Importância de avaliar a carreira

Categorias: Dicas

Fazer uma avaliação na carreira é importante para tomadas de decisões.

Quando falamos de avaliação, o que também pode ser compreendido como autoavaliação, é preciso, antes de qualquer coisa, considerar que é algo de fundamental importância não se restringindo a apenas uma área em especial.  Aqui vamos tratar especialmente sobre a importância de se avaliar a carreira, mas, considerando que alguns aspectos também podem ser estendidos para a vida profissional.



– Por que avaliar a carreira:

Ás vezes o profissional ocupa um bom cargo, tem um salário relativamente bom e nada parece errado. Porém, de uma hora para outra ele se vê de cara com o RH e uma carta de demissão na mão. A primeira vista pode-se imaginar que a pessoa foi demitida sem motivo. Isso é meio complicado ainda mais quando consideramos a competitividade do mercado atual. E é exatamente esse um dos motivos dentre os quais o profissional precisa começar a fazer uma avaliação de si mesmo e de sua carreira. Avaliar a própria carreira ainda trará benefícios para o futuro uma vez que será mais fácil traçar um caminho.

– Avaliar a carreira amplia o campo de visão:



Esse é um dos pontos mais importantes nesse tema. O profissional que decide fazer uma avaliação de sua carreira acabará tendo que aprender a conhecer melhor a si mesmo. Desta maneira, os erros e acertos são identificados, aquilo que se sabe fazer e aquilo que se tem dificuldades serão pontos mais facilmente percebidos. Conhecendo mais profundamente a si mesmo e a sua carreira (ou a situação dela) o profissional terá uma visão mais ampla com relação as “coisas” com que tem que lidar.

– A importância de avaliar sua carreira:

Quando o ponto é uma avaliação profissional a primeira coisa que se deve ter em mente é de que se trata de algo muito importante e que não deve ser feito de qualquer jeito. Quando a avaliação é feita da maneira correta o próprio profissional conseguirá compreender melhor sua carreira. Mas especialmente ele irá entender o que está fazendo algo dar certo ou dar errado, qual o motivo de sua carreira estar estagnada e por aí vai.

Como é possível analisar por esses três pontos avaliar a carreira é importante em todos os sentidos. Uma carreira bem construída deixará o profissional melhor consigo mesmo dentro e fora do trabalho.

Por fim, fica o aviso: Fazer uma avaliação na carreira não que dizer que a pessoa não tem segurança ou que seja alguém fraco para o mercado. Pelo contrário, isso é amadurecimento e inteligência. A avaliação é uma ferramenta mais do que útil para entender a jornada (carreira) do início até o momento atual em que se encontra e com isso acaba sendo possível investir melhor no futuro.

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *