Dicas de motivação para quem trabalha em casa

Categorias: Dicas - Home Office - Trabalho em Casa

O profissional que exerce suas funções em casa, o chamado home office, pode até contar com alguns privilégios em relação ao trabalho trancado dentro de um escritório. Mas, o que é o sonho para muita gente às vezes quando é conseguido acaba virando um pesadelo. O motivo para isso é bastante simples e fácil de entender: a preguiça.



Vamos imaginar a seguinte cena: de manhã está fazendo um friozinho e uma chuva fina está caindo tranquilamente. A maior parte das pessoas prefere ficar na cama com um clima assim. Quem trabalha em casa também é uma pessoa, só que com o detalhe de não ter ninguém por perto para controlar seu tempo. Isso aí é a receita certa para que a procrastinação tome conta. Ou então, a velha mania do “daqui dez minutos eu começo”.

Se você desenvolve um trabalho home office e tem dificuldades em lidar com a questão da procrastinação, listamos algumas dicas para melhorar a situação, seu trabalho e sua produtividade. Confira:

– Tenha atitude: É algo mais ou menos como criar um hábito. A pessoa precisa determinar a que horas começa e termina seu expediente.



– Para muitas pessoas a parte da manhã é período onde a preguiça chega para ficar. Para combater o desânimo causado por essa situação inicie as atividades do trabalho com aquelas que são mais fáceis, interessantes e que, claro, goste de fazer.

– Dê um bônus a si mesmo: Se o profissional é bom no que faz e cresce em produtividade a maioria das empresas costuma reconhecer e oferece um tipo de bônus (dinheiro, folga extra e etc). Então por que o profissional home office não pode fazer o mesmo? É uma forma da pessoa se manter motivada e focada. Como fazer isso? É simples, estabeleça um prazo para cumprir determinada tarefa enquanto isso pense consigo “se eu terminar isso tal hora eu vou poder fazer isso, comprar aquilo e etc”.

– Use o popular para se motivar: Os velhos ditos do tipo “Deus ajuda quem cedo madruga”, “o sacrifício de hoje é o sucesso de amanhã” e etc podem ajudar a se manter “ligado”. Tem gente que cola coisas do tipo em uma parte do computador ou faz um porta retrato do que querem conseguir ou ser e deixam ali, na mesa de trabalho para se motivar a continuar.

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *