Pedido de seguro-desemprego será pela Internet


  

Conheça as novas regras para solicitar o seguro

As novas regras para solicitar o seguro desemprego entraram em vigor no início do ano e, até então, não agaradaram a categoria dos trabalhadores. Após as mudanças, para solicitar o benefício pela primeira vez, é necessário ter trabalhado no mínimo 18 meses e só a partir do segundo é considerado o prazo de 12 meses.

Mas não é só isso, a quantidade de parcelas recebidas também sofreu alterações. Na primeira vez, o desempregado terá direito de até quatro parcelas, na segunda, caso o período trabalhado dentro dos últimos 36 meses seja entre 18 e 24 meses, a quantidade de parcelas recebidas serão até cinco.

Recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego, MTE, anunciou que a partir de 31 de março as solicitações feitas, tanto por conta da empresa quanto do funcionário, só serão aceitas online, através da ferramenta Empregador Web. 

Esta nova medida foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, Codefat, a fim de agilizar o processo. Até o final deste mês, o procedimento ainda poderá ser feito através do sistema utilizado até então, preenchimento manual dos formulários individuais ou não, e entregando-os nos órgãos responsáveis.




A princípio, parece ser uma boa opção. O que parece não ter sido levado em consideração, é o fato de que ainda existem muitas pessoas sem nenhum conhecimento em informática, os chamados analfabetos digitais. Por exemplo, uma pessoa de mais idade ou analfabeta, que não tem intimidade com o computador, dependerá de ajuda de terceiros para concluir a solicitação.

O site que será utilizado é o portal do Mais Emprego, que pode ser acessado através do link http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/trabalhador.xhtml. No site, é possível obter maiores esclarecimentos sobre como realizar este procedimento online e sobre o andamento do mesmo.

Para maiores dúvidas, consulte as agências de atendimento do MTE ou contate-os pelo telefone, em São Paulo capital, o número é (11) 3150-8199.

Por Bruna Domingos dos Santos


 

Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui






18 comentários em “Pedido de seguro-desemprego será pela Internet

  • Eu entrei na firma 15/01/2015 ,e foi dispensado dia 09/09/2015 sendo a segunda vez eu tenho direito ao seguro desemprego??

  • Trabalhei de empregada domestica durate 2 anos e 5 meses fui mandada embora uma semana depois que a lei do fgts aceita. Minha dúvida e tenho direito ao seguro desemprego?

  • Entao como empregada domestica não tenho direito ao seguro desemprego pq meu patrão não pagou o fgts mesmo tendo 2. Anos e 5 meses de carteira assinada

  • Agradeceria muito se alguém podesse me ajudar..minha admissão foi 02/03/2015 e fui dispensada sem justa causa em 27/02/2016 só q o mês que faz 18 meses Trabalhei 5 dias eu consigo pegar seguro….

  • Fui demitindo de uma empresa em 02 , 02 ,2016 e também trabalhei antes em outra empresa durantes 2 anos tenho direito no seguro desemprego???
    Mas só agora que vi este site .

  • fui na agencia mte,so porque nao levei o recibo de saque do fgts;nao fui atendido.isso e um absurdo quem seria idiota de deixar de sacar o dinheiro.

  • Está impossível dar entrada no auxílio desemprego..A cada ano fica pior para o brasileiro… Só Jesus por nós….

  • Emanoel eu tenho 10 meses trabalhado fui da entrada no seguro mais não conseguir por motivo que eu tinha uma parcela de outro seguro preso. E não conseguir receber o seguro atual a pergunta é eu ainda posso receber esse seguro?

  • · Editar

    Fui dispensada da empresa com dez meses, sendo que já dei entrada no auxílio desemprego uma vez. Dessa vez mesmo com dez meses eu tenho direito?

  • lembrando que o agendamento é gratuito no site do ministerio do trabalho. mas caso esteja encontrando dificuldades, me liga ou passa um zap. Envio o comprovante de agendamento via watzap ou se preferir ligue para 158 para confirmação do mesmo.
    valor:35,00reais
    tel:(21)991267639

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *