Primeiro emprego? Saiba como montar o currículo



Para as pessoas que sonham em começar o primeiro empregoé necessário formular um currículo com as características pessoais, qualificações e o cargo ou função que deseja e enviar ou entregar às empresas de sua preferência.

Às vezes, por ser o primeiro emprego, surgem muitas dúvidas na elaboração do currículo, mas o importante é elaborar um que seja atraente, com pouca informação e, contudo, informação verdadeira e bem apresentável.



Uma dica interessante na elaboração de um currículo é focar na formação escolar ou acadêmica, além de cursos, palestras e treinamentos, que são de grande importância na avaliação.

Um cuidado especial em relação aos erros gramaticais; depois de elaborado, revise a gramática e todo o conteúdo inserido. Lembre-se: o currículo deve ser feito de forma objetiva e focando nas suas qualidades profissionais e não informações para “encher papel“.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Na entrevista procure se apresentar com boa aparência e comunicação adequada. Procure utilizar uma linguagem simples e objetiva; responda os questionamentos de forma tranqüila e verdadeira, sendo autêntico, e demonstre interesse pelo cargo ou função oferecida.



Estes são alguns itens para formar seu currículo:

– Dados Pessoais: nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular ou residencial) e e-mail;

– Objetivo: descrição direta de intenção para o cargo ou função ofertada, para que a empresa avalie seu interesse. Não escreva diversos objetivos juntos, foque no principal;

– Resumo de qualificações: informações positivas sobre a carreira, habilidades, conhecimentos e experiências;

– Formação acadêmica: grau de escolaridade que possui. Deve citar o nome da instituição de ensino e previsão de térmico do curso;

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

– Experiência Profissional: o candidato sem experiência pode citar eventuais trabalhos  do centro acadêmico da faculdade, relatando as atribuições;

Não se deve colocar:  foto – somente quando solicitadas – nem nome de pais, esposa, filhos ou cônjuges. O título ”currículo vitae”, referências pessoais, cartas de referência e motivo pelo qual provocou a saída do emprego anterior també não devem ser inseridos.

Por Railson Tomás de Araújo Lopes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *