Programa de Trainee – O Que é e Como Funciona

Anuncie sua vaga.

  

Saiba aqui mais informações sobre os Programas de Trainee das empresas.

Os Programas de Trainee constituem uma ótima chance para alavancar a carreira dos jovens profissionais que buscam se destacar no mercado de trabalho. Além disso, essa iniciativa é uma via de mão de dupla: o trainee é beneficiado e a empresa conta com a possibilidade de encontrar talentos que viram verdadeiros ‘diamantes’ para a organização.

O que são os programas de trainees?

Em linhas gerais, os programas de trainee são seleções realizadas por empresas e organizações que tem como principal função selecionar jovens profissionais, auxiliar no desenvolvimento deles e claro, reter esses talentos dentro das companhias, já que o foco é trabalhar as habilidades dos trainees e torná-los aptos para que possam atuar em posições estratégicas dentro das empresas.

Veja também:  Programa de Trainee Santander 2017

Quanto ganha o trainee?

É claro que a remuneração do trainee varia de acordo com a região do país (ou do mundo), com o campo de atuação da empresa, assim como de acordo com a própria área de atuação do profissional. Mas, em uma média nacional esses profissionais chegam a ganhar cerca de R$5 mil por mês, isso sem contar benefícios que são oferecidos.

É importante destacar algo interessante aqui: Esse valor pode parecer alto como salário, mas não é. Isso porque, como os trainees geralmente são profissionais que se destacam e uma fonte de retorno para a empresa, os salários chegam a ser ‘discretos’.

Qual é o perfil exigido da maior parte dos trainees?

Não é uma regra. Mas rotineiramente as empresas e organizações que abrem programas e seleções para trainees buscam por jovens profissionais recém-formados. Ou seja, profissionais que tenham idade entre 22 e 30 anos.

Veja também:  Trainee Kraft Heinz 2018 - Inscrições



Vale destacar que ter domínio de ao menos uma língua estrangeira não é algo desejável, é fundamental, um requisito mais do que obrigatório. Além disso, contar com um bom suporte em termos de capacitação (cursos) e se possível, ter concluído a graduação em alguma universidade renomada.

Quais são as principais características que um trainee precisa ter?

Tanto no processo de seleção quanto depois de ter conseguido a vaga é importante que o trainee trabalhe para desenvolver habilidades como flexibilidade, criatividade, boa comunicação, liderança, visão estratégica, capacidade de trabalhar em equipe, proatividade entre diversas outras.

Como um trainee é selecionado?

As etapas de seleção de um trainee podem variar de uma empresa para outra. Entretanto, a maior parte deles (os programas) contam com as seguintes etapas:

  • Inscrição
  • Testes online
  • Dinâmicas de grupo
  • Prova Oral de Inglês
  • Painel de Negócios
  • Entrevistas com diretores, gestores e executivos da companhia
Veja também:  Programa de Trainee BRF 2018

Cada uma dessas fases tem características específicas, mas todas são igualmente importantes, sendo que algumas vezes uma delas pode acabar servindo como critério de desempate entre os trainees.

Por Denisson Soares


 

Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *