Dicas para melhorar sua produtividade no trabalho

Categorias: 2014 - Dicas - Produtividade

Cada dia que passa você está mais atarefado e mesmo assim seu chefe não facilita pra você? Você não encontra uma forma de ser produtivo diante de tantas obrigações? Parece que, para que você alcance as metas e objetivos da empresa, ele está sempre te desafiando mais? Se este for o seu caso, siga as dicas de especialistas abaixo:



1- Realize um planejamento diferente cada semana

Marco Fabossi, coach e especialista na área de gestão de tempo e produtividade diz que o melhor a fazer é se dedicar a um planejamento realizado semanalmente. Ele afirma que com apenas 15 minutos em um final de semana você consegue planejar a semana inteira, mas não deixe pra fazer isso durante a semana.

Escreva em um caderno de anotações como irá proceder com suas tarefas durante a semana. A estratégia será planejar 70% desse tempo, deixando os outros 30% para fins de urgência, por exemplo.



2- Priorize tarefas

Para evitar de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, experimente priorizar as mais importantes e urgentes. De acordo com Christian Barbosa, especialista em produtividade e gestão de tempo, o ideal é compartilhar as tarefas com o seu chefe para definir prioridades. Às vezes também será preciso dizer não.

3- Abuse da tecnologia para organizar suas atividades

Utilize mais o Google Apps, Outlook, Excel, seu smartphone ou até um caderno ou uma agenda normal mesmo. Coloque as tarefas mais urgentes em primeiro lugar, depois você pode organizar as atividades mais rápidas e simples, em seguida agrupe as tarefas similares e por último distribua todas as outras que sobraram.

4- Fuja dos "ladrões" que roubam seu tempo

Christian Barbosa enumera os seguintes elementos como ladrão do nosso tempo: redes sociais, e-mails, reuniões, falta de organização, conversas paralelas em celulares, entre outros. Para se livrar disso, o ideal é estabelecer um horário para cada um deles. As reuniões precisam ser breves e objetivas e a falta de organização reparada com tudo em seu devido lugar. 

Carlos Cruz, consultor e coach executivo, diz que distrações internas como ansiedade, medo, insegurança e ficar pensando no fim de semana,  também nos roubam tempo.

5- Foco no trabalho e em resolver os problemas

Você pode planejar tarefas pessoais simples no seu próprio expediente, como pagar uma conta, ligar para o seu filho, agendar consultas médicas, etc. Se não houver abusos, isso pode diminuir impactos negativos na sua produtividade, diz Christian Barbosa.

Já para Carlos Cruz, alguns problemas pessoais podem ser vistos como desafios, se você focar no seu trabalho e transferir seus problemas para o aprendizado. Caso contrário, você deve resolvê-los o mais rápido possível.

Por Daniela Almeida da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *