INSS – Como Consultar Saldo, Extrato e Tirar Certidão Negativa (CND)





Saiba aqui como consultar o saldo, tirar o extrato e tirar a certidão negativa do INSS.

A Certidão Negativa do INSS via internet tornou mais fácil a vida dos contribuintes da previdência. Oficialmente ela é chamada de Certidão Negativa de Débitos (CDN). Esse instrumento foi criado com o objetivo de tornar mais prático e ágil o processo burocrático ajudando consequentemente o trabalhador e também o empregador a ter uma maior segurança e controle sobre os aspectos que envolvem questões junto a Previdência Social. Ela auxilia inclusive na questão de haver débitos ou não do contribuinte junto a Previdência. No caso de existir alguma pendência, o nome aplicado é Certidão Positiva de Débito.

É importante lembrar que a CDN pode ser usada tanto no caso das contribuições que são feitas para o INSS quanto para os tributos pagos ao governo federal.

Veja também:  INSS 2017 - Calendário de Pagamentos

Como emitir a certidão

Se você tem a necessidade de emitir a certidão negativa de débitos do INSS veja abaixo o passo a passo:

1 O primeiro passo é entrar no site do Dataprev. O endereço eletrônico é o seguinte: http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm..

2 Dentro do site procure pela opção “Pedido de CND” e clique sobre ela.

3 Na sequência é preciso informar o número do Cadastro Específico do INSS – CEI.

4 O Dataprev solicita nesse ponto que seja informado qual o motivo do pedido da CND. Entre as opções listadas no site vamos ter averbação de imóvel, registro de alteração contratual e arquivamento.





5 O site exige que seja digitado o código que é informado pelo anti-robô. Isso é apenas uma medida que a maioria dos sites estão adotando para garantir uma maior segurança aos usuários.

Veja também:  Crédito Consignado - O Que é, Como Funciona e Vantagens

6 Ao clicar em “Cadastrar” você será redirecionado para outra página. Aqui verifique se todas as informações listadas por você estão de fato corretas.

Depois é só clicar em “Confirmar”.

Uma outra maneira de se obter a certidão negativa de débitos é fazendo o pedido pessoalmente em alguma Unidade da Receita Federal ou ainda na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Em que caso a Certidão Negativa de Débitos é usada?

A exigência da CNH pode ocorrer em diversas situação. Ela pode ser pedida, por exemplo, no caso de tributos que sejam administrados pela Receita Federal ou Procuradoria da Fazenda Nacional. Ela pode ser usada também em diversas situações tratadas pelo INSS que dizem respeito as contribuições que são feitas a Seguridade. Ela também pode ser pedida para o contribuinte de pessoa jurídica ou pessoas físicas que estejam representando uma empresa.

Veja também:  FGTS - Garantia para Empréstimo Consignado em 2017

Para fazer o pedido da CND ou obter maiores informações clique aqui.

Por Denisson Soares



 

Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *