Dicas de como se preparar e se comportar em uma entrevista de emprego

Categorias: Dicas - Empregos - Entrevista

Para grande parte dos profissionais que está à procura de uma nova oportunidade de emprego ou ainda uma melhor recolocação no mercado a entrevista de emprego é uma fase decisiva. Na maior parte das vezes o fato de ter que passar por uma já causa certo temor nos candidatos. Entretanto, com algumas observações interessantes (e importantes) é possível passar por uma entrevista e se dar bem.



Abaixo separamos algumas dicas simples e básicas, mas que podem ser de grande utilidade na hora de uma entrevista de emprego:

– Prepare-se:

Parece lógico, mas pouca gente tem o hábito de se preparar para uma entrevista. O ideal é que o candidato esteja por dentro, ou melhor, de posse do maior número de informações que puder. Aqui vale de tudo: sobre a empresa, o máximo que puder sobre a vaga, a visão e a cultura da empresa, estratégias adotadas pela mesma e por aí vai.



– Treinar antes:

Uma boa ideia para se preparar para uma entrevista de emprego é treinar antes. Faça isso com um amigo, na frente do espelho, em sites que simulam uma entrevista. Vale de tudo. É interessante que o candidato tenha uma lista sobre o que vai falar sobre si mesmo. É importante saber exatamente isso até porque faz parte do marketing pessoal.

– Clareza e objetividade:

Em uma entrevista de emprego, com todo o nervosismo e outros fatores diversos, uma das coisas que mais acontece é o candidato falar demais. E muitas vezes até o que não deveria. Clareza e objetividade são as palavras de ordem. É fundamental que as respostas dadas ao recrutador sejam claras e precisas e não algo ambíguo ou subjetivo.

– Cuidado com o corpo:

Para um entrevistador e até no dia a dia é fácil perceber quando alguém mente ou está ansioso apenas observando suas reações corporais. Na entrevista isso também é considerado. Um exemplo, é quem gesticula demais ou ainda que não descruza os braços demonstrando insegurança.

Se observadas esses simples dicas é bem provável que o candidato aumente suas chances de ter sucesso ao concorrer para a vaga.

Boa Sorte!

Por Denisson A. Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *