Como negociar seu salário em uma entrevista

Categorias: 2014 - Dicas - Salário - Salários

Negociar seu salário em um processo seletivo te causa nervosismo, frio na barriga e ansiedade? Saiba que isso é comum até um certo ponto. Primeiro, alguns recrutadores pedem, sim, para que você fale sua pretensão salarial, nesse caso é recomendável que você diga, mesmo que for algo fora do esperado.



Agora, se você sentir dificuldade de falar, isso é sinal de que você realmente não confia em suas competências profissionais. De acordo com Mariá Giuliese, diretora executiva da empresa Lens & Minarelli, essa atitude pode prejudicar sua imagem.

O primeiro passo é não subestimar o recrutador. De fato, ele já possui informações a seu respeito, então o negócio é relaxar. Se esse é o seu caso, então siga as dicas a seguir para você ter sucesso nas entrevistas e conquistar o emprego que deseja:

1- Pesquise a remuneração da área que está sendo entrevistado.



Além de saber o teto e o piso salarial de sua área de atuação, pesquise também da área da empresa antes de fazer qualquer proposta ou negociação na entrevista. Você pode fazer isso consultando sites, blogs, fóruns com publicações a respeito do assunto.

2- Mostre que deseja crescer

Seja modesto com você mesmo e com o entrevistador. Diga claramente o salário que procura e logo depois acrescente o porquê disso. Explique que está buscando uma oportunidade melhor porque quer crescer na carreira e merece isso pela sua experiência e dedicação. "Diga também que para a mudança valer a pena é conveniente um salário no nível 'x', pois assim será possível você dar continuidade aos seus projetos, tanto profissionais como pessoais", aconselha Mariá.

3- Use seu último salário como referência

Caso esteja desempregado, posicione-se melhor a respeito falando de sua remuneração anterior para ver se é aceita. Caso contrário, estabeleça um plano de ação para que isso seja concretizado posteriormente e aceite a proposta que lhe for deferida, comenta a coach Thirza Sifuentes, da empresa Homero Reis e Consultores.

4- Antes de aceitar, avalie o projeto

De acordo com Thirza, salário é tão importante quanto carreira, portanto, às vezes é necessário dar um passo para trás para poder caminhar melhor.

Seja sincero, mas nunca desanime caso a proposta recebida seja inferior à sua.

Por Daniela Almeida da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *