Dicas para elaborar o Currículo corretamente




Quando se está em busca de uma colocação no mercado de trabalho a principal ferramenta que o cidadão tem é o seu currículo. Naquele simples pedaço de papel está o mais importante sobre sua vida profissional. E também naquele simples pedaço de papel pode estar sua sorte ou seu azar na conquista de uma tão sonhada vaga de emprego.

O problema é que a maioria dos currículos não é aproveitada pelas empresas. As informações são da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). De acordo com as estimativas de cada dez currículos recebidos, apenas dois têm chances de serem aproveitados.


O principal motivo apontado para esse enorme descarte de currículos é o fato de que o candidato que deseja concorrer para a vaga mal conhece os requisitos que são exigidos para ela. E isso quando seu perfil profissional não se enquadra na mesma.

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Já o segundo ponto que mais contribui para a dispensa de currículos são os erros cometidos no mesmo e informações desnecessárias ou necessárias, mas incompletas.

Como se sabe o cartão de visitas do candidato é o currículo. Alguns aspectos que a primeira vista são sem importância podem contribuir e muito para que o candidato seja desclassificado logo de cara. Entre os principais erros apontados estão aqueles candidatos que insistem em colocar fotos no documento quando a mesma não é pedida. Já quando se solicita a imagem o candidato deve escolher bem qual colocar. Imagine uma foto para uma vaga em uma grande empresa com um cachorro no colo. Ou ainda uma imagem com várias pessoas. Quem o recrutador vai pensar que é o interessado na vaga?

Veja também:  Erros Comuns em Entrevistas de Emprego - O que não fazer

Outro ponto que pode ser fulminante para o descarte do currículo é a forma como o candidato expõe o texto no mesmo. Tem gente que faz um “sermão da montanha” citando coisas que nada tem com a vaga.

Além desses pontos que foram citados, uma boa ideia é o candidato se colocar na posição da empresa. Ou seja, se ele fosse o dono o que queria ver no currículo de um provável futuro funcionário.

Confira mais dicas sobre o assunto acompanhado diariamente nossas atualizações.

Por Denisson Soares

Empregos relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *