Cuidados com a saúde no ambiente de trabalho


  

Quando somos contratados por uma empresa, sempre devemos fazer o exame admissional, onde será avaliada nossa capacidade de exercer ou não aquela função.

Para quem nunca fez, deve imaginar que você será realmente examinado, mas o que! Aferem sua pressão e olhe lá. Uma meia dúzia de perguntas e pronto. Pode ir trabalhar. O problema é que dependendo da função, exames deveriam ser realmente realizados, pois quem quer entrar numa empresa, está precisando do emprego urgente, não vai dizer na entrevista que tem dores na coluna em uma vaga que exija algum tipo de esforço físico. Simplesmente não vai dizer nada e vai trabalhar. Aí começam os problemas na vida desse profissional. A tensão pelo medo de se machucar vai gerar um outro tipo de problema, a distração, que também é um fator de risco no trabalho. Quanto mais distraído um trabalhador, maiores as chances de se machucar.

Veja também:  Ferrero Brasile tem Vagas de Emprego Abertas

Se você é um desses trabalhadores que entraram na empresa com algum tipo de problema, cuide-se. Aproveite se sua empresa oferece algum tipo de plano de saúde e faça exames, realize um tratamento. Dessa forma, você com certeza produzirá mais e estará mais disposto o que pode até resultar numa promoção, pela produtividade aumentada, não é uma boa?




Empresas de grande porte necessariamente têm um Técnico de Segurança do Trabalho. Esse profissional tem a função de evitar que acidentes ocorram dentro da empresa. Ele praticamente fica circulando pela empresa, vistoriando todas as atividades, avaliando se algum trabalhador está exposto a algum tipo de risco. Quando falamos em riscos, não é só despencar de um prédio que é um acidente de trabalho. Som excessivo, produtos químicos, ergonomia (riscos associados à postura, como por exemplo, ficar muito tempo no computador de forma inadequada). Tudo isso oferece risco.

Veja também:  Vagas de Trabalho na Dassgro Headhunters

O Técnico de Segurança do Trabalho tem a obrigação de alertar sobre os riscos oferecidos pela função e cobrar da empresa EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) que diminuam os riscos. É um profissional em alta e imprescindível nas empresas.

Por Luciana Viturino


 

Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *