Mitos e verdades sobre o trabalho em equipe




Praticamente todas as dicas para conseguir uma oportunidade de emprego ou para manter-se nele têm o velho e conhecido trabalho em equipe. Só que a maioria das experiências das pessoas não é nada boa. Cada um tem uma opinião diferente para dar seguimento ao projeto e tudo não sai do lugar. O prazo para a entrega chega, o desespero bate e nada foi feito.

Muitos profissionais tentam dar seguimento às suas tarefas sem a interação com os colegas, mas, conseguir manter isso é quase impossível, afinal, a maioria dos empregadores intensifica o trabalho em grupo. Contudo, as próprias exigências das empresas sufocam o espírito coletivo. As organizações estabelecem metas individuais que acabam sendo inatingíveis quando feitas em conjunto.

Veja também:  Vagas de Emprego Abertas na Bunge - Abril 2018

Para auxiliar profissionais que percebem que produzem mais sozinhos, especialistas listaram alguns mitos e verdades sobre o tema.

Todo profissional precisa saber trabalhar em grupo? Mito. Segundo o especialista em carreira, Edson Carli, toda empresa tem e precisa de especialistas e essas pessoas devem trabalhar sozinhas. Exemplos de funções como advisoring e consultor são cargos que cumprem muito bem suas tarefas de forma solitária.

Porém, quando o assunto mistura trabalho coletivo e inovação a coisa se transforma em uma verdade. Várias cabeças pensam mais que uma quando é o caso de criação de novos produtos, serviços e soluções. A criatividade, segundo a gerente de recrutamento Adriana Tomazinho nasce depois de experiências entre as pessoas.

Veja também:  Vagas de Emprego Abertas no Sine Bahia - Outubro de 2018

Agora, ninguém nasce ou deixa de nascer com o “dom” de trabalhar em equipe. De acordo com Carli, mesmo que o profissional se veja com a personalidade de autossuficiente, ele é capaz de aprender a trabalhar em conjunto. Isso advém com o treino.

Outro mito é dizer que as pessoas tímidas não conseguem trabalhar em equipe. Se o ambiente for saudável e aberto para a participação de todos, o introvertido vai conseguir sim contribuir muito com projetos e defender suas opiniões. 

Por Carolina Miranda

Empregos relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *