A importância da experiência profissional

Categorias: 2014 - Currículo - Emprego - Experiência - Notícias

Recentemente, venho reparando e parando para trazer à tona um tema que sempre é discutido: o que conta mais no quesito profissional, uma formação acadêmica de ponta, com louvores e notas acima de 9,0 com diversas formações e cursos posteriores? Ou o que vai fazer o seu diferencial será um currículo extenso, com diversas experiências profissionais, em diversos ramos, todos com bons respaldos e conhecimentos práticos adquiridos?



A resposta, meus caros, é a segunda alternativa. Óbvio que ter um currículo acadêmico impecável é de extrema valia para o mundo profissional. Quem apresenta notas altas durante as graduações, louvores em cursos e diversas formações sempre terá seus pontos positivos ressaltados, entretanto, se você não obtiver tantas formações, notas “não espetaculares”, entre outras coisas, mas possuir um currículo de se admirar, com trabalhos desenvolvidos para grandes empresas, somente respaldos positivos por onde passou, permanência durante bom tempo em cada lugar onde trabalhou, isto contará muito mais na sua contratação.

Os "chefes" gostam de pessoas que possuem um currículo acadêmico excelente, mas, muitas vezes, essas pessoas se preocuparam demais com a parte acadêmica e se esqueceram de que, na hora da prática, o que conta mesmo é o seu modo de operar e resolver as diligências que lhe serão encaminhadas.

Isso você só demonstra através de um currículo experiente, onde você pode comprovar que desenvolveu tarefas em grandes empresas, que de fato requereram todos recursos de persuasão, conhecimentos técnicos, boa comunicação, entre outras características, que são de suma importância no quesito relação de trabalho. 



Portanto, para você, estudante, fica a recomendação: a sua formação é de extrema importância, conclua com êxito e, claro, sempre tente conseguir se sair o melhor possível nas suas notas das avaliações. Entretanto, não dê tanta importância para suas notas, desde que você esteja apto para finalizar o curso, já é suficiente.

A não ser que você queira seguir uma carreira acadêmica, aí é claro que cada nota terá sua importância elevada. No mais, para um ambiente profissional, procure ter o máximo de experiência possível, isto contará muito. 

Por Matheus Noronha Sturari



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *