Conseguir êxito em uma entrevista de emprego é sempre um desafio para qualquer profissional e para a grande maioria, o grande problema está quando o recrutador pede para que o entrevistado aponte seus defeitos. Nesta hora, o candidato se sente acuado, com medo de falar sobre seus pontos fracos e assim ser reprovado.
Mas o problema pode estar justamente quando ocorre o contrário, ou seja, quando o recrutador pede que o entrevistado fale dos seus pontos positivos. E a situação pode piorar ainda mais, quando o candidato à vaga acha que esta é a hora em que ele tem a oportunidade de garantir a vaga desejada e aí dispara a falar e começa a aumentar e em alguns casos, até inventar qualidades as quais não possui.
Toda empresa valoriza o autoconhecimento, o recrutador quer saber se você conhece a si mesmo, se tem noção do seu potencial e o que seria capaz de fazer dentro da empresa.
Na hora de falar dos seus pontos positivos, basta uma palavra em falso para colocar tudo a perder, por exemplo, não adianta você dizer na entrevista que sabe trabalhar em equipe e na hora de falar suas qualidades, dizer apenas o que você é capaz de fazer sozinho.
Ao falar de seus pontos positivos é preciso, acima de tudo, coerência!
Geralmente, o entrevistador procura te conhecer um pouco, saber onde trabalhou, porque deixou o emprego, pergunta sobre sua experiência profissional e mais para o final da entrevista ele pedirá a você para citar seus pontos positivos justamente para ver se há coerência entre o que você diz.
Então, tome muito cuidado quando for solicitado a falar de suas qualidades! Você não pode perder esta oportunidade, afinal estará fazendo o seu marketing e isso é importantíssimo, mas tenha muita cautela com o que vai falar, evite os exageros e jamais minta!
Ao questionar sobre suas qualidades, o entrevistador só quer saber quais são os seus limites e todas as pessoas têm limitações. Algumas não conseguem falar em público, outras não dominam um segundo idioma, então não queira se mostrar perfeito, porque isso não existe.
Lembre-se que você já incluiu no seu currículo as suas qualidades, sua capacidade, então tudo o que você tem a fazer é ser natural, sincero e citar com suas palavras o que já foi colocado no currículo, assim o entrevistador verá que você está sendo verdadeiro e que seu currículo está de acordo.
Então, a dica é ler e reler seu currículo várias vezes, para ficar bem familiarizado com o que ele consta e assim, durante a entrevista, poderá agir naturalmente, sem omitir dados, mas também sem exagerar.
Por Russel
Döhler, gigante têxtil de SC, abre quase 100 vagas de emprego com benefícios como plano de saúde e transporte fretado.… Leia Mais
Com vagas para ensino fundamental, médio, técnico e superior, a WEG está em busca de novos talentos em várias regiões… Leia Mais
O Trainee Alpargatas 2025 oferece uma jornada de 12 meses com salário competitivo, desenvolvimento de projetos e oportunidades em negócios… Leia Mais
Saiba em que casos um terceiro que não consta da decisão judicial pode responder. No Brasil, a possibilidade de condenação… Leia Mais
Se você possui experiência em logística e quer uma oportunidade em uma das maiores empresas do Brasil, a JSL abriu… Leia Mais
O Programa Trainee Alpargatas 2025 é a oportunidade perfeita para jovens talentos que desejam iniciar suas carreiras na empresa por… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies