Importância da aparência em uma entrevista de emprego


  

A aparência conta durante uma entrevista de emprego? Sim, e muito. Claro que você não precisa ser um modelo de beleza, esbelto, cabelos na moda, corpo malhado, não, nada disso. O que será avaliado durante um processo seletivo é como você cuida do conjunto que possui, seja ele dentro ou fora dos “padrões” de beleza.

Sua aparência será avaliada também de acordo com a vaga que pretende preencher. Não precisa ir de terno e gravata se a vaga que você está disputando é para Professor de Educação Física. E não vá de tênis e calça jeans se você está disputando um cargo mais formal.

Alguns cuidados básicos servem para todas as situações, como limpeza dos seus calçados. Pode ter certeza que não somente os entrevistadores estarão observando isso, como também seus concorrentes na disputa pela vaga, a secretária que irá te recepcionar. Todos ao seu redor irão reparar nisso. Não na marca, não no modelo, mas no esmero. Diz um ditado que é pelos pés que se começa a conhecer uma pessoa. Se você estiver usando um sapato, que ele esteja limpo e engraxado. Um tênis, deve estar limpo e com os cadarços alinhados. Nada de furinhos ou fita adesiva no tênis, mesmo que a vaga em disputa seja para design de alguma área. Tendo os sapatos limpos e arrumados, o próximo item é a meia. Não use pares diferentes. Parece absurdo, mas existem pessoas que pegam duas meias brancas e acham que a calça tampa a listra vermelha de uma e a listra azul da outra. E que estejam limpas e devidamente higienizadas.

Lembre-se: existem processos seletivos que pedem que se tirem os sapatos durante alguma dinâmica de grupo. Imagina a vergonha se estiver com meias diferentes e ainda por cima com chulé? Melhor inventar uma desculpa e se retirar do processo do que passar uma vergonha dessas.




Veja também:  Vagas de Trabalho Abertas na RTM

A Aparência exige todo cuidado. Hoje cuidamos dos pés. Mas lembre-se que você possui um conjunto inteiro que deve estar harmoniosamente limpo e organizado.

Por Luciana Viturino


 

Cadastre gratuitamente o seu currículo em nosso site. Clique aqui






Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *