Dicas de como se sair bem em entrevistas por telefone

Categorias: Dicas

As empresas estão aderindo, cada vez mais, a entrevistas por telefone. É essencial ser claro e objetivo nas respostas e agir como se o estivesse frente a frente com o entrevistador.

Não é um hábito comum entre as empresas do Brasil entrevistar seus candidatos por telefone. No entanto, essa técnica tende a se tornar cada vez mais comum, visto que a empresa economiza um bom tempo eliminando candidatos irrelevantes ou que não se encaixam com as necessidades imediatas da empresa. Sendo assim, é importante ficar atento a algumas dicas para não fazer feio na entrevista por telefone com a empresa que você deseja trabalhar.



O ponto chave para ir bem durante a entrevista é ser claro e objetivo em suas respostas. Procure manter um tom de voz agradável, em um ambiente livre de ruídos. Pausas prolongadas, seguidas de gaguejos não são bem vistas pelo entrevistador: tente falar de forma mais curta e fácil de entender. Vocabulário requintado nem sempre é bem quisto, posto que muitas vezes você irá lidar com pessoas de diferentes culturas e classes sociais, por isso use a linguagem formal, mas não tente abusar de palavras sofisticadas.

Mesmo que a distância, é possível perceber o entusiasmo de uma pessoa através de sua voz. Portanto, faça de conta que seu entrevistador está na sua frente, e coloque um sorriso no rosto. Fale de maneira espontânea e aja de forma simpática. Use palavras de cortesia (Por favor, obrigado, desculpe), isso demonstra que você se preocupa com a outra pessoa.

É muito provável que o entrevistador queira saber sobre suas experiências profissionais anteriores e você deve ser franco quanto as informações fornecidas. Confira o que foi escrito no currículo, e apenas cite aquilo que ali se encontra – Não adianta comentar sobre seu emprego de garçom na Padaria do Zé, se no currículo entregado só constava seu cargo de Auxiliar Financeiro da Empresa X. É importante ressaltar que omitir não é errado, mentir sim! – deixar de contar que você ganhava pouco em seu emprego anterior não é errado; falar que ganhava bem é.



Outra coisa importante é certificar-se de que o entrevistador se interesse pelo que você está falando, e que não fique com receios sobre o que foi relatado a ele. Perguntar: “Há alguma dúvida que eu possa ajudar a responder?” demonstra que o entrevistado não tem medo de mostrar as suas qualidades, e está disposto a cooperar na entrevista.

Para finalizar, agradeça pela atenção do entrevistador, e caso seja questionado sobre o salário, seja franco ao dizer o quanto merece. Caso o entrevistador diga que não é possível pagar esse valor, pergunte o quanto a empresa está disposta a pagar.

Agradecer pela oportunidade nunca é demais, sendo assim, antes de se despedir agradeça pelo tempo que a empresa tirou para entrar em contato, e demonstre sua disposição.

Treinando essas dicas, as chances de se dar bem em uma entrevista via telefone são grandes! E não se esqueça, apesar da distância, haja como se a outra pessoa estivesse na sua frente. Uma boa dicção e clareza no que é dito são essenciais.

Por Júnior Beluzzo



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *