Os conflitos em ambientes profissionais infelizmente são mais normais do que imaginamos. Em alguns casos, são tão graves que podem ocasionar na demissão de um ou mais funcionários. No entanto, é necessário que cada colaborador da empresa saiba se posicionar nesse tipo de situação.
O profissional que melhor consegue resolver conflitos no trabalho são aqueles que fazem isso de maneira pacífica. Para ajudá-lo neste aspecto, separamos cinco passos que lhe ajudarão e muito:
1- Paciência
Não tente ser o dono da razão nos conflitos. Tenha calma e escute o que o outro lado tem a dizer. Expresse sua opinião sem ferir a moral ou dignidade de seu colega de trabalho. Seja paciente e aguarde, que a verdade sobre determinado problema será revelada mais cedo ou mais tarde.
2- Melhor momento
Quase sempre, o momento em que o conflito se inicia não é a melhor hora para resolver a situação. Decida qual é outra hora mais apropriada para confrontar a pessoas que está incomodada ou incomodando você. Faça isso de maneira discreta.
Se você tem problema com um funcionário, os outros não precisam saber. Seja direto e sutil, não distribua indiretas, visto que isso só deixará o ambiente ainda pior.
3- Seja claro em seus argumentos
Expresse suas opiniões de maneira clara. Não deixe perguntas ao ar para mais de uma interpretação. Se você está com o objetivo de resolver a questão, o melhor que tem a fazer é ser claro e oferecer soluções.
4- Seja educado
A educação é uma das características básicas para um bom profissional, mas, infelizmente, são poucos que a utilizam com regularidade, principalmente em conflitos. Se você quer ser um profissional diferenciado, deve ser assim, mesmo em situações tensas.
Fique calmo e procure manter o foco na situação e nos fatos de maneira pacífica e educada.
5- Esteja interessado
Não converse com os envolvidos no conflito de maneira displicente. Esteja interessado no que cada um tem a dizer, e deixe claro que você também espera isso deles. Não há a necessidade de você concordar com tudo o que é dito, afinal, você tem suas próprias opiniões.
Mas deixe claro às pessoas envolvidas que você irá ouvir o que eles tem a dizer, mesmo que não concorde.
Por William Nascimento