Não é um hábito comum entre as empresas do Brasil entrevistar seus candidatos por telefone. No entanto, essa técnica tende a se tornar cada vez mais comum, visto que a empresa economiza um bom tempo eliminando candidatos irrelevantes ou que não se encaixam com as necessidades imediatas da empresa. Sendo assim, é importante ficar atento a algumas dicas para não fazer feio na entrevista por telefone com a empresa que você deseja trabalhar.
O ponto chave para ir bem durante a entrevista é ser claro e objetivo em suas respostas. Procure manter um tom de voz agradável, em um ambiente livre de ruídos. Pausas prolongadas, seguidas de gaguejos não são bem vistas pelo entrevistador: tente falar de forma mais curta e fácil de entender. Vocabulário requintado nem sempre é bem quisto, posto que muitas vezes você irá lidar com pessoas de diferentes culturas e classes sociais, por isso use a linguagem formal, mas não tente abusar de palavras sofisticadas.
Mesmo que a distância, é possível perceber o entusiasmo de uma pessoa através de sua voz. Portanto, faça de conta que seu entrevistador está na sua frente, e coloque um sorriso no rosto. Fale de maneira espontânea e aja de forma simpática. Use palavras de cortesia (Por favor, obrigado, desculpe), isso demonstra que você se preocupa com a outra pessoa.
É muito provável que o entrevistador queira saber sobre suas experiências profissionais anteriores e você deve ser franco quanto as informações fornecidas. Confira o que foi escrito no currículo, e apenas cite aquilo que ali se encontra – Não adianta comentar sobre seu emprego de garçom na Padaria do Zé, se no currículo entregado só constava seu cargo de Auxiliar Financeiro da Empresa X. É importante ressaltar que omitir não é errado, mentir sim! – deixar de contar que você ganhava pouco em seu emprego anterior não é errado; falar que ganhava bem é.
Outra coisa importante é certificar-se de que o entrevistador se interesse pelo que você está falando, e que não fique com receios sobre o que foi relatado a ele. Perguntar: “Há alguma dúvida que eu possa ajudar a responder?” demonstra que o entrevistado não tem medo de mostrar as suas qualidades, e está disposto a cooperar na entrevista.
Para finalizar, agradeça pela atenção do entrevistador, e caso seja questionado sobre o salário, seja franco ao dizer o quanto merece. Caso o entrevistador diga que não é possível pagar esse valor, pergunte o quanto a empresa está disposta a pagar.
Agradecer pela oportunidade nunca é demais, sendo assim, antes de se despedir agradeça pelo tempo que a empresa tirou para entrar em contato, e demonstre sua disposição.
Treinando essas dicas, as chances de se dar bem em uma entrevista via telefone são grandes! E não se esqueça, apesar da distância, haja como se a outra pessoa estivesse na sua frente. Uma boa dicção e clareza no que é dito são essenciais.
Por Júnior Beluzzo
Döhler, gigante têxtil de SC, abre quase 100 vagas de emprego com benefícios como plano de saúde e transporte fretado.… Leia Mais
Com vagas para ensino fundamental, médio, técnico e superior, a WEG está em busca de novos talentos em várias regiões… Leia Mais
O Trainee Alpargatas 2025 oferece uma jornada de 12 meses com salário competitivo, desenvolvimento de projetos e oportunidades em negócios… Leia Mais
Saiba em que casos um terceiro que não consta da decisão judicial pode responder. No Brasil, a possibilidade de condenação… Leia Mais
Se você possui experiência em logística e quer uma oportunidade em uma das maiores empresas do Brasil, a JSL abriu… Leia Mais
O Programa Trainee Alpargatas 2025 é a oportunidade perfeita para jovens talentos que desejam iniciar suas carreiras na empresa por… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies