Como aumentar o desempenho de sua equipe no trabalho? A pergunta em questão é algo muito recorrente nas empresas. Até porque, na atualidade, quanto melhor mais espaço e sucesso a organização vai ter no mercado. Voltando ao tópico “desempenho” o que primeiramente se sabe é que para existir um aumento do mesmo será necessário exigir mais de cada funcionário. Juntamente com isso é preciso mantê-los motivados já que geralmente há uma carga extra de trabalho e cobranças maiores. Enfim, a questão fundamental é como fazer isso sem que ninguém se veja forçado, sobrecarregado ou deslocado com a situação.
Para a Fundação Nacional de Qualidade, a FNQ, a receita é mais simples e pode ser mais aplicada do que se pensa. Em síntese a FNQ sugere que para a equipe ter um aumento em seu desempenho é necessário que cada indivíduo que compõe a mesma ganhe investimento em relação ao seu desempenho. Vejamos algumas dicas dadas pela FNQ sobre esse tema:
– Definir a função de cada colaborador.
Deixar claro para cada um o que é de sua responsabilidade é importante. Juntamente com isso também é indicado ressaltar a relevância que cada um tem. Assim as pessoas vão se sentir mais importantes no conjunto e serão até mais motivadas.
– Incentivos.
Esse é um ponto que muitas empresas não gostam de pensar. Porém, não se deve considerar que um plano de cargos e salários seja um gasto extra e sim um investimento. Resumindo: pessoas mais motivadas (e com melhores oportunidades na carreira) trabalham melhor.
– Capacitação e desenvolvimento.
Cada colaborador em uma equipe tem um perfil próprio. Se o gestor pretende aumentar o desempenho da equipe os profissionais que a integram também precisam ser melhores capacitados. Uma boa sugestão nesse ponto é começar a promover programas de capacitação que leve em consideração o plano de carreira e também as metas que foram estabelecidas pela organização. No mais, é sempre bom incentivar o profissional a buscar sempre uma reciclagem e um aprimoramento.
– Ter uma visão de todos os aspectos.
O alto desempenho de uma equipe está sim relacionado com a qualidade daqueles que a integram. Porém, tem muito mais pela frente. O gestor deve sempre buscar saber como está o clima organizacional, que pontos podem estar prejudicando o bem-estar dos colaboradores e por aí vai. Isso pode ser feito por meio de uma simples pesquisa.
O principal objetivo é conhecer como um “todo” a equipe. Com essa visão será mais fácil promover ações que aumentem o desempenho da mesma.
Por Denisson Soares
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