudar na própria boa produtividade do trabalho, já que uma cadeira de tipo sala de jantar, não serve para se permanecer mais de uma hora acomodado. É necessária uma acomodação própria de ambiente de trabalho, que seja aconchegante e que proporcione a mais adequada postura para um legítimo escritório, no qual se possa trabalhar com compromisso.



C – Manter uma mesa só para o trabalho, ou seja, uma mesa funcional, sobre a qual estejam pousados todos os materiais necessários à profissão que se exerce. Portanto, será necessário evitar acumular papéis e esquecer objetos espalhados por toda a superfície desta grande ferramenta de trabalho que é a mesa de escritório, é necessária muita organização, para que tudo esteja ao alcance da mão de modo prático, e tudo volte para o seu devido lugar. Uma desorganização pode chamar a nossa atenção e desviar nosso foco ao longo das horas de trabalho.

D – É muito importante manter uma boa iluminação no ambiente que se estabeleceu em casa como local de trabalho. Isso pode ser feito de duas maneiras, ao mesmo tempo: manter a já citada mesa profissional bem próxima à janela. A luz do sol, além de iluminar todo o ambiente de trabalho, também nos mantêm mais despertos para as atividades, como ajuda na circulação de ar por todo o ambiente.

E – Muitíssimo importante: estabelecer uma rigorosa rotina de trabalho. Estar em casa nos faz afeitos a muitas distrações, pois estamos à vontade, dado que nem precisamos trabalho de terno, gravata, ou de uniforme. É fundamental manter horários fixos, prioridades entre as tarefas a serem cumpridas, horário para comer e descansar. Nunca deixe de lançar mão de tecnologias para manter o ambiente Home Office muito mais organizado.

Estas dicas são essenciais para se estruturar um bom ambiente de trabalho que, mesmo improvisado para a quarentena, pode ser um bom modelo para quem atua profissionalmente como autônomo. É muito importante, também, saber que mesmo diante de uma epidemia, ou de uma pandemia, todos os cuidados estão sendo tomados. Na atualidade, dificilmente um vírus impõe sua força destruidora, como há 100 anos. Confiança e coragem.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *