Segunda Via da Carteira de Trabalho – Como Tirar





Saiba aqui como tirar a segunda via da carteira de trabalho.

Todo trabalhador brasileiro que trabalhe sob o regime CLT tem sua Carteira de Trabalho assinada pelo empregador, o que lhe assegura o recebimento de todos os seus direitos trabalhistas.

Nesse sentido, a Carteira de Trabalho é um documento imprescindível para o trabalhador, pois nele estão descritas informações muito importantes como a data de admissão, salário, tempo de trabalho, dados de seguro desemprego e data de saída do emprego.

Mas, pode ocorrer de o trabalhador perder esse documento ou ele simplesmente estragar, quando isso acontece é necessário tirar a 2º via do documento.

Mas como solicitar a 2º via da Carteira de Trabalho?

Veja também:  Caixa Econômica - Como fazer o Saque do FGTS com a Greve

Em primeiro lugar, se você perdeu sua Carteira de Trabalho, recomenda-se que você comunique à Polícia Civil, para fazer um Boletim de Ocorrência. Afinal, a Carteira de Trabalho é um documento, pois possui seus dados, sua foto, enfim, pode ser usado por outras pessoas má intencionadas.

Feito isso, você deve procurar Prefeituras, Subdelegacias Regionais do Trabalho, Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs) ou postos como Poupatempo e outros que oferecem esses serviços. Informe-se na sua cidade.

Agora, veja os documentos necessários para a confecção da 2º via:

– Comprovante de residência, que pode ser a conta de luz, água e outras.





– Documento de identificação, de preferência o RG, mas também pode ser a CNH;

Veja também:  Dicas de Como se Preparar para uma Vaga de Trabalho

– Documento que comprove o estado civil, como a Certidão de Nascimento para pessoa solteira e Certidão de Casamento para pessoas oficialmente casadas, separadas ou viúvas.

– Documento que forneça o número da Carteira de Trabalho perdida, que pode ser solicitado na empresa em que você trabalha atualmente ou seu último emprego. O importante é que traga o carimbo da empresa, número de CNPJ, extrato de FGTS e de PIS.

– Fotografia 3×4 recente e de preferência com roupa escura e um fundo claro. Há locais que oferecem esse serviço de foto na hora, mas na dúvida já leve a sua.

– Se você foi roubado, furtado ou perdeu a sua Carteira de Trabalho, leve a via original do BO.

Veja também:  Reclamação Trabalhista por Rito Sumaríssimo - Quando se Aplica?

– Se a sua Carteira de Trabalho foi rasgada ou ficou velha, você deve leva-la também.

Pronto! A sua nova Carteira de Trabalho logo ficará pronta!

Sirlene Montes



 

Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *