Muita descontração no trabalho pode prejudicar a carreira

Categorias: 2014 - Dicas - Profissionais - Profissional

Sabemos que, conforme o tempo, a forma de interação entre as pessoas nas empresas mudam muito. Aos poucos, aquele ambiente pesado, de formalidade, vai sumindo e se tornando descontraído, claro, dentro de um certo limite, possivelmente.



Algumas pessoas não se dão conta e se sentem tão à vontade no ambiente de trabalho que começam a se comportar como se estivessem em uma festa ou num bar com amigos. Veja agora alguns dos principais comportamentos exagerados nas empresas que devem ser evitados:

– Atrasos

Tem gente que acha que, só porque tem amigos na empresa, pode chegar atrasado quando quiser. De um modo geral, o atraso é considerado um desrespeito não só com seus amigos, mas também com a empresa que confia em você, pois todos têm horários e obrigações para serem cumpridas. Por isso, cumpra-os sempre.



– Reuniões

Tem gente que está na reunião só de corpo e a cabeça no mundo da lua, ou em outras coisas. As reuniões são uma oportunidade para você mostrar todo o seu potencial, por isso, seja participativo e tenha foco. 

Evite mexer no celular ou conversar com algum colega no momento. Caso tenha alguma urgência, peça licença, com educação, para sair da sala por um instante.

– Brincadeiras

Respeito é bom e todo mundo gosta. Por isso, mantenha sempre o respeito para que a convivência seja harmoniosa dentro da empresa. Piadas, tiração de sarro e brincadeiras têm um limite e ultrapassá-lo pode ter consequências sérias.

– Broncas

A menos que você tenha autorização para fazer isso, não o faça. E se o fizer, evite que seja na frente de outras pessoas. Se tiver que chamar a atenção de alguém, chame a pessoa em sua sala e tenha uma conversa particular com ela. Aqui vale mais uma vez o respeito.

– Pressão

As regras anteriores se aplica a essa também. Se você tem autoridade para fazer isso, tenha bom senso e empatia. Se precisar cobrar algo de alguém, saiba que cada ser humano tem suas limitações e seu tempo certo para fazer as coisas da melhor forma possível.

Evite ficar muito no pé para não parecer um carrasco. Seja calmo e educado, senão você poderá sair prejudicado.

– Discrição

Seja sempre discreto quando for se referir à alguém, senão, as pessoas poderão se sentir desrespeitadas e incomodadas. Afinal, você está no seu trabalho!

Por Daniela Almeida da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *