Saque de FGTS Inativo – Como Funciona?





Entenda aqui como funciona o processo de saque do FGTS Inativo.

A partir de 2017 os recursos das contas inativas do FGTS poderão ser sacados pelo trabalhador. Conforme foi anunciado oficialmente pelo presidente da república Michel Temer, no dia 22 de dezembro, última quinta-feira.

Com o Cartão Cidadão e senha, o trabalhador que possuir esse direito poderá realizar o saque em casas lotérica, agências bancárias, postos de autoatendimento da Caixa e na própria agência da Caixa Econômica Federal, que é a responsável pelo Fundo Garantidor por Tempo de Serviço.

Ainda não foi marcada uma data para que os saques dos recursos das contas inativas possam ser realizados. Mas a previsão é de que tenha início a partir do mês de março de 2017 e que haja uma lista a seguir.

Veja também:  Reforma Trabalhista - Principais Mudanças

O trabalhador que passa por um trabalho com carteira assinada, possui uma conta onde são depositados pelo empregador quantias mensais. Assim, quando o contrato é desfeito, ele é demitido ou coisa assim, ele recebe seus direitos trabalhistas e essa conta fica parada, pois não recebe mais os depósitos, sendo denominada conta inativa. Dessa forma, ao longo da vida o trabalhador passa por vários empregos e consequentemente possui várias contas inativas do FGTS.

Essas contas ao longo dos anos, vão gerando recursos que podem ser retirados pelo trabalhador. Porém, isso acontecia somente em casos de aposentadoria, compra de imóvel próprio ou quando o trabalhador passasse por 3 anos sem conseguir emprego de carteira assinada.

Veja também:  Calendário de Pagamento do FGTS Inativo - Previsão de Divulgação

Agora, com o anúncio feito pelo presidente, os brasileiros trabalhadores que tiveram contratos de trabalho rescindidos até o dia 31 do mês de dezembro de 2015 já terão acesso a esse dinheiro.





Para saber se possui o direito dos recursos das contas inativas, o trabalhador pode acessar https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS, se cadastrando no sistema com o uso do número de inscrição do PIS/PASEP.

Após o anúncio do presidente, o sistema do site da Caixa tem se mostrado instável, devido ao elevado número de acessos para a realização de consultas. Mas com o passar dos dias isso deve se normalizar.

O saque de contas inativas do FGTS chega para os trabalhadores em um momento muito propício, considerando que no Brasil há um alto número de desempregados.

Veja também:  Procurar Emprego - Dicas e Estratégias para Conseguir uma Vaga

Consulte se você trabalhador possui esse direito. Informe-se no site da Caixa.

Sirlene Fátima Oliveira Justo



 

Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *