Ser um bom profissional é sinônimo de ser um bom comunicador, não importa qual seja a área que você atue, saber expressar suas ideias é uma ferramenta indispensável no mundo corporativo. Mais importante ainda é saber se expressar com convicção, por isso é tão comum o uso das estratégias assertivas.
Assertividade é a habilidade de saber afirmar e defender seus direitos e opiniões, no caso de uma empresa ou na vida profissional em geral. A assertividade é uma ferramenta que passa segurança para seu cliente, chefe ou equipe. Separamos algumas dicas para você desenvolver suas próprias estratégias assertivas:
– Trabalhe com fatos:
Não tente imaginar ou deduzir coisas quando for apresentar um projeto ou ser entrevistado para um emprego. Use números, dados concretos e objetivos claros para passar firmeza e segurança para quem está ouvindo. Para os líderes de equipe, essa é provavelmente a dica mais importante, pois é quem vai motivar todo um projeto.
– Preste atenção na linguagem:
Fale com firmeza e abuse de seu vocabulário, mas não tente usar palavras complicadas que você não domina totalmente o significado para enfeitar seu discurso. Seja direto e use o melhor que tem no seu próprio repertório. Muito cuidado com gírias e excesso de informalidade no seu discurso, isso pode te comprometer e passar uma imagem de despreocupação com o assunto.
– Saiba ouvir os outros:
Fazer perguntas e estar preparado para responder outras é uma ótima ferramenta de estratégia assertiva, isso demonstra interesse e que você se preocupa com o assunto abordado. Seja em uma reunião importante ou em uma conversa um pouco mais informal, ouça atentamente o que as outras pessoas têm a dizer e dê sua opinião, sempre de forma construtiva, à respeito.
– Use seu corpo:
Linguagem corporal é importante, saiba como se portar na frente de uma equipe. Profissionalmente isso impõe respeito e te dá um ar mais sério, fazendo com que as pessoas prestem mais atenção em você e, consequentemente, te dá mais segurança.
– Humor e emocional:
O uso de piadas para quebrar o gelo em certas ocasiões pode dar certo, mas cuidado com o exagero, o excesso de piadas ou de sentimentalismo no seu discurso pode levar toda sua seriedade por água abaixo. Você pode adotar uma postura bem humorada sem fazer piadas diretamente também, o que pode ter eficiência e criar empatia com as pessoas que te escutam.
Por Tom Vitor de Freitas
Döhler, gigante têxtil de SC, abre quase 100 vagas de emprego com benefícios como plano de saúde e transporte fretado.… Leia Mais
Com vagas para ensino fundamental, médio, técnico e superior, a WEG está em busca de novos talentos em várias regiões… Leia Mais
O Trainee Alpargatas 2025 oferece uma jornada de 12 meses com salário competitivo, desenvolvimento de projetos e oportunidades em negócios… Leia Mais
Saiba em que casos um terceiro que não consta da decisão judicial pode responder. No Brasil, a possibilidade de condenação… Leia Mais
Se você possui experiência em logística e quer uma oportunidade em uma das maiores empresas do Brasil, a JSL abriu… Leia Mais
O Programa Trainee Alpargatas 2025 é a oportunidade perfeita para jovens talentos que desejam iniciar suas carreiras na empresa por… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies