A importância da comunicação no ambiente corporativo



Muitas podem ser as causas para que uma pessoa não consiga uma promoção no trabalho, mas, nunca nada foi tão importante como a comunicação. Cada vez mais as empresas estão prestando atenção em como as pessoas falam ou escrevem. Com o excesso de atenção para esse ponto, fez-se muito mais evidente que os trabalhadores possuem déficits no que diz respeito à norma culta do português, tanto para a fala quanto para a escrita.

Dentro de uma empresa, a comunicação é algo importante e não pode passar desapercebido. Caso um gestor não possua essa habilidade, essa dificuldade em se comunicar pode prejudicar todo um processo, afetar a convivência dos colaboradores ou ainda ser fonte de intrigas e mau entendidos.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Comunicar-se não é apenas abrir a boca e falar. O processo de comunicação envolve um emissor, um receptor, uma mensagem, um código, enfim, é algo bem mais complicado do que se imagina. Atualmente, com as diversas formas de comunicação e com a tecnologia avançando de forma exponencial, há necessidade de potencializar essa comunicação e fazê-la mais eficiente. 

A comunicação é o ato de compartilhar ideias desde que elas sejam claras, objetivas e bem colocadas para o receptor, caso contrário, a mensagem poderá ser decodificada de forma totalmente equivocada e a intenção da comunicação se perderá no processo.



Na situação atual do mercado, as pessoas precisam bem mais do que um curso de graduação completo para serem bons profissionais, sendo assim, cada vez mais trabalhadores estão recorrendo a cursos de reciclagem no idioma, a fim de melhorarem a fala e a escrita do português.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Isso não é em vão. Como foi dito anteriormente, as empresas estão prestando mais atenção na forma de comunicação dos seus colaboradores, precisando ter a certeza que os profissionais não sejam ridicularizados numa apresentação de negócios para outra firma ou numa mensagem enviada para outra empresa.

Nunca a comunicação foi tão importante, com empresas e profissionais se conscientizando de que o português bem falado ou escrito é imprescindível para o sucesso nos negócios e na carreira.

Por Melina Mariel Menezes Pereda




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *