Confira as características que podem destruir um líder

Falar demais e ouvir pouco, ser estressado, não saber se comunicar com a equipe mostrar arrogância são as características que podem destruir um líder.

Uma das tarefas mais difíceis na vida profissional é liderar. A pessoa que ocupa essa posição é a principal responsável por motivar a sua equipe, administrar o trabalho, gerir conflitos e problemas que venham a ocorrer e direcionar tudo de uma forma que traga um desempenho positivo para a empresa.

As empresas buscam cada vez mais esse profissional, que tenha essa característica – de liderar. Uma pesquisa feita em 2012 por uma empresa especializada em recrutamento, a Roberto Half, mostrou que no Brasil, 9 em cada 10 empresas têm um profissional com esse perfil.

Mas há um ponto a considerar, segundo os especialistas em recrutamento, que é o fato de que mesmo o profissional tendo essa característica nata, ele precisa ser treinado e preparado para assumir uma posição, um cargo de liderança. Não tendo essa preparação ele pode se tornar, apesar de líder nato, um problema para a empresa.

Há formas de identificar se o profissional é despreparado e se for assim, pode ser prejudicial à empresa. Veja 4 características que podem destruir um líder.

1. Fala demais e ouve pouco:

Tão importante quanto falar com seus liderados é saber ouvi-los, estar atento às necessidades da equipe, bem como às críticas. Um prova de que se é um bom líder é saber ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, mesmo que seja uma crítica negativa e ter discernimento, saber que não pode levar a crítica para o lado pessoal. Lembrar sempre da máxima: "Há o momento de ouvir e o momento de falar". Tentar achar o equilíbrio, não exigir demais e não elogiar demais – tanto um quanto o outro cansa.

2. Ser estressado:

Pessoas estressadas, principalmente líderes, desanimam o seu grupo de colaboradores. O estresse faz com que as pessoas fiquem atrás e obcecadas por coisas sob as quais não conseguem ter controle e dessa forma se sobrecarregam, pois pegam tudo para si.

3. Não saber se comunicar com a equipe:

Ponto primordial, uma vez que saber comunicar-se vai fazer com que tenha o controle sobre os acontecimentos. Há que se saber comunicar tanto as coisas boas quanto as ruins e saber equilibrar o tom, não ser nem tão emotivo nem tão rude.

4. Mostrar arrogância:

A humildade é o que vai aproximar um líder de sua equipe, já a arrogância só prejudicará esse relacionamento. Pessoas arrogantes são, normalmente, mandonas – e isso destrói qualquer sinal de liderança de equipe, considerando que os colaboradores terão medo ou não simpatizarão com o seu líder.

Por Elia Macedo

Posts Recentes

Döhler Abre Processo Seletivo com Contratação Imediata em Joinville SC

Döhler, gigante têxtil de SC, abre quase 100 vagas de emprego com benefícios como plano de saúde e transporte fretado.… Leia Mais

WEG Lança Processo Seletivo com 140 Vagas em Todo o Brasil: Confira Aqui

Com vagas para ensino fundamental, médio, técnico e superior, a WEG está em busca de novos talentos em várias regiões… Leia Mais

Alpargatas, Dona da Havaianas, Oferece Vagas para Trainee com Salário de R$ 7.486

O Trainee Alpargatas 2025 oferece uma jornada de 12 meses com salário competitivo, desenvolvimento de projetos e oportunidades em negócios… Leia Mais

Em que casos um terceiro não citado em uma decisão judicial pode ser punido?

Saiba em que casos um terceiro que não consta da decisão judicial pode responder. No Brasil, a possibilidade de condenação… Leia Mais

Carreira em logística: JSL oferece vaga para Analista em Itupeva

Se você possui experiência em logística e quer uma oportunidade em uma das maiores empresas do Brasil, a JSL abriu… Leia Mais

Quer trabalhar com moda e estilo? Programa Trainee Alpargatas 2025

O Programa Trainee Alpargatas 2025 é a oportunidade perfeita para jovens talentos que desejam iniciar suas carreiras na empresa por… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies