Crédito Consignado FGTS – Como Funciona





Saiba aqui como funciona o Crédito Consignado FGTS.

Nelson de Souza, o presidente da Caixa, já detalhou recentemente quais as regras para utilização do crédito consignado, o qual desconta diretamente na folha de pagamento dos funcionários que atuam na iniciativa privada e usarão, como garantia, o FGTS, o Fundo de Garantia.

Esta linha nova de financiamento passou a ser oferecida a partir do 26 de setembro desse ano. Aconteceu uma cerimônia, para que fosse realizado o lançamento, no Palácio do Planalto, juntamente com o presidente da república, Michel Temer.




Logo após, o presidente do órgão foi entrevistado pela imprensa com o objetivo de apresentar os critérios necessários para que os cidadãos possam realizar o pedido do novo modelo de empréstimo.

A Caixa Econômica Federal é a primeira instituição bancária a oferecer esse modo de empréstimo, o qual poderá também ser operado por meio de outras instituições bancárias. Para tanto, essas instituições terão de firmar convênios, realizados com as diversas empresas do Brasil para que os seus colaboradores consigam contratar este tipo de empréstimo.

Veja também:  O que é Crédito Consignado?

Hoje, no Brasil, aproximadamente 37 milhões de profissionais possuem contas que são vinculadas ao FGTS, tendo um total de R$ 190 bilhões. A Caixa, por meio de seus cálculos, informa que se 50% destes trabalhadores solicitam esse modelo de crédito pessoal, estima-se que seja injetada cerca de R$ 37 bilhões na economia do país.

Michel Temer, durante seu discurso na referida cerimônia, deu destaque à medida, que juntamente com outras tomadas por meio do governo federal, bem como a realização de saques das contas que se encontravam inativas do Fundo de Garantia e também do saldo presente no fundo PIS/Pasep, possui uma vertente econômica e outra social.

Souza ainda disse que este trabalho realizado pela Caixa Federal a favor do cidadão trabalhador possui de fato essa vertente econômica, o que significa uma maior circulação do dinheiro na economia.

Veja também:  O que é Crédito Consignado?

Conheça as taxas para adquirir o crédito

De acordo com a própria Caixa, é determinado por lei que a taxa máxima nesta modalidade de crédito, onde se tem a garantia do FGTS, seja de até 3,5% ao mês.

Já na instituição pública Caixa, estas taxas irão partir em 2,63%, isto levando em consideração o perfil do cliente como pessoa física e também do empregador.

Saiba sobre os requisitos exigidos pela Caixa Ecoômica Federal para a contratação do empréstimo

Os cidadãos que possuem interesse na obtenção do crédito da Caixa terão de preencher, entre diversos outros, os critérios apresentados abaixo:

  • O empregador deve ter convênio de consignação ativo com a Caixa Econômica Federal;
  • O empregado precisa possuir margem consignável disponível a qual irá averbar a parcela do empréstimo diretamente na folha de pagamento;
  • O profissional precisa ter um vínculo empregatício com pelo menos 12 meses junto à organizações do setor privado;
  • O cliente precisa receber se salário em alguma conta corrente na referida instituição bancária;
  • É preciso que o contratante do empréstimo tenha saldo de FGTS com o valor compatível ao qual deseja emprestar;
  • Assim como outros tipos de crédito, margem de consignação é de no máximo 30% do salário do cidadão.
Veja também:  O que é Crédito Consignado?

Como funciona a garantia dos valores

Os valores que são reservados como garantia se limitam a soma dos seguintes:

  • 10% do saldo que se encontra disponível na conta do Fundo de Garantia do requerente.
  • E 100% do valor da multa rescisória, a qual está prevista no caso do profissional ser demitido por algum motivo que não seja justa causa.

Solução de dúvidas

Os cidadãos que possuem dúvidas sobre este crédito, podem entrar em contato com a Caixa. O banco disponibiliza o SAC, o Serviço de Atendimento ao Consumidor, para tal finalidade, para entrar em contato deve-se ligar para 0800-726-0101. Lembrando que a ligação é gratuita.

FILIPE R SILVA



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *