Os desafios das mudanças constantes de emprego




Se você é aquele tipo de profissional que gosta de ficar pulando de emprego em emprego, saiba que essa constante inquietação pode manchar o seu currículo no mercado de trabalho.

Ficar de olho em novas possibilidades e em novos horizontes é algo normal e proveitoso, desde que você tenha cautela quanto ao abandono de um emprego logo após de tê-lo conseguido.


Se você ingressou a pouco tempo em uma organização, tente se adaptar a ela e as oportunidades concedidas pelo seu gestor. Procure identificar na sua empresa as oportunidades de crescimento, faça as suas escolhas e invista na sua carreira dentro dela.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Claro, nada impede que você fique atento às novas possibilidades que o mercado oferece, no entanto, o ruim é sair das empresas sem ter concluído algum projeto. A interrupção das atividades gera a impressão de descompromisso perante os gestores.

Os profissionais devem ter ambições, entretanto, não pode ter tanta ambição ao ponto de ficar ansioso e focado somente nas promoções e cargos mais altos. Caso tal situação aconteça, o profissional poderá tomar decisões precipitadas e, assim, comprometer o seu futuro profissional.


Esse desejo de crescimento rápido faz que os trabalhadores acabem cumprindo ciclos muito curtos em cada lugar, isso é prejudicial tanto para a empresa que contrata, quanto para os profissionais, visto que estes últimos não terão tempo para fixar novos aprendizados.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Outro risco dessa troca de emprego constante é que o profissional até pode conseguir empregos em outras companhias, entretanto, dificilmente captarão um posto de maior responsabilidade. Nesse caso, a pessoa estará cumprindo uma carreira horizontal, ou seja, começando as atividades na empresa X como engenheiro elétrico junior e logo passando a trabalhar como engenheiro elétrico junior na empresa Y, o profissional não estará crescendo e, sim, mantendo o cargo.

Vale mais a pena investir um tempo na empresa que você já está e conseguir avançar para engenheiro elétrico sênior do que passar para outra empresa e manter o mesmo cargo indefinidamente.

Mas calma, se você é um dos profissionais que não aguenta muito tempo numa mesma organização, saiba que há vantagens nas mudanças. Muitas empresas sentem atração por estes trabalhadores, principalmente pelo fato que eles tem maior facilidade em derrubar paradigmas e inovar no ambiente de trabalho.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Sendo assim, há certo interesse em profissionais que buscam melhorar na vida, no entanto, essa atratividade acaba quando os profissionais agem por impulso e sucumbem à ansiedade.

Por Melina Mariel Menezes Pereda

Empregos relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *