Dicas de como manter o foco no trabalho

Confira as estratégias para manter o foco nas atividades do trabalho



Não há dúvidas que manter o foco no trabalho é uma missão muito difícil. Com tantas coisas acontecendo em nossa volta, o foco às vezes parece se perder e sentimos como se fossemos o próprio vilão de uma carreira bem sucedida.

Infelizmente, a falta de foco no trabalho não é uma questão que acomete poucas pessoas, ao contrário, nas empresas o que mais se vê é justamente isso. O reflexo dessa falta de interesse contínuo não está somente nas redes sociais e na sua ansiedade em contar para "o povo" tudo o que está acontecendo no seu dia, ele também está presente nos mais pequenos detalhes ou ações que muitas vezes parecem insignificantes, mas que podem minar o seu futuro profissional numa empresa.

Nessa batalha diária pelo foco nas atividades do trabalho, mesmo não contando com uma solução rápida e pronta, podem-se usar uma série de dicas que podem alentar você nessa etapa complicada.

O primeiro a ter em conta é a sua autocrítica, faça uma análise das coisas que podem estar fazendo você perder o foco, seja objetivo. Reconheça e tente eliminar os vilões da produtividade, evite o uso de celulares durante o horário de serviço, não deixe aberta as janelas das redes sociais como o Twitter e Facebook. Estas páginas podem ser checadas em 10 minutos após o almoço. Pense numa tática para responder e-mails, estabeleça horários para esta atividade, senão passará o resto do dia verificando a sua caixa de entrada e tendo que encaminhar as respostas e documentos a qualquer momento, inclusive naqueles mais complicados. Para encurtar a realização das atividades, faça uma lista das tarefas que deverá fazer durante o período de trabalho, você vai fazendo e marcando as atividades, outra dica é pensar e anotar quanto tempo deverá ocupar para a realização de cada uma.



Controle a sua ansiedade, não pense em fazer várias coisas ao mesmo tempo para terminar as suas obrigações antes, geralmente quem faz isso acaba por deixar as tarefas sem terminar. 

Por último e não menos importante, após um período de meia hora, aproximadamente, muito concentrado em uma determinada atividade, reserve um tempinho para você, tanto para tomar um cafezinho quanto para conversar com o colega de trabalho, qualquer uma delas será extremamente eficaz para que você volte ao posto com força total e com a sensação de estar descansado.

Por Melina Menezes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....