Saque do FGTS e PIS/PASEP 2019 – Regras e Dúvidas





Confira aqui quem pode sacar o FGTS e PIS-Pasep 2019.

Depois das pautas discutidas no congresso sobre a previdência, os trabalhadores do Brasil estão ansiosos para saber as novas normas de saque do FGTS e PIS/PASEP. Sem mais delongas, pois o tempo urge para todos, seguem as questões fundamentais que orientarão os trabalhadores sobre saques nos dois sistemas:

1 – Quanto uma pessoa poderá sacar em seu PIS-Pasep?

Toda pessoa que possuir os recursos do PIS-Pasep terá direito de sacar o valor de forma integral.




2 – Qual o procedimento necessário para efetuar o saque de PIS-Pasep?

As pessoas que forem “cotistas” de PIS têm o dever de efetuar seus saques em qualquer uma das agências da Caixa Econômica Federal, sendo que os saques de Pasep, deverão ser efetuados em agências do Banco do Brasil. Até o momento não foi definida uma data de limite. Os saques poderão ser efetuados a partir deste mesmo mês de agosto.

Veja também:  Programa de Trainee Ensina Brasil 2019 - Como Participar

3 – Quanto cada pessoa poderá sacar de FGTS?

Todas as pessoas que são titulares de contas terão direito de sacar um valor de até 500 reais.


4 – Durante o governo de o ex-presidente Temer esse mesmo processo era possível somente nas contas inativas. Qual o procedimento com as novas regras?

Ao longo deste novo governo Bolsonaro, serão liberados os saques para as contas ativas, que estejam atreladas aos contratos de trabalho que ainda estão vigentes, e em contas inativas, em relação aos contratos de trabalho encerrados.

5 – Sobre esse valor de 500 reais, se trata de um teto?

Não se trata de um teto. Em realidade serão liberados 500 reais por conta. Se for apenas uma conta será apenas 500 reais. Caso o trabalhador possua até duas contas, o mesmo terá direito a mil reais, e assim por diante.

6 – Quando o trabalhador poderá efetuar o saque do valor no FGTS?

Este governo pretende anunciar oficialmente o novo calendário nesta mesma segunda-feira, dia 5 de agosto de 2019. Todos os saques estão previamente encadeados para liberação em saque entre o mês de setembro deste ano e o mês de março do próximo ano de 2020.

Veja também:  Vagas de Estágio na EATON 2019 - Inscrições e Requisitos

7 – Como cada pessoa receberá seu dinheiro?

Se o trabalhador possuir a chamada conta poupança, na Caixa Econômica estes recursos serão automaticamente depositados na mesma. Será necessário entrar em contado com a agência em caso de a pessoa não desejar que a soma caia direto na sua conta.

8 – Se a soma for transferida para outra agência bancária haverá custo nesse processo?

Existe a necessária e antiga tarifa de transferência cobrada pela Caixa Econômica, quando uma soma é transferida para outra conta, em outra agência, cujo valor está em 22 reais por cada operação. De acordo com dados do próprio ministério da Economia, cada trabalhador terá direito de efetuar o saque de FGTS no caixa da Caixa e ele mesmo portar seu dinheiro em espécie à outra conta, ficando isento dessa tarifa.

Veja também:  Bayer - Vagas de Estágio e Trainee 2019

9 – Qual o procedimento em relação ao chamado saque-aniversário?

Neste caso, cada pessoa que decidir ingressar nesse novo sistema terá direito de efetuar a retirada de um percentual bastante específico de seu FGTS todos os anos, sendo que esse processo inicia a partir do mês de abril do próximo ano de 2020.

10 – A pessoa que efetuar um saque de 500 reais no ano de 2020 terá o mesmo direito de efetuar novas retiradas efetuadas por meio do saque aniversário?

Neste caso será permitido. Trata-se de distintos programas. Este novo saque imediato não impõe barreira ao direito de saque dos recursos em relação ao chamado saque aniversário, em caso de o trabalhador decidir aderir ao novo sistema.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *